Resenha: Marianas: A Civilização dos Sonhos - É. Cherri Filho

Editora Giostri
192 páginas
2015

Licia e Jeremy, sereia e homem, se apaixonam em meio a disputas de poder de uma civilização antiga e inexistente para o mundo que habita o fundo dos mares. Juntos eles sofrem grandes transformações de pensamentos e sentimentos graças ao amor sincero e intenso que sentem.

"Você não se lembra das histórias em sua terra de navios e barcos que eram tragados pelo mar e todos morriam? Marinheiros que ouviam os cânticos das sereias e eram atraídos para o mar na esperança de ter encontrado um grande amor [...]"

Jeremy sempre acreditou na existência de sereias, ou seres semelhantes, e como cientista e pesquisador ele sempre as procurou. Na sua mais recente tentativa de encontrá-las, Jeremy deixa tudo para trás e embarca sozinho em uma viagem que tem como destino as ilhas Marianas e também uma grande descoberta.



Marianas é o primeiro livro sobre sereias que eu leio, apesar de ter alguns na minha lista de leitura, e por isso eu não tinha nenhuma expectativa quanto ao que esperar da história. O livro de Chérri nos apresenta o drama de Jeremy, um humano, e Licia, uma sereia Ariata azul, que se apaixonam e aprendem um com o outro. Isso inicialmente, já que com o decorrer da história, mas antes mesmo da metade, o foco muda de direção e passa a se prender permanentemente na guerra entres os Ariatas azuis e os Ariatas vermelhos. Isso não seria um problema, se não fosse o fato de toda a narrativa ser rápida demais, com acontecimentos apressados que deixam o desenrolar um pouco confuso em algumas situações. Com isso muitos fatos foram explicados de maneira corrida, com detalhes mal exemplificados  e informações surgidas do nada. Há coisas demais acontecendo ao mesmo tempo e ao meu ver isso dificultou bastante uma melhor elaboração das diversas boas ideias contidas no livro e que poderiam ter sido melhor estruturadas.

Outra coisa que não me agradou é a maneira que o autor escreve. Sua narrativa, que é em terceira pessoa e esse ponto foi um acerto já que nos permitiu saber da história de diferentes visões, se assemelha demais a um roteiro para permitir uma leitura fluída. Apesar do livro ser pequeno e a história interessante, sua leitura é arrastada por conta da narrativa incomum e cansativa.

Senti falta do desenvolvimento do romance entre humano e sereia que seria o foco, segundo a sinopse, mas teve seu espaço perdido para as tramas de poder. Ponto mais que positivo para o final dado à história. Não vou contar o que houve, mas direi que é um daqueles desfechos que te deixa horas pensando e repensando no que aconteceu, até você precisar reler para ter certeza de que é realmente aquilo.

Com ar de romance adulto, graças as poucas cenas fortes que o livro contém, Marianas é um livro bom que tinha tudo para ser ótimo. Entretanto, tenho fé na evolução de Chérri como autor e espero de coração dar estrelas a mais para a continuação dessa história subaquática.

59 comentários:

  1. Oi, então eu já li esse livro e achei uma leitura válida. Claro qur falta alguns pontos a serem revisados, mas a história é bem desenvolvida sim. Vamos ver como será a continuação... concordo com vários pontos que você citou!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Logo de cara já ficaria com um pé atrás devido a temática. É ruim quando um livro tropeça nas próprias pernas, mesmo ele tendo uma boa proposta ou não. Gostei de sua sinceridade, é muito importante não só para quem lê o blog quanto para o autor, caso ele veja a resenha. Parabéns.

    Visite: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa.

    Apesar de sua resenha está legal, o livro não conseguiu chamar minha atenção e não serei uma leitura para o momento.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro de sereias e estou me coçando aqui agora pra ler esse livro! Porém, como vc mencionou que o livro ficou aquém das suas expectativas, eu acho que vai pro fim da fila...
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ola quando li um romance entre um humano e uma sereia fiquei a questionar como seria, ao ler que o romance não foi bem trabalhado já desanimei. A capa está chamativa. Mas dessa vez a premissa não me chamou atenção. Quem sabe em outro momento. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar desse livro e o fato de ter sereias na história tinha me deixado bem curiosa para essa leitura.
    Lendo sua resenha, os pontos negativos da obra me deixaram menos motivada a realizar essa leitura.
    O que é uma pena já que o livro tinha tudo para ser muito bom.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que pena que o livro não te agradou, já que adoro o tema. Já li "Sereias", e é bem agradável a trama, mas é mais puxada pro romance, não pra guerras (que é mais meu estilo). Mas que bom que, apesar de não ter sido uma leitura agradável, você ainda queira ler a continuação. Espero que ele acerte no próximo!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro e também não conhecia. Apesar da sus resenha está ótima, algumas coisas não me agradaram no livro, ainda mais com a nota que você deu para ele, isso me desanimou logo que vi. Infelizmente, não será uma leitura para mim no momento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Apesar dos pontos negativos, sua resenha foi mais positiva para mim do que a sinopse. Romance entre sereia e humano não funcionaria para mim; Então, essa trama de batalha por poder me anima mais. Uma pena apenas que não seja tão bem desenvolvida a obra.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  10. Oi não conhecia o livro...
    Sua resenha é a primeira que leio e confesso que não sei bem o que pesar a respeito, em um contexto geral o livro não me atraiu nenhum pouquinho, mas fiquei curiosa por esse desfecho tão especial que você descreveu, acredito que se algum dia eu chagar a ler esse livro será pura e exclusivamente para conhecer esse final.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  11. Tão triste quando um livro não atende totalmente nossas expectativas.
    Vi algumas resenhas sobre ele e todas pareciam com a sua: Tinha tudo para ser incrível, mas...
    Porém não desanime! Vai que a continuação seja melhor?
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu amo sereias e poxa, que triste o livro se perder para coisas que não sejam a trama principal. É realmente uma pena que o autor tenha apostado em uma narrativa péssima que deixou a leitura cansativa. Infelizmente perdi todo o interesse na leitura.
    Parabéns pela sincera resenha!
    beijo!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas só pela resenha já fiquei com vontade de ler :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lari.

    Olha, parabéns pela sua honestidade. É admirável você ter colocado tudo o que você sentiu, de modo respeitoso, o que você não gostou e o que poderia ser mudado. A-M-E-I.
    Apesar de não conhecer o autor, a trama não me interessou, visto que não faz o meu tipo. É muito ruim quando o autor acaba correndo com a leitura e deixa muitos pontos soltos e isso é desanimador.
    Infelizmente, não tenho vontade nenhuma de ler esse livro.
    Amei sua resenha!
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nossa, me desanimei muito com a leitura agora :/
    Estou com esse livro na estante, o autor enviou um exemplar e confesso que fiquei bem decepcionada com o que você disse em sua resenha. O livro me parece ser cheio de pontas soltas e isso me incomoda.
    Pretendo fazer a leitura, mas já sei que não devo esperar muito.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, estou com este livro na estante e ainda não surgiu oportunidade de ler. Confesso que sua resenha me deixou um pouco desanimada, mas irei ler e espero apreciar. Valeu demais pela sinceridade, acho que os pontos que você considerou, foram importantes sim!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Recebi o livro semana passada e depois da sua resenha já fiquei preocupada. Eu já não tinha expectativas grandiosas sobre o livro por conta da sinopse que li e tal, mas era algo do tipo para dar 3 estrelas 4 no máximo.
    Uma pena realmente essa quantidade de ponto negativo, mas falta de informação em uma estória, ou informações que surgem do nada realmente é uma falha grave, sem falar na narração.
    Que bom que pelo menos o final é bom.
    ótima resenha e principalmente parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Larissa, tudo bem?

    Encontrei varias divulgações sobre este livro por ai, confesso que mesmo sem saber a estória, o livro não conseguiu chamar minha atenção! Depois de ler sua resenha não sei exatamente o que pensar, como você mesma disse o tinha tudo pra ser ótimo, enquanto fui lendo comecei a ficar curiosa! Imaginando como seria o protagonista sai andando por ai fazendo pesquisas, mas horrível quando leitura não atende nossas expectativas, fiquei com pé atrás com certeza, mas ainda não me decidi, mas adorei a resenha.

    Beijinhos

    Desculpa a demora.
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  19. Olá, Larissa, tudo bem?

    Encontrei varias divulgações sobre este livro por ai, confesso que mesmo sem saber a estória, o livro não conseguiu chamar minha atenção! Depois de ler sua resenha não sei exatamente o que pensar, como você mesma disse o tinha tudo pra ser ótimo, enquanto fui lendo comecei a ficar curiosa! Imaginando como seria o protagonista sai andando por ai fazendo pesquisas, mas horrível quando leitura não atende nossas expectativas, fiquei com pé atrás com certeza, mas ainda não me decidi, mas adorei a resenha.

    Beijinhos

    Desculpa a demora.
    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  20. Olá!!

    Eu não conhecia o livro, o unico de sereias que li foi Surfistas e um pé de pato, que foi uma leitura bem gostosa e mágica, indico!!
    Sobre esse livro em sí, não fiquei curiosa não sabe?
    Achei a história bem fraquinha e gostei da sua resenha que foi bem sincera e justamente por isso, não colocarei na minha listinha!
    Espero que você continue lendo a série e que o autor melhore nos próximos!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oie! Eu nunca li obras sobre sereias, mas nem tenho tanto interesse assim. Vi alguns comentários e resenhas sobre essa obra e cada uma me desanima mais. Quer dizer, o que me incomoda é o cara largar tudo para tentar encontrar tais criaturas e depois acabar se apaixonando por uma. Porém saber que o romance não foi o foco da narrativa, ao contrário do que diz a sinopse, até me chamou a atenção. Mas isso de a escrita do autor ser arrastada provavelmente teria o mesmo efeito sobre minha leitura: independentemente do número pequeno de páginas, eu ficaria procrastinando e levaria décadas para finalizar a leitura. No entanto, assim como vi comentários negativos, também vi pessoas dizendo que amaram, então acredito que terei que ler para tirar minhas próprias conclusões. Pena que a leitura não foi melhor para você :c Tomara que a evolução seja visível na continuação e que você possa aproveitar melhor a história criada pelo autor :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  22. Olá, sabe que eu nunca li nada sobre sereias e tenho muito interesse nisso? esse livro chama muito minha atenção e espero um dia ter uma oportunidade de lê-lo, apesar dele não ser o que você esperava, ainda quero ler e ver o que eu acho.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Eu estou com esse livro em casa e buscando uma forma de devolve-lo ao autor, pois desisti de fazer a leitura depois de uma experiência bem negativa com o autor no Facebook, onde ele acabou hostilizando uma blogueira que fez uma resenha negativa e eu acho isso uma atitude inadmissível. Principalmente porque eu vi a resenha e achei uma opinião simples, ela só não gostou da obra. Eu sei que daí perdi completamente a vontade de fazer essa leitura.
    Gostei muito da tua resenha, a maneira que você colocou as suas opiniões e principalmente a sua sinceridade, continue assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Tenho curiosidade em ler livros com sereias, mas nunca vi uma obra que é perto do unânime nos elogios, sempre tem ressalvas que me desanimam, a capa e sinopse do livro estão ótimas e é uma pena que peca muito no desenrolar do livro.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Bom, vamos lá: narrativa mal desenvolvida, cansativa, enredo confuso, e livro que tem continuação eu estou dispensando.
    Gosto da temática, mas até hoje não encontrei um enredo convincente,e por conta de todas as ressalvas dessa resenha, essa dica eu passo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Essa é a segunda resenha que leio desse livro, sendo que a primeira não deu uma nota muito diferente da sua (3 estrelas). O enredo me parece interessante, mas se o autor não tem uma boa habilidade de narração, acaba por deixar a história cansativa, confusa e arrastada. Também espero que ele evolua como escritor e nos presentei com uma grande sequência!
    Aguardo a resenha do volume dois. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi!!

    Acabei de fazer um comentário e a internet caiu! :(

    Enfim, como havia dito no anterior, eu não sei se conseguiria fazer uma leitura com bons olhos, dado que o autor recentemente teve uma postura que não me agradou e creio que essa visão, errônea ou não, não contribuiria para uma opinião imparcial. O fato também da leitura ser rápida, sem dar tempo de entender todos os pormenores, não desenvolvendo o romance entre sereia e homem conforme a expectativa também não desperta meu interesse. Enfim, eu espero que outros leitores se encantem com o livro, até mesmo pq o tema sereia não me atrai, e que a postura profissional do autor também seja melhor. Afinal, crítica literárias existem nesse mundo, e amadurecimento [e tirar tudo de bom, independente de ser positivas ou negativas.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  28. Olá

    Adoro livros que envolvam o mundo das sereias então pra mim já é uma puta indicação, mas a falta de desenvolvimento do romance me deixou com o pé atras. Espero ter a oportunidade de ler.

    Everton equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olha, eu li duas resenhas bem positivas sobre esse livro e, apesar disso, não me senti motivada a lê-lo. Então li a sua resenha é me senti menos motivada ainda. Claro que todos os livros têm os seus pontos negativos e positivos, mas esse, independente do que se possa dizer de bom, como ocorreu nas resenhas anteriores que li dele, não consegue me empolgar. Gostei muito da usa resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  30. Oiiie,

    Eu li várias resenhas super positivas sobre esse livro, e quero muito ler, porque adoro sereias (Um dos meus contos preferidos era a Pequena Sereia <3), mesmo com a falta do desenvolvimento do romance, eu quero muito ler, e espero que em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Cara primeiramente quero elogiar sua resenha, tu é extremamente sincera e está difícil ver isso nas resenhas de hoje. Não leria a obra pela temática, nunca dou sorte fato que fico com o pé atrás e mesmo assim os pontos negativos que você pontuou certamente me irritariam. Quem sabe numa próxima.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi!!
    Tava aqui pensando e acho que nunca li nada sobre sereias.
    Hum que diferente né um romance entre um humano e uma sereia, me lembrou o filme Splash uma sereia em minha vida.
    Poxa pelo visto a trama tinha tudo para dar uma história legal, mas parece que o autor não conseguiu transmiti-la de uma forma envolvente para o leitor.
    Não gosto quando tudo acontece rápido demais, parece que ficamos perdidos em meio aos acontecimentos.
    Pode ser que o autor desenvolva melhor a história na continuação.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Amo histórias de sereias, elas sempre vem com muito suspenses e maldições serem quebradas. Pena o livro não ter sido bem desenvolvido, mas acredito que com sua crítica construtiva o autor posso melhorar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  34. @- fecprates
    Oi!
    Também gostei da história,apesar dos pontos negativos, e torço bastante pela continuação.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  35. @Carlos Magno Silva
    Sinceridade é tudo não é? Gosto de dar minha opinião sincera sobre minhas leituras.
    E realmente é uma pena,mas tenho esperança de que a continuação seja melhor.

    ResponderExcluir
  36. @Livros e Legendas
    Olá!
    Não foi perfeito para mim,mas quem sabe não seja uma leitura melhor para você?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  37. @Livros Encantos
    Oi!
    Também contava com uma presença mais forte do romance,mas...Acontece.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. @Maiara Vieira
    Oi Maiara,tudo bem e você?
    Realmente é uma pena, mas quem sabe a continuação não seja melhor?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  39. @Carol Mendes
    Foi o primeiro livro sobre sereias que li e fiquei bem curiosa sobre o tema. Vou tentar esse que você comentou, quem sabe não seja o emu estilo também?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  40. @Daniela Souza
    Entendo você Daniela, mas quem sabe mais para frente?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  41. @Desbravador de Mundos
    A sinopse não retrata bem a verdadeira história,já que vai bem além do romance.O romance acabou ficando em segundo plano,rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  42. @Delmara Silva
    Oi Delmara!
    O desfecho é realmente a parte que mais me agradou e surpreendeu.Por ele valeu a pena a leitura.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  43. @Rízia Castro
    Estou depositando todas as minhas esperanças na continuação Rízia haha.
    Bjks!

    ResponderExcluir
  44. @Anelise Besson
    Olá!
    É realmente uma pena.E obrigada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. @Carol
    Que bom Carol,fico feliz que tenha gostado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. @Marina Santos
    Oi Mari!
    Ser sincera é o mínimo,não é? Gosto de saber que quem ler minhas resenhas saberá que coloquei no texto tudo o que realmente senti e achei.
    Realmente, esses pontos negativos foram bem desanimadores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. @Bruna Costabeber
    Olá Bruna!
    Talvez a falta de expectativas te proporcione uma leitura melhor do que a minha foi,não?Espero que sim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  48. @Ivi Campos
    Oi Ivi!
    Espero que a oportunidade surja logo e que seja uma boa leitura para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  49. @Coleções Literárias
    Espero que a sua leitura seja mais feliz do que a minha foi,de coração.E obrigada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  50. @Resenha Atual
    Oi Ingrid!
    é realmente ruim quando o livro nos decepciona, mas quem sabe seu ponto de vista não seja diferente?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  51. @Ana Paula Lima Miranda
    Oi Ana!
    Indicação anotada!Espero que apareça algum ouro livro sobre sereias que te agrade.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  52. @Fernanda Goulart
    Oi!
    Também creio que seja necessário ler para tirar suas próprias conclusões,afinal o que não deu certo para mim pode dar para você.E também torço para uma continuação melhor,rs.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  53. @Kétrin Galvagni
    Oi!
    Até então também não tinha lido nada com esse tema,mas quem sabe a próxima leitura sobre sereias não seja melhor? Espero que a sua leitura seja melhor do que a minha foi.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  54. @Giovana Oliveira
    Nunca procurei saber sobre nenhuma obra do tema e por isso não sabia o que esperar.Apesar de não ter sido uma leitura espetacular,quem sabe outros livros com o tema não serão melhores?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  55. @Kris Oliveira - Conversas de Alcova
    Oi Kris!
    Nossa,não sabia dessa situação. Acho uma lástima que isso tenha acontecido. Confesso que quando a resenha saiu eu não a mandei ao autor e nem sei se ele a viu,então não sei qual foi a opinião dele. Mas independente de qual seja, sempre deve haver respeito entre autor e blogueiro,afinal, é direito do blogueiro escrever sua verdadeira opinião, desde que seja educada e respeitosa, assim como é direito do autor escolher com quer fazer suas parcerias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  56. @Paty Souza
    Vendo desse modo é realmente uma leitura dispensável...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  57. @Manoel Alves
    O meu grande problema foi a maneira como o autor escolheu narrar seu livro.Espero muito que a sequência seja melhor trabalhada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  58. @Pensamento Literario
    Oi!
    Não vi esse acontecido do autor com a blogueira, mas espero que ela não venha a se repetir, afinal,como você disse, críticas literárias existem, e aos montes, todos devemos saber lidar com ela.
    Bjs!

    ResponderExcluir