Resenha: A Indomável Sofia - Georgette Heyer

Editora Record
Tradutora: Neide Câmera Loureiro
404 páginas
2016

Sofia Stanton-Lacey, mais conhecida como Soph, acaba de chegar a Berkeley Square para passar uma temporada com sua tia e apavorar a sociedade londrina do início do século XIX com sua maneira alegre, impulsiva, franca e seu jeito bastante atrevido.
Tudo o que o Sr. Charles Rivenhall, primo da Srta. Soph e um tirano aos olhos dos irmãos mais novos, quer é manter a família longe das confusões criadas pela prima. Mas, sem que perceba, aos poucos Soph tocará seu coração.

"Não creio que um dia venha a aconselhar alguém a perder as esperanças, pois considero isso uma conduta covarde."

Cheguei a conclusão de que me tornei fã e leitora assídua dos romances de época. Não que eu não os lesse antes, mas de uma tempos para cá (mais precisamente: desde que li Julia Quinn e assisti a algumas adaptações de Jane Austen pelas quais me apaixonei, no fim do ano passado) eu os devoro com uma ânsia irrefreável. Quanto mais romances de época eu leio, mais títulos do gênero eu quero ler e, assim, acabei chegando em A Indomável Sofia. Até então eu sequer tinha ouvido falar da autora, que apesar do meu desconhecimento é bem conhecida, mas o comentário na contra capa em que se diz que "Tão bom quanto ler Jane Austen é ler Georgette Hayer" e a minha atual, e espero que não passageira, fome por romances que não são atuais foram desculpas suficientes para que eu trouxesse o livro para casa.



Devo dizer que não tinha lido ainda um romance que retratasse tão bem a época na qual ele se passa. Georgette fez um trabalho de pesquisa minucioso em todos os aspectos e como resultado vemos de forma bem clara o dia-a-dia de uma abastada família londrina do século XIX.

Sua narrativa em terceira pessoa é ampla de maneira que nos possibilita conhecer bem as características e trejeitos de cada personagem. Heyer utiliza uma linguagem mais rebuscada e pomposa, que combina bem com o gênero, mas ainda assim fluida e maleável, permitindo uma leitura fácil e agradável.

Diferente de grande parte dos romances datados que leio e vejo por aí, A Indomável Sofia foi, que foi escrito na década de 50, é mais pudico e recatado, sem cenas de paixão ardente, beijos roubados e carícias às escondidas. O envolvimento amoroso acontece de forma gradual, por meio de conversas e pequenas atitudes, quase que imperceptivelmente. Ao meu ver isso retrata bem tanto a época em que a trama se passa quanto a época em que foi escrito e me deixou ainda mais ansiosa para saber qual realmente seria o fim.

Os personagens de Geogette Heyer, na minha visão, não são mocinhos ou vilões, mas sim uma mistura dos dois, como todo ser humano. Alguns mais vilões, outros mais mocinhos, mas todos fazem coisas certas e erradas.

Sofia é uma personagem única, cheia de vivacidade e vontade própria, daquelas que não se abalam por nada, a tal ponto de me parecer manipuladora em alguns momentos. Já Charles, primo mais velho de Soph, é uma pessoas extremamente irritante e azeda, mas que se redime aos poucos, em diversas situações. Além deles há vários outros personagens que acrescentam, à sua maneira, algo importante à trama e nos cativam em algum momento...ou nos deixam com raiva, dependendo de quem for.

Me tornei fã da autora e mal posso esperar para ter em mãos os seus demais títulos já publicados e, espero eu, que sejam capazes de nos fazer rir e emocionar através de suas cenas e diálogos, assim com A Indomável Sofia fez.

4 comentários:

  1. Olá Larissa, tudo bem?

    Menina tenho lido tantas criticas positiva sobre este livro, adoro personagens que acabam marcando durante a leitura, confesso que não estou muito na vibe de livros de época, sei que vou ler este livro um dia não tem como fugir HAHAHAHA tanto que este mês finalmente vou apreciar a escrita de Jane Austen isso por que estou bastante curiosa para conhecer o romance assim como a obra dela, enfim fico feliz que tenha gostado da leitura e que tenha atingido suas expectativas :) ela já esta incluído na minha listinha mas não agora.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Nunca li um livro de romance de época, acredita? Pois é! Tenho muita vontade, já que ultimamente o gênero anda sendo muito bem comentado. Adorei sua resenha e fiquei mega ansiosa para ler esse livro, mais um pra minha listinha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. @Larissa Dutra
    Oi Larissa!
    Menina,sou suspeita pra falar pois amo um bom romance de época, mas sugiro que leia algum para ver se gosta ou não do gênero. Espero que se apaixone tanto quanto eu.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. @Resenha Atual
    Oi Ingrid,tudo bem e você?
    Jane Austen é maravilhosa,espero de coração que goste. E não deixe de ler esse também :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir