Resenha: O Vilarejo - Raphael Montes

 
Editora Suma de Letras
93 páginas
2015

Um vilarejo apagado da história e da mente das pessoas. A única prova de sua existência é um caderno que tem registada, com diversas ilustrações macabras, a história de seus moradores. Através destes contos cheios de surpresas, conhecemos o destino de seus habitantes há muito esquecidos.

"[...]Ninguém chora os mortos. Não podem desperdiçar energia lamentando a partida dos que não suportaram o frio e a fome."

Um caderno escrito numa língua quase esquecida, com sinistras ilustrações chega às mãos um curioso leitor que decide traduzí-lo. Este então curioso, que seria o autor do livro, se depara com fortes histórias, vividas por moradores de um vilarejo sombrio e de localização incerta que tem suas vidas transformadas de maneira trágica por uma guerra civil. Muito além da fome e do frio, há diversos sentimentos, como a ira,a inveja e a gula, que desde o início dos tempos se esgueiram pelas brechas e surgem à primeira oportunidade.



Forte e estarrecedor, O Vilarejo é uma reunião de contos que, lidos sequencialmente, dão composição a um romance. São sete histórias que mostram como um único sentimento, comumente conhecidos por pecados capitais, pode influenciar uma pessoa, trazendo dramas e destruições.
Sua narrativa é direta e simples, nos conduzindo de maneira ágil por seus contos de acontecimentos improváveis e protagonistas instáveis.

Mesmo já tendo lido seus outros livros, ainda me surpreende sua capacidade de desconstruir psicologicamente com tanto primor a mente de seus personagens. Idosos, crianças, chefes e mães de família... pessoas comuns que nas mãos de Raphael descobrem o seu pior, tornando-se verdadeiros monstros, daqueles que não te deixam dormir à noite.

Não posso deixar de mencionar o cuidado da editora com a edição deste livro: capa, diagramação, ilustrações (gente, há "sangue" nas páginas!)... tudo feito de maneira atenciosa, fazendo jus ao texto assombroso que nele se encontra.

10 comentários:

  1. Dele até agora li apenas Dias Perfeitos e não foi tudo aquilo que eu esperava, porém estou com boas expectativas com relação a este livro. Acho que o lerei ainda esse ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, tudo bom ? Tenho esse livro aqui separado para ler, mas nunca tenho tempo de começar haha Nunca li nada do autor, mas com tanta gente dando elogios a ele eu acho que vou gostar bastante do livro, e essas 5 estrelinhas são animadoras hahaha Adorei a resenha <3

    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro ouço falar muito dele!
    www.pegaobrilho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lari! Já li esse livro e simplesmente adorei! O autor "prende" a nossa atenção de um jeito que só paramos de ler, quando acaba (e ainda queremos ler mais rsrsrs). Amei sua resenha!

    Beijos
    http://fugadarotinaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de O Vilarejo. Um prato cheio para quem gosta de narrativas sombrias e sangrentas. ♥
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  6. @Ben Oliveira
    Oi Ben!
    Realmente,descrição perfeita!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. @Bianca Serra
    Leia sim,é uma leitura curta e agradável.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. @Sarah Fernandes
    Oi Sarah!
    Leia sim,é uma boa leitura,você não vai se arrepender. Ele é realmente bom haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. @Maria Eduarda
    Oi Maria!
    é realmente uma leitura super rápida e o autor é excelente.Fico feliz que tenha gostado da resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. @Dany
    Olá Dany!
    Espero que goste do livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir