Resenha: O Príncipe dos Canalhas - Loretta Chase

Editora Arqueiro
Tradutor:
288 páginas
2015

Com a intenção de tirar seu irmão das perigosas garras de Lorde Belzebu, Jessica Trent parte rumo a Paris, preparada para encarar qualquer tipo de situação e para colocar um pouco de juízo na cabeça de Bertie Trent. Ou melhor, Jessica achava que estava preparada. Ela não esperava que Sebastian Dain, o libertino mais famoso de Paris, conhecido como Lord Belzebu pelo fato de sua aparência ser grotesca, fosse ser tão bonito aos olhos dela, além da inteligência e sagacidade. Agora ela tem que se cuidar para não cair nas garras dele. E ele deve se cuidar para não passar a rastejar aos pés de uma dama.

Mais um romance histórico para minha coleção. Agora já são 4 lidos! Acredito que eu devia mencionar isso, já que vocês têm me acompanhado nessa saga. O livro da vez foi O Príncipe dos Canalhas, livro de uma série de Loretta Chase, que não precisa ser lida na ordem correta. Foi uma leitura bastante agradável, e confesso, nada do que eu esperava.


O início é mais uma vez (ao meu ver, a partir das leituras que fiz), clichê dos romances históricos. A apresentação comum entre os personagens, o cortejo, e assim vai. Só que para por aí. Loretta foge dos clichês, criando uma trama ágil e rápida, com cenas originais, que muitas vezes me deixaram boquiaberta e me arrancaram enormes gargalhadas. Além disso, apesar do passado obscuro do protagonista (mais uma vez! Hehe), esse não se torna o principal foco do livro, onde a autora trabalha com outro motivo para levar a história adiante.
Loretta Chase escreve direito, mas não de forma brilhante. Algumas passagens são descritas de forma confusa, com uma linha de raciocínio também confusa, o que em minha opinião, desacelera um pouco o ritmo.

Os peronagens são bem construídos, com personalidades bem realistas. Jessica, apesar de linda, é uma solteirona por opção. Por ter crescido cercada de homens, ela sabe como lidar com eles e tem o humor afiado, sendo inteligente e imponente perante a sociedade. Lorde Belzebu é um libertino que, por ser terrivelmente feio, acha que nunca será amado e nunca amará ninguém. Ou seja, me remete A Bela e a Fera, tanto em personalidades, quanto nas aparências. Mesmo lutando contra os sentimentos, ambos acabam se apaixonando, romance esse que convence, já que é bem desenvolvido e novamente, se aproxima e foge do comum a outros livros, a partir do momento que eles não lidam com o amor de forma natural.
Entretanto, achei que Chase pecou a partir de determinada parte do livro; ela abandonou seus personagens secundários! A partir de certo ponto, deixamos de ler sobre a avó de Jessica e Bertie, Genivieve, personagem que, na primeira parte, parecia ser importante para história. Ao mesmo tempo, o próprio Bertie, que inclusive está na sinopse, deixa de aparecer, e isso foi algo que me angustiou bastante, tenho que confessar, já que seus finais ficaram em aberto, e até onde vi, não há bem um livro para contar o que houve com eles.

O final foi bem desenrolado, de uma forma terna e gentil. Novamente podemos observar similaridades com alguns outros romances de época, mas mesmo assim, a semelhança é sútil. Ao ler a última página, senti vontade de ler mais.
O Príncipe dos Canalhas, apesar de suas falhas, foi bastante original, com uma ótima história, muitas partes cômicas e personagens que fogem ao esteriótipo. Para completar, é um romance com muitas partes cômicas . Para os amantes de romances históricos e em geral, é uma leitura que arrisco dizer ser obrigatória.


Sobre a série:
Como mencionado, O Príncipe dos Canalhas faz parte de uma série que apesar de abrangir os mesmos personagens, não precisa ser lido na ordem. Por isso a Editora Arqueiro lançou ele primeiro, mesmo que seja o terceiro livro de 6. Aqui também foi lançado O Último dos Canalhas, mas não sei dizer se os outros volumes serão lançados.

13 comentários:

  1. Oi Camila, tudo bom? Estou super ansiosa pra ler esse livro, vejo tantos comentários sobre ele que vou ter um treco se não ler logo hahaha Mas confesso que estou com um pouco de receio agora, não gosto muito quando a autora se "perde" no meio da história e deixa personagens para trás....porém ainda acho que vou me arriscar na leitura haha Adorei sua resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já li esse livro e me apaixonei pela escrita da autora. Amo romances históricos e é por isso que sou bem suspeita para falar, mas indico esse livro para todos que amam esse gênero sim. E é claro qur quem lê também gosta e se envolve com a ambientação.
    adorei sua resenha.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada da Loretta e com certeza não foi por falta de indicações e elogios. Apesar de adorar romances, li pouquíssimos históricos e acho que quero entrar de cabeça neste gênero por esta serie. Acho que vou adorar, do primeiro volume ao ultimo!!! Espero poder fazer isso em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Eu tenho muita vontade de ler um pouco de livros nessa pegada que é O Príncipe dos Canalhas, acho bem interessante a proposta traga nessa obra. E sempre que leio as resenhas sempre tem comentários bem legais. A única coisa que eu não gostei foi a capa só livro dois. Ficou muito estranho
    Bjsk

    ResponderExcluir
  5. Somente com um olhar superficial, parece simples a reflexão que a autora faz sobre o ‘belo’ na obra, mas não o é. A forma como a autora desenvolve os arcos narrativos durante a trama é brilhante e nada singela.
    Também resenhamos este livro lá no blog, caso queira conhecer nossa opinião a respeito...
    Conchego das Letras | Vamos conversar mais sobre livros?

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila,
    Já tentei ler esse livro, mas não estava em uma fase muito boa, então parei. Gostei de saber que a autora foge um pouco dos clichês do gênero, mas não gostei de saber que ela pecou em deixar os personagens secundários de lado, isso me incomodou e, com certeza, me incomodará ao longo da leitura.
    Pretendo ler o livro, mas já com a consciência do que encontrarei.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Leio muitas resenhas sobre romances de época e fico louca de vontade de ler.
    Já tinha ouvido falar desse e até me interessei. O problema é a história ser confusa, os personagens serem abandonados e algumas coisas serem clichês. Histórias assim se tornam cansativas, na minha opinião.
    Mas, acho que não deixa de ser um bom livro e uma boa dica de leitura.

    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sou louca para ler essa série. Amo romances de época e essa série parece ser apaixonante e com toques divertidos que me fazem ficar super curiosa para ler. Eu acho que vou gostar muito desse livro e também ficar louca para ler mais.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Já ouvi falar muito dessa serie de livros, achei legal o "mocinho" não ser um bonitão, pois muda um pouco a coisa já que na maioria dos livros o protagonista é sempre o retrato do príncipe encantado. Uma coisa legal da sua resenha que eu não sabia é que este livro é o terceiro da serie e não o primeiro, achei bem estranho não lançarem a partir do primeiro kkk


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  10. Olá , tudo bem ? Parabéns pela resenha . Já li a um tempo e amei como ela inovou no livro de romance de época , nenhum que eu já tivesse lido o personagem principal tinha um "bastado" e isso foi interessante .. Também concordo com o que você disse que as vezes a autora meio que se perde na linha de raciocínio , mas nada que fosse afetar muito o romance .

    Beijos ,
    Gleyce Garcia .

    www.psbelieveandlive.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi!!!

    Através da sua crítica não fui convencida a ler, explicarei, de todos as resenhas a sua é a única apontar esse pontos, e já li muito opiniões sobre esse livro. Portanto a parte que você diz que parece que a narrativa esta confusa e o fato dos personagens secundários serem abandonados não me incentivam aventurar nessa trama. Mesmo sabendo que existe os pós, antes já tinha meus "pés" atrás pq geralmente sou do contra e todos parecem amar esse livro, agora creio que meu receio aumentou. Enfim, muito obrigada pela dica.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Ressalva: (...) de todas as sua resenhas a sua é a única que aponta pontos negativos (...)

    ResponderExcluir
  13. Não sai da minha wishlist <3 Sobre falhas, todos livros tem ném? Nem que uma pequenininha.Acho que dá pra salvar. Vou ler pra saber hehehe beijão
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir