Resenha: E Se For Você - Rebecca Donovan

 
Editora Globo Alt

Tradutora: Fal Azevedo

416 páginas

2016

Cal, Rae, Richelle eram melhores amigos de infância. Até que Richelle se muda e repentinamente, Nicole – por quem Cal sempre tivera uma queda – para de falar com eles. Anos depois, sem notícias das duas que antes eram suas amigas, o garoto encontra na faculdade Nicole, ou ao menos pensa que é ela. Mas apesar de ser quase idêntica, essa garota se chama Nyelle e ao contrário de Nicole, Nyelle é um espírito livre, ousada, extrovertida e que faz de tudo para viver da melhor forma possível. Mas quanto mais a conhece, mais ele tem medo de conhecer.

Segundo livro da autora Rebecca Donovan (mesma autora da trilogia Breathing), E Se For Você traz uma história juvenil refrescante, sobre amizade e segundas chances. Eu nunca li nada da autora e posso dizer que foi um ótimo livro para começar.


Donovan nos apresenta a trama narrada por Cal, um garoto que sempre fez tudo por suas amigas, mas que viu duas delas se afastarem, sem dar nenhuma chance de contato. Algum tempo depois, quando está na faculdade e sem notícias de Nicole, uma de suas amigas, ele reconhece os vibrantes olhos azuis e a aparência extremamente similar em uma garota. Entretanto, ela diz se chamar Nyelle e parece nunca ter ouvido falar de qualquer coisa que eles viveram juntos. Com a ajuda de Rae, a única amiga que manteve contato. Ele está determinado a descobrir o que está acontecendo, ao mesmo tempo que vai se apaixonando pela garota espirituosa que é Nyelle.

“O arrependimento é um monstro hediondo, mordendo fundo e colocando sal nas feridas quando você tenta se curar.”

Com isso, a autora consegue fazer uma história cheia de emoções, extremamente fofa e bonitinha e com um toque de mistério. Como é narrado por Cal, temos uma história mais “enxuta” e que corre em um bom ritmo, com Cal descobrindo cada vez mais sobre Nyelle, conforme ela faz as loucuras que inventou em uma listinha. Confesso que algumas foram monótonas de se ler, o que chegou a diminuir um pouco o ritmo, mas sem perder a linearidade e sem se tornar cansativo. Algo que me agradou muito foram as inúmeras frases bonitas e cenas fáceis de serem imaginadas, o que trouxe um ar inspirador e emocionante a trama, além de me fazer marcar várias passagens. Os primeiros livros de Rebecca Donovan possuem muitas cenas de sexo, até onde sei, e característica que ela trouxe para E Se For Você. Entretanto, as numerosas cenas de sexo não são pesadas, e sim bem românticas e singelas, e em minha opinão, não se tornou algo forçado.

Todos os personagens têm características bem demarcadas, e por isso quase nenhum é passível de confusão ou esquecimento por parte do leitor. Digo quase nenhum, porque conforme a história avança, tomamos conhecimento de inúmeras garotas que tiveram “contato” com Cal, e todas são meras passageiras mencionadas vez ou outra. E se elas apareciam uma outra vez, eu não conseguia lembrar quem elas eram e por isso, eram dispensáveis. Gostaria que os personagens secundários, como Eric e Tess por exemplo, tivessem sido melhor explorados, pois são personagens bem promissores, que podiam ter muito a oferecer, mas não foram bem aproveitados.
Gostei muito da Nyelle, porque ela age como criança, mas não com atitudes imaturas. É porque ela possui certa inocência, e quer viver a vida da melhor forma possível, sem se importar com as opiniões alheias. Ela é tudo o que eu queria ser, e a admiro por isso.
Rae é outra que adorei e por isso, posso afirmar que as personagens femininas são bem representadas no livro. Ela é a garota punk que possui uma banda e que nunca foi boa em lidar com emoções, sendo a pessoa que consegue manter Cal no chão. O garoto, por sinal, é apaixonante e dedicado. Sempre foi muito leal, mas me irritei bastante com ele, por não correr tanto atrás quando necssário.

A obra mostra que segundas chances são possíveis, e que nunca é bom não demonstrar seus sentimentos. A amizade entre os quatro amigos é muito forte e com flashbacks de anos passados, pudemos conhecer a fundo sobre quem eles eram e quem se tornaram. Também fala sobre ser quem você quiser ser. Nyelle demonstra isso muito bem, sendo espontânea, carismática e divertida, de um modo que normalmente é visto de forma torta pelas pessoas.

“Nunca tinha visto tantas estrelas antes. Um céu cheio de possibilidades e de dor. Tantas contradições. Talvez elas sejam, apenas, possibilidades dolorosas.”

Concluo a resenha mencionando que E Se For Você não possui acontecimentos extraordinários, mas é uma história maravilhosa pra se arrancar lágrimas e suspirar em inúmeros momentos. Rebecca Donovan consegue fazer uma história bonita e singular que nos fazem realmente acreditar em possibilidades e segundas chances.

“Então... deixe que as estrelas resolvam isso e façam as coisas melhorarem. E quando o sol se levantar e as estrelas desaparecerem, elas levarão toda a dor com elas.”

14 comentários:

  1. Parabéns pela resenha e pelo site, fiquei bem interessado na história e com certeza vou procurar ler, confio muito no julgamento de vocês quando se trata de livros. Continuem o ótimo trabalho e feliz aniversário do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Amei a resenha, mas desde que li algo negativo sobre o livro eu tinha ficado com um pé atrás sobre ler ou não a história, mas agora quero muito arriscar!
    Um grande abraço!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Por mais que eu tenha gostado muuto da sua resenha, pularei a dica dessa vez porque o gênero realmente não desperta meu interesse.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Parece ser legal, mas não é algo que eu leria a curto prazo. Vejo que ele é mais recomendado para ser lido após uma leitura mais densa, ou pra sair de uma ressaca literária...

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Parabéns pela resenha! Olha, acho que eu me arriscaria a ler. Não sei se seria uma boa experiência, mas eu gostaria muito de ler =D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    A história parece ser fofa mesmo, uma pena que não tenha tantas reviravoltas ou algo mais extraordinário. DE qualquer maneira, gostei bastante da dica, só não sei se leria agora, pois é uma trilogia.

    ResponderExcluir
  7. Olá, ótima resenha, mas não consegui me sentir atraída pela história do livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. OI!

    Não conheço a escrita da autora, mas o enredo é bem diferente, e a segunda chance é algo mágico, afinal quantos têm? Ao trabalhar com aparências físicas idênticas e personalidades diferentes a autora trabalha com identidade através de várias perspectivas, pois nem sempre aquilo que se ver externamente é o que ocorre internamente. Obrigada pela dica, embora não curta infanto-juvenil leria esse livro sem problemas algum. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila, tudo bem?

    Tenho que confessar que eu não esperava muita coisa desse livro, mas depois de ler sua resenha digo logo de cara que preciso desse livro para ontem! Pode ser exagero da minha parte mais achei o enrendo incrível, bastou sua resenha para prender minha atenção,imagine o livro? E eu costumo pensar que quando o leitor deseja ser como personagem e por que o livro tem algo de muito marcante e a estória precisamos boa, claro! Já entrou para minha lista :)

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Eu não conhecia essa obra e a capa não me chamou muito a atenção. Entretanto a história e a sua resenha me fizeram olhar de outra forma para o livro.
    Adoro histórias com segundas chances e tudo mais.
    Acho que vou pesquisar um pouquinho mais sobre ele, mas já anotei o seu nome aqui.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  11. Oie! Já falei que acho seu blog uma gracinha? Acho que falei na outra vez em que estive aqui. XD Caso não lembre, bom, seu blog é fofo demais e eu amo esses chinelinhos XD.
    Bom, vamos falar da resenha. Eu estou doida pra ler esse livro. A cada resenha que vejo eu fico mais curiosa. E eu adorei sua resenha sincera. Ele pode não ser oooo livro, com acontecimentos extraordinários como você mesma colocou, mas mesmo assim ele é bom, ops, bom não, ele é maravilhoso. Do jeito que sou chorona, já sei que vou desidratar rsrsrs.
    Bjkss
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Oie
    eu tenho o livro e recebi junto com uma linda xicara que está enfeitando minha estante, muuuuito legal sua resenha e só estou mais curiosa, bela dica e com certeza lerei em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi

    adorei a resenha, de verdade, mas eu pulo a dica...não é um estilo que eu goste, e aí, não flui....

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi.

    Estou curiosa quanto a esse livro, estou querendo ler desde que comecei a ver sobre ele nas redes sociais da editora. Não sei se consigo ler por agora, mas não vai demorar muito... Espero!!

    ResponderExcluir