Resenha: Um Mais Um - Jojo Moyes

 
Editora Intrínseca
Tradutora: Adalgisa Campos da Silva
320 páginas
2015

Jess é uma faz tudo. Trabalha em pubs, faz faxinas e consertos, tudo para conseguir sustentar os filhos, já que o pai deles não trabalha. Ocorre então que Tanzie, a filha mais nova, recebe a chance de participar das Olimpíadas de Matemática, tendo a oportunidade de estudar em uma escola particular para alunos prodígio. O único problema é que o evento ocorrerá na Escócia, e a mãe não tem como levá-los até lá. Numa reviravolta, eles conseguem uma carona com Ed, um dos patrões de Jess, e que por sinal ela odeia-o.

Muito diferente de Como Eu Era Antes de Você, Um Mais Um fala sobre ter fé, de que não importa o quão sua vida esteja ruim, ela há de melhorar. O oposto do livro mais famoso de Jojo Moyes, certo? Certo.
Mas isso não impede de a história ser fantástica. É a segunda obra da autora que leio, mas o número é o bastante para que Moyes entre em minha lista de autores favoritos.



Jess é uma jovem mulher que foi abandonada pelo marido há dois anos. Não recebe pensão, e cuida sozinha da filha, prodígio em matemática, e do garoto que considera como filho, que sofre bullying e que é fruto do ex-marido com uma mulher drogada.
Ela é uma personagem forte, carismática e com forte sentido maternal, porque ela faz qualquer coisa pelos filhos. Espirituosa, sempre se mete em encrenca, mas é também muito otimista, acreditando que tudo vai ficar bem, apesar das inúmeras dificuldades pela qual passa. A todo momento eu a imaginei como Anna Faris. (Gente, Mom é puramente a Jess!)

"Quando Jess teve Tanzie, ainda que jovem e tola como era, foi o suficiente para saber que, todos os dias, lhe diria o quanto a amava. Que a abraçaria e enxugaria suas lágrimas, e cairia com ela no sofá com as pernas enroladas como espaguete. Que a envolveria num casulo de amor."

Ed é um rico empresário do ramo de informática que está prestes a ser acusado por um crime gravíssimo, correndo o risco de perder tudo. Ele então é afastado de Londres, para que o escândalo não corra o risco de estourar na mídia. O empresário parte para o litoral, no sul, para fugir e tentar relaxar um pouco.

O que esses dois têm em comum? Tudo e mais um pouco, fazendo com que o livro seja uma aventura a la Pequena Miss Sunshine.
Jess já chega entrando na vida de Ed de forma catastrófica. Foi odiada a primeira vista. Por uma pregação de peça do destino, o homem oferece carona pelo trajeto todo até a Escócia, justamente o que a família tanto precisa. Com uma história bem contruída, com personagens problemáticos e complexos, a leitura segue um ritmo rápido, detalhado e cheio de acontecimentos, que podem acabar deixando o leitor confuso, caso não lido com calma.
O livro é muito engraçado! O leitor dá risadas o tempo inteiro. A família se mete em confusão e situações constrangedoras a cada parte da viagem, e havia momentos em que eu gargalhava tanto que mal podia respirar. Algumas ocorrências eram meio exageradas, claro, mas sem perder a graça.

Algo que acredito haver em todos os livros da autora, Um Mais Um trata de assuntos importantíssimos. Sobre o bullying, sobre a capacidade de perdoar, sobre do que uma família é constituída. E aborda tudo com muita maestria, na medida certa. Em muitos momentos me vi concordando com suas opiniões, e discordando em muitos outros, mas pensando se eu não teria uma visão errada de tal situação.

A única parte em que me perdi legal, foi quando a matemática é tratada! Eu adoro matemática na teoria. Mas tive grande dificuldade para entender os problemas descritos e problemas abordados. Felizmente, para as pessoas que são como eu, a matemática narrada não é essencial para entendimento da obra, mas algo que complementa muito a personagem Tanzie.

É uma leitura apaixonante pra divertir. Possui um final criativo e principalmente, feliz! Como o primeiro livro que li de Jojo, Um Mais Um entra pra minha lista de favoritos!

2 comentários:

  1. Oi Linda
    que Fofura meu deus!gosto tanto desse tipo de livro,mas nunca li um livro do Jojo NÃO ME BATE! HAHAHAHA mas sempre fiquei curiosa,e este me chamou tanto atenção,acredito que talvez seja pela Historia ser algo relacionada a vida de muita Gente! minha mãe mesmo me criou sozinha! adoro esse clima de humor!este já entrou para minha lista!
    parabéns pela Resenha minha Linda <3
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Oi!
    Não vou bater, mas trate de ler logo, porque não sabe o que está perdendo! Haha
    Essa história é muito real, e tem uma pitada de drama, humor, romance... como só Jojo sabe fazer! E acredite, fui totalmente imparcial na resenha. Mas é porque ela sabe o que faz!
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir