Resenha: No Coração da Floresta - Emily Murdoch

Editora: Agir Now
Tradutora: Maryanne Linz
272 páginas
2015

Carey e Jenessa são irmãs que vivem na floresta desde que podem se lembrar. Sua mãe, que supostamente deveria cuidar delas, desaparece de tempos em tempos por longos períodos. Até que o pai das garotas finalmente as encontra, junto de uma assistente social. Elas são retiradas da floresta e agora ele possui a guarda delas, o que significa que elas passam a viver em um universo totalmente diferente do que estão acostumadas: roupas, camas quentinhas, comidas saborosas, colégio e pessoas. Mas há um segredo que não pode ser confiado a ninguém, já que o que acontece na floresta, fica na floresta.

Esse livro foi incrível. Comprei-o numa promoção no submarino e apesar de tê-lo em minha listinha de livros para ler, não tinha muitas expectativas com ele. Felizmente, foi uma grata surpresa.

A trama é bem desenvolvida, sendo dividida em três partes, na seguinte ordem: O Fim, O Meio e O Início. Sim, começamos o livro de fim para o início, o que foi uma jogada muito sábia da autora. Com o passar da leitura, a história das duas irmãs vai sendo desconstruída, para que os mistérios ao redor sejam revelados aos poucos, sempre dando um gostinho de quero mais. Pode ser interpretado sendo O Fim do sofrimento de ambas, já que elas são encontradas pelo pai logo no início da história.
No Coração da Floresta tem de tudo um pouco. Tem romance, drama, mistério. Apesar do clima mais pesado, considero-o um YA por causa do ambiente escolar, o que inclui rixas e romances fofinhos de amolecer o coração.

Outro ponto positivo é a evolução de Carey, a protagonista, enquanto luta para se adaptar num mundo que consideramos normal, mas que ela tem conhecimento quase nulo. Quase todas as experiências são novas para ela. Uma cama grande e com travesseiros, a primeira vez que vai as compras, a relação ruim que cria com a enteada de seu pai, o primeiro dia no colégio e o primeiro contato com um garoto. Eu me emocionei bastante nas passagens entre ela e seu pai, onde ela luta com todas as forças para não pensar nada errado dele, mas ao mesmo tempo, não quer deixar de acreditar no que acreditou a vida toda.

“Estou com a cabeça cheia, como uma sala com muita mobília, até que braços de cadeiras e pernas de sofás me cutuquem, almofadas e travesseiros conspirem para me sufocar. Não tenho espaço para me mover. Para pensar.”

Ao mesmo tempo, assistimos o deslumbramento de Nessa, uma garotinha de apenas 6 anos, com um mundo que conhece pela primeira vez. Com a ausência de sua mãe durante a maior parte da vida, a criança só podia contar com Carey para ter uma relação de amor e afeto. Nessa fica extasiada por comer “andúgueres e refridorantes”, por ter contato com um cachorro e por ter amor materno e paterno pela primeira vez na vida.

O maior tapa na cara que recebi com esse livro é como o terror psicológico familiar pode destruir tanto. Carey e Jenessa passam por coisas tão terríveis que fica até difícil de imaginar. Todas as lembranças que elas possuem dos pais são de tristeza. Elas não conseguem guardar nada bom pela qual passaram e Jenessa não fala há mais de um ano por causa disso. O mais triste é que é muito normal vermos casos de terror psicológico, e que ninguém faz nada para mudar isso. Nenhuma criança merece passar por isso e deixar de ser criança por isso. Ponto para a autora ao abordar isso.

“Nós nos apegamos ao que nos é familiar. Encontramos beleza até nos momentos de escassez. Faz parte da natureza humana. Fazemos o melhor com o que nos é dado.”

O final é desenvolvido com calma, deixando alguns pontos em aberto, acredito que propositalmente. Mas adoraria que tivesse uma continuação, porque sei que sentirei falta desses personagens. É um livro para se fazer pensar, e muito, para vermos a quantidade de coisas erradas a nossa volta. Não é um livro leve de se ler, apesar de algumas passagens mais tenras. Pesado, é um livro para chocar, e o recomendo muito, mas as quatro estrelas devem-se a falta de um final mais concreto.

6 comentários:

  1. Oi, Camila! Tudo bem?

    Meu-Deus-do-Céu! Que resenha incrível!!! Adorei!
    Agora eu quero ler este livro que como você não tinha me interessado tanto... mas agora eu quero! :)
    Parabéns pela linda resenha!

    Beijos!
    Danny
    Participe do Natal Literário no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila
    Já disse o quanto adoro suas resenhas?quando li a sinopse desse livro não senti um pingo de vontade de compra-lo assim como você, eu também estava com é atrás!Mas sua resenha me deixou impressionada, a sinopse com certeza não faz jus ao livro, adoro quando livro meche com nosso interior de forma significativa e forte, principalmente quando você finaliza a leitura e para pra pensar em diversas coisas da vida, estou morrendo de curiosidade e por certo vou compra-lo para leitura do próximo mês! A capa chama atenção mas a sinopse não cativa o leitor, parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha visto esse livro e vim conhecer o seu trabalho. Amei a resenha e me interessei muito pelo livro e pelo seu blog! Ganhou uma nova fã, parabéns, amei seu jeito de conduzir a resenha, seu blog é lindo!
    http://cantinhodeleitura2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Irmãos Livreiros - por Daniel Moraes
    Oi, Danny! Tudo bom e com você?
    Primeiramente, muito obrigada pelo elogios, isso me deixa muito feliz!
    Espero que você goste da leitura tanto quanto eu quando o ler.
    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  5. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid!
    Muito obrigada! São esses retornos que me fazem querer continuar resenhando. ♡
    De fato, a sinopse não mostra muitobda grandeza que o livro tem, tanto que comprei apenas pelo preço e pela capa que é maravilhosa! Que bom que eu não me decepcionei, e espero que você também goste muito do livro! Tenho carinho por ele haha
    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  6. @Isabel Santos
    Oi, Isabel, tudo bom?
    Primeiramente, muito obrigada pelo carinho! Fiquei muito feliz e boba com seu comentário! Adorei seu cantinho também. Hehe :3
    Eu espero que goste do livro, caso resolva o ler.
    Agradeço novamente pela mensagem extremamente fofa.
    Beijos!

    ResponderExcluir