Resenha: Encruzilhada - Kasie West

 
Editora Seguinte
Tradutora: Flávia Souto Maior
304 páginas
2015

Addison Coleman tem uma vida diferente das pessoas normais. Ela, é paranormal, assim como todos a sua volta, que conseguem utilizar mais de 10% da capacidade cerebral. Sua habilidade, especificamente, é Investigar Destinos. Quando seus pais decidem se separar, ela precisa escolher entre continuar com sua mãe, uma Persuasiva, no Complexo, que abriga tudo o que realmente lhe é familiar ou ir com seu pai, um “Detector de Mentiras humano”, para o mundo normal, tendo que esconder de todos o que ela realmente é. Ela resolve então investigar para tentar descobrir o que será melhor pra sua vida.

Ah, que livro fantástico! Desde que ele saiu por aqui pela Editora Seguinte, eu já morria de vontade de tê-lo em minhas mãos. Felizmente foi uma leitura bastante agradável, onde Kasie West me conquistou com sua história e me convenceu a ler outras obras dela.


Após descobrir que seus pais irão se divorciar, Addie resolve investigar qual seria seu futuro com sua mãe e qual seria seu futuro com seu pai. No primeiro, ela conquista o garoto mais bonito e popular do colégio, Duke. No segundo, na escola nova, ela conhece Trevor, um artista fechado e solitário. Tudo parece ótimo nos dois possíveis destinos, mas perdas irreparáveis acontecerão em ambos.
O aspecto mais interessante da história, é que ao investigar o seu futuro, os capítulos passam a ser intercalados entre ambos os caminhos, o que deixa a leitura ágil, fluída e envolvente. A escrita de West é bastante simples, mas fez com que eu me sentisse de fato na história.
Apesar de a história ser muito detalhada, com a questão dos “poderes”, a autora insere as informações com cuidado, dando tempo para o leitor digerir as informações e compreendê-las, antes de jogar mais elementos na história.
E por falar em poderes, achei que Kasie West aborda a paranormalidade de forma bem original, como se tivesse conversado com alguém com poderes para escrever o livro – mesmo que utilizar apenas 10% do cérebro seja só um mito.

Addie, a protagonista, me chamou a atenção logo de cara. Ela é a personagem típica, sendo tímida, reservada e preferindo um bom livro a ter que assistir jogos de futebol americano. Contudo, ela me surpreendeu ao longo da história, porque, apesar de ter algumas atitudes impensadas no início, ela foi amadurecendo um pouquinho ao longo das 6 semanas em um dos caminhos que Investigou. A impressão que tive foi que em um dos caminhos ela permanecia a mesma, sentindo-se deslocada, enquanto no outro, ela pode mostrar quem realmente era, e amadurecendo por isso.
O romance existe em ambos os caminhos, e são realmente adoráveis, fazendo com que eu tivesse uma dúvida inicial para quem torcer (mas logo me decidi pelo fofomeigo do Trevor <3). Além disso, os personagens secundários e terciários foram todos interessantes, mesmo os que só tiveram uma cena ou duas. Mas gostaria de ter lido mais sobre os outros amigos de Trevor além de Rowan e Stephanie.

Entretanto, apesar da narrativa instigante e viciante, acredito que a autora se perdeu um pouco no fim, onde tudo acontece rápido demais. Ainda assim, com muitas reviravoltas e sem um gancho real, o final me deixou louca de curiosidade pelo segundo volume, que promete ser tão bom quanto. Encruzilhada é um YA fantástico para quem quer uma leitura séria e ao mesmo tempo, divertida e atraente.

Sobre a duologia:
Encruzilhada é o primeiro volume da duologia Pivot Point. O segundo volume, Split Second em inglês, sairá em 2016 em terras brasileiras.

7 comentários:

  1. Olá, Camila, tudo bem?

    Menina faz tempo que quero ler este livro, iniciei a leitura faz um tempinho mas não me lembro o motivo de ter adiado a leitura, foi por um motivo importante tenho certeza, pois desde o incio o livro me prendeu, a premissa e incrível, adoro estórias que sai um pouco da normalidade, na verdade durante me leituras tento busca livros que não sejam tão parecidos coma vida real HAHAHAHA assim fico tudo mais divertido, adorei a resenha, e espero com certeza ler este livro.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro já está na minha lista de leitura também, parece ser muito bom! Ótima resenha1

    beijos
    http://bloglucidezembriagada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Vi a divulgação no grupo do Facebook e a capa do livro já me chamou atenção (que capa linda!).
    A sinopse me deixou mais interessada ainda e a sua resenha me conquistou de vez!
    Acho que nunca li um livro dentro dessa temática! Adoro coisas novas!!! Já quero!
    Parabéns, você escreve muito bem e seu blog é uma graça!
    Bjos

    www.jardimdeletras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. @Lurdes Zwierzykowski
    Muito obrigada! Espero que goste da leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. @Lívia Gomes
    Oi, Lívia! A capa é maravilhosa, né? Que bom que a história é tão boa quanto!
    Espero que goste da leitura.
    Muito muito obrigada pelo elogio, fico muito feliz. Seja bem-vinda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid! Tudo bom e com você?
    Esse livro é incrível!
    Espero que retorne a leitura e aprecie tanto quanto eu!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Já é a terceira resenha que vejo desse livro! Agora sim está decidido quero ler ele! ahaha
    Amei aqui ♥
    Estou seguindo!!

    Depois dá uma passada no meu blog, tem um post sobre o livro Belo Desastre

    http://movimenteenblog.blogspot.com.br beijo :*

    ResponderExcluir