Resenha: O Penhasco - Carine Raposo

 
Editora Cadmo

304 páginas

2014

De aniversário de 21 anos, Liza viaja com sua família para Los Angeles. O que ela não esperava era acordar no meio da noite, no meio de um penhasco, junto a um homem misterioso de olhos cor de esmeralda. Ao acordar, seus pais desapareceram. E, o mais inesperado, o homem de seu sonho parece ser real. E é com esse desaparecimento que a vida de Liza começa a desandar. E encontra no homem de olhos esmeraldas. Nathanael, a força para seguir em frente. Mas será difícil ela ter paz daqui pra frente.

O livro de Carine Raposo conta a história de Liza, uma jovem de 21 anos cujo os pais desapareceram misteriosamente, sem deixar pistas ou muitos suspeitos. Ao mesmo tempo, ela sempre sonha com um penhasco, onde sempre encontra com um homem de olhos esmeraldas.
Eu possso dizer com convicção que a história de Raposo é muito além do que a sinopse diz. Adquiri o livro achando que seria algo simples e me deparei com algo complexo com visões do futuro, ódio, tramas intricadas e claro, romance.


O início é meio parado, com a narrativa mais arrastada. A história decola mesmo lá pra página 100, quando passamos a descobrir mais coisas sobre o que está acontecendo com os protagonistas.
A obra enriquece e se torna mais fluída também porque passa a ser narrada pelo ponto de vista de vários personagens, o que nos permite ver a história de todos os ângulos.
O suspense é muito bom. Tem pouco mistério, como o que realmente está se passando com Liza e o que realmente aconteceu com os pais dela, mas é o suficiente para ficar ansioso para saber o que vai acontecer futuramente.

“Sua união despertou a maldição. Seu amor, é a quebra do Tratado e junto de seu amor caminha a morte.”

Quase todos os personagens são interligados de alguma forma. A cada trecho que se revelava uma ligação de um personagem a outro, eu ficava embasbacada, já que em momento algum imaginei que tal pessoa teria algo em comum com a outra pessoa. O melhor ponto desse aspecto é que essas conexões têm lógica. Não foram informações jogadas ou ligações sem sentido. A cada descoberta, eu percebia que fazia sentido.
Entretanto, senti falta de um maior desenvolvimento nos personagens. Gostaria de ter sabido mais sobre Amanda e Ben, por exemplo, que não são personagens pov, então não não vi muita profundidade neles.
Além do mais, apesar de Liza ter 21 anos, em muitos momentos parecia que ela tinha apenas 16. Muitas de suas atitudes foram imaturas, principalmente no início do livro. A parte boa é que ela parece amadurecer ao longo da história, com decisões mais sábias e altruístas.
Outro ponto é que, apesar de ser fã incondicional de romance, não senti química entre Liza e Nathanael. Foi meloso demais e o amor não foi gradual, apesar de ser de longa data, acredito que teria sido mais real se a autora tivesse mostrado eles se apaixonando aos poucos. Logo, acredito que a parte de personagens foi a mais fraca de O Penhasco.

A autora fez um final instigante, com ação e muito suspense. Além disso, tem um grande gancho para o segundo livro e felizmente, ele está sendo lançado. Apesar dos pontos que não me agradaram, Carine tem tudo para fazer do próximo volume ainda melhor que o primeiro. O Penhasco é uma ótima história pra quem gosta de amor eterno e mistério.

“Mas ele era como uma droga, feita especialmente para mim. Quanto mais eu tinha, mais eu desejava.”


Sobre a trilogia:
O Penhasco é o primeiro livro da trilogia de mesmo nome. O Templo, segundo livro, está sendo lançado agora no início do ano. Já o terceiro livro ainda não tem previsão.

6 comentários:

  1. Olá, Camila!

    Adoro a capa desse livro! Ele tem um ar romântico do jeito que eu gosto! Mas já PI varias resenhas relacionadas a este livro e confesso que a sua foi a mais positiva até o momento! Talvez seja por ser o primeiro livro da autora tenha algumas falhas, por este motivo fico na duvida se leio ou não, mas a premissa me ágrada, você sabe que adoro um romance. Adorei a resenha flor.

    Beijinhos

    Blog-Resenha Atual.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei!
    Capa maravilhosa e a resenha me deixou super curiosa pra ler.
    Quero muito comprá-lo.
    Beijos!
    tudoglamm.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Realmente é muito ruim quando a gente não vÊ uma profundidade melhor nos personagens ou quando o romance existente é muito meloso (notei isso em eleanor e park e foi um dos pontos - que eu achei- negativos). A premissa do livro parece ser interessante, porém não despertou a minha vontade de lê-lo.
    Beijos,
    Luana Agra - Blog Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid! A premissa é muito boa e apesar das falhas, sinto que o segundo livro vai ser fantástico! Obrigada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. @Priscilla C. Lima
    Oi, Priscilla!
    Fico feliz que tenha gostado. Compre e aproveite a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. @Luana Agra
    Oi, Luana! Obrigada pelo comentário!
    Sim, amo romance, mas nesse caso não me agradou muito. Espero que no segundo melhore!
    Gostei de Eleanor & Park, mas nem tanto.
    Uma pena que não tenha se interessado.
    Beijos!

    ResponderExcluir