Resenha: O Casamento da Princesa - Meg Cabot

Editora Galera Record

Tradutora: Alice Mello

448 páginas

2015

Cinco anos após terminar a faculdade, a vida da Princesa Mia está uma bagunça. Seu pai foi preso por infrigir uma lei, está cheia de compromissos reais, além de coordenar um centro comunitário. Para completar, a imprensa capta qualquer coisinha da princesa, seja escândalos, fotos compremetedoras ou títulos sensacionalistas sobre seu relacionamento com o eterno amado Michael Moscovitz. Felizmente, ele consegue interromper a agitada agenda de Mia para que possam passar um fim de semana em uma ilha caribenha, que por sinal, parece ser o lugar ideal para pedi-la em casamento. Pedido aceito, soma-se à bagunça os preparativos do casamento e um segredo que pode prejudicar Genóvia.

Faz anos que eu não lia nenhum livro d'O Diário da Princesa, e como Meg veio para o Brasil no fim de outubro, foi a oportunidade perfeita de rever personagens que fizeram minha adolescência. É uma das autoras que mais tenho carinho, porque as protagonistas que Meg cria só me inspiram.

Eu li esse livro muito rápido, terminando as mais de 400 páginas em um dia e meio. Como sempre, a obra é de fácil leitura e interpretação, sendo o melhor entretenimento para uma tarde. Com o humor característico da autora, o leitor tem gargalhadas garantidas com as confusões e pensamentos da princesa. Confesso que teve uma parte que a leitura ficou um pouco mais arrastada, porém foi um trecho isolado, não sendo característico da maior parte do livro.
Outro ponto forte é que Cabot está mais atualizada que nunca. Há inúmeras referências atuais na história, como comentários sobre Guerra dos Tronos e Orange Is The New Black.

É visível o amadurecimento de todos os outros personagens e de Mia. Apesar de tudo, Meg conservou as principais características deles, o que foi ótimo (acho que nem todos os autores conseguem fazer isso), porque deixou mais familiar e agradável.
Continuo me identificando muito com Mia, que é mais segura de si no momento, sendo muito feminista e ativista. Se ela realmente existisse, sei que seria a “política” ideal. Adorei ler seu romance com Michael, que me arrancou muitos suspiros.

"Será que um dia já fui tão pequena? Talvez tenha sido, mas nunca me senti desse tamanho. Sempre me senti enorme, grabde demais para o meu corpo e tão esquisita e desajeitada (demais para atrair alguém, principalmente do sexo oposto)."

E Michael... Ah, Michael. Ele foi uma das minhas primeiras paixões literárias, e esse livro só serviu para reacender meus sentimentos, hahaha. Falando sério agora, ele permanece sendo tão fofo quanto sempre foi, com a exceção de que agora é dono da Pavlov Cirúrgica, uma empresa que fica cada vez mais importante. Já Lilly, sua irmã, agora é estudante de direito, e contiua impulsiva e com um parafuso a menos. Grandmére continua fazendo tudo a sua vontade, por ela ser firme, forte e mulher. A única coisa que me deixa triste são seus preconceitos, mas que são pouco abordados e escondidos. O pai de Mia é bem abordado na história, e algumas de suas partes me levaram ao choro, e me senti mais próxima do personagem. Hellen, a mãe dela, não é tão abordada quanto o pai, mas nas partes em que ela apareceu, me arrancou sorrisos.

O final é lindo e me fez chorar algumas vezes. Acredito que a questão do casamento poderia ter sido um pouco melhor explorada, mas o livro já vale demais pra quem tem a Thermopolis no coração e precisava matar as saudades. O livro me ensinou a tentar ser mais gentil e a série, ao longo dela, me ensinou a ser humana e a desconstruir quaisquer pensamentos errados que eu pudesse ou não ter. Mas que eu gostaria de um 12º livro, eu gostaria.

Sobre a série:
O Casamento da Princesa é o 11° e último livro da série O Diário da Princesa, e foi lançado em 2015. O primeiro livro foi adaptado para o cinema pela Disney.

4 comentários:

  1. Olá Camila
    Tudo bem?
    sei que vai querer me matar, mas nunca li o diário da princesa, eu era totalmente desligada dessas coisas, já assisti o filme varias vezes mas na época não sabia que existia o livro e mesmo assim não pensei que eram tantos livros HAHAHAHA soube quando vi o 11 e fiquei perplexa mas de um tempos pra ca mesmo sem saber da serie, todo mundo fala muito bem da historia, e estou super curiosa pra comprar todos os livros mesmo atrasada HAHAHA, eu amei a resenha mesmo perdida em algumas coisas pois não li os outros livros, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa pra ler tudinho pra ontem, fico feliz que te agradou!*-*
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Oi! Tudo bem e com você?
    Hahahaha! Eu acho que foi um dos primeiros livros que li na infância/pré adolescênca e foi o que me levou aos romances ♡
    Mas é muito livro, de fato. Pelo menos são deliciosos de ler e passa rapidinho!
    Espero que não tenha sido uma resenha cansativa pra você ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto TANTO dessa série de livros! Sério que esse é mesmo o último livro? A Meg Cabot confirmou isso? Porque, nossa, eu esperava mesmo que não fosse o último, também! :(

    ResponderExcluir
  4. @Giovana
    Oi, Giovana!
    Olha, acredito que sim, porque era pra ter acabado no décimo livro. Creio que ela tenha escrito O Casamento para os fãs ♡
    Mas eu não quero que acabe, ela tem tanto pra contar, Mia tem tanto pra mostrar, e quero muito saber o qur vai acontecer no futuro dela hehehe

    Muito obrigada pelo comentário! Beijos.

    ResponderExcluir