Resenha: Bem-vindo a Napoli - Vivian Lopes

 
Editora: Independente
256 páginas
2015

Paula está prestes a ir pra Itália! Recém-formada em Letras, a garota embarca para Nápoles, onde ficará um ano trabalhando em sua pesquisa sobre o poeta Virgílio. Logo em seu primeiro dia, ela encontra sua vizinha, Giulia, que é extremamente gentil e simpática de cara, e é convidada para uma pequena festa que Giulia dará com o noivo. Lá ela conhece Vicenzo, um rapaz encantador que tem vários interesses em comum com Paula, incluindo futebol. O que ela não esperava é que ele fosse jogador profissional do time da cidade, o SSC Napoli.

O início do livro é corrido, começando com a formatura de Paula, seguido pela viagem de avião e o primeiro dia no novo país, que é quando o ritmo desacelera e a história, que é deliciosa, de fato começa.



As personagens são bem agradáveis. Adorei os irmãos Guicciardini que me pareceram leais, simpáticos e autênticos. Apesar de não ter gostado no início da Duda, a melhor amiga de Paula, achei que ela evoluiu no livro, sendo a personagem que mais me rendeu risadas.
Porém, senti falta de um pouco mais de emoção nos diálogos.
O livro é narrado em terceira pessoa, se alternando em cada frase o ponto de vista de um dos personagens. Às vezes eu me confundia um pouco, porque não havia nenhum tipo de aviso sobre a mudança e por isso, eu começava a ler achando que ainda era sobre a personagem anterior.

"De que adiantava se apegar às pessoas só para sofrer mais tarde, quando o tempo e a distância as afastassem? Achava tão triste olhar fotos antigas e perceber que alguém que fazia parte do seu presente agora pertencia a seu passado."

Eu gostei da forma que Nápoles é descrita. Deu uma vontade de visitar todos os lugares pela qual Paula passou, para ver se eu conseguia sentir tudo o que ela sentiu. Tudo pareceu meio mágico, do parque em homenagem ao poeta que ela pesquisava e das bibliotecas, ao estádio, onde ocorriam as partidas.

Outro aspecto positivo são as partidas de futebol. Para quem não gosta do esporte, as descrições dos jogos podem ser cansativas, mas como eu gosto e acompanho meu time (mas não sou entendedora, apenas vejo mesmo haha), foi um momento gostoso da leitura e que mostra que a autora entende mesmo do assunto, e/ou ao menos
pesquisou MUITO sobre.

Com um final lindo em que chorei horrores, Bem-vindo a Napoli é um livro pequeno, mas adorável, e com um tema relativamente diferente do que costumo ler.

Sobre a série:
Bem-vindo a Napoli é o primeiro livro do que a autora espera que seja uma trilogia. Você pode encontrá-lo por um ótimo preço em ebook, aqui.

0 comentários:

Deixe seu comentário