Resenha: O que me disseram as flores - Alane Brito

 
Editora Arwen
392 páginas

2015

Ângela foi prometida em casamento a William desde antes do seu nascimento, mas não é a sua vontade se casar com alguém que ela não conhece e sua missão é tentar convencer seu pai a desistir desse compromisso.
William acredita que a moça com quem se corresponde está apaixonada quanto ele e, assim, viaja até ela mas acaba não encontrando o que esperava.
Mas por conta do amor que cresceu mesmo à distância, William decide lutar para conquistar Ângela e para isso ele usa as flores para declarar o seu amor a cada dia.
Seria o amor verdadeiro capaz de transformar os sentimentos de outra pessoa?

"Sofrer não faz parte do amadurecimento? Se não existissem os sofrimentos, como descobrir a proporção de nossa força?"

Lá venho eu com mais um romance histórico alimentar o meu vício por amores do século passado. Conheci "O que me disseram as flores" através de dezenas de resenhas positivas que li em diversos blogs dos quais sou leitora e logo meu interesse brotou e não resisti em comprá-lo na primeira oportunidade que tive. Iniciei a leitura assim que o recebi e só parei quando virei a última página.



Devo confessar para vocês que de início a minha leitura foi um pouco decepcionante, já que o livro não era exatamente o que eu esperava, mas conforme fui avançando na trama o envolvimento foi crescendo e me vi presa ao drama de Ângela e William.

Ângela é uma personagem que se torna cada vez mais difícil de engolir. Mesmo entendendo seus motivos, é difícil aceitar a maneira mesquinha e mal educada com que ela tenta alcançar seu objetivo. Por outro lado, somos testemunhas das transformações pelas quais a protagonista passa e é gratificante acompanhar de perto o seu amadurecimento.Por outro lado, William é um personagem que nos cativa desde o início com suas palavras e ações singelas e cheias de sentimentos. Ainda assim, por vezes foi difícil aturar sua falta de atitude durante parte da história.
Uma personagem secundária da qual gostei muito foi Lilían, a melhor amiga de Ângela e uma menina cheia de boas idéias e belas palavras. Sua presença sempre dá um novo ar à trama, deixando-a mais leve e interessante.

A escrita de Alane, ao meu ver, ainda é um pouco prematura, com uma narrativa indecisa em relação à qual pessoa utilizar e diálogos que poderiam ser melhor elaborados, contudo, ainda assim a autora conseguiu transmitir toda as emoções a que a história se dispõe a proporcionar, entretendo e enchendo o leitor com diversos sentimentos.

O Que Me Disseram as Flores foi uma leitura bem diferente do que eu imaginei que seria e difere também dos outros romances de época que já li. O desfecho da trama corta o coração, provoca uma enchente de lágrimas e deixa de presente uma valiosa lição. É difícil deixá-lo para trás, mesmo ao fechar o livro e colocá-lo na estante.
É uma leitura para quem não tem medo de se surpreender.

61 comentários:

  1. Romance histórico? Já quero ler! Eu sou apaixonada pelo gênero e como ja conheço a escrita da autora fico ainda mais motivada para conferir. Seus comentários a respeito da obra também me deixaram bem empolgada. E, ah, adorei a capa!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi linda tudo bem? Essa é a primeira vez que vejo esse livro mas não sou uma pessoa muito dotsda ao romantismos e esse gênero romance de época é um tipo d e leitura que não me atrai.
    Mas para quem gosta do gênero tenho certeza que deve ser una excelente história.
    Fica para a próxima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é tão sublime que eu leria mesmo desconhecendo a sinopse ou antes de ler sua resenha. Gostei de você mencionar que o final é dramático e quero ler o mais rápido possível!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, que bacana saber que você gostou tanto desse livro, apesar de que essas indecisões da autora de que pessoa usar na narratva provavelmente me incomodariam um pouco, mas gostei de saber que o livro nos leva a lágrimas, adoro isso, e o uso das flores também super desperta meu interesse. Espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda! Só de ver que é um livro da Arwen fico me imaginando como seria ter essa obra em mãos, tenho uma em minha estante que não vejo a hora de ler, pois o trabalho deles é impecável.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. OI
    Confesso que não havia me interessado ao ler a sinopse e depois de ver a sinceridade em sua resenha, infelizmente não colocarei na minhas lista de futuras leituras.
    Apesar da narrativa emocionante, não encontrei outros elementos que me estimulassem a ler.
    Mesmo assim. Gostei da dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Típico romance do estilo classicista histórico narrado no século passado, onde a mocinha é um tanto quanto "rebelde" e os personagens secundários se tornam mais marcantes dos que os principais. Gostei da sua resenha e o ponto de citou a respeito dos sentimentos expostos na obra. Mesmo que tenha uma narrativa prematura por parte da autora, acredito que com o tempo, lançará várias obras bacanas mas aprofundadas! Parabéns pela resenha, Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    No início eu odiei a Ângela, mas consegui gostar dela ao longo da história ♥ Esse livro acabou comigo, lembro que entrei numa ressaca das brabas depois que o finalizei e, mesmo depois de dias, ainda tinha vontade de chorar. Me apaixonei completamente pelos personagens e pela escrita da autora ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nossa, esse livro me foi bem ambíguo. Ao passo que fiquei curiosa para saber qual final é esse de partir o coração, me pergunto se aguentaria toda essa atitude de Ângela e se conseguiria aceitar isso. Não gosto de personagens assim, que tratam os outros mal.
    Entretanto, apesar da ambiguidade, a vontade de leu prevaleceu para formar uma opinião concreta sobre esse final que parece ser destruidor.
    Dica anotada.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá! Não tenho costume de ler romances históricos, mas esse parece ser aquele livro com a menina durona e teimosa que vai se rendendo à paixão do mocinho galanteador... Adoro esses romances fofos de época hahahahah Os poucos que já li desse tipo me agradaram muito. Gostei muito da resenha! =) beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Larissa, tudo bem?

    Menina faz tempo que quero ler este livro, me apaixonei perdidamente pela capa e o nome e bem diferente, apesar de que ele não quer dizer nada HAHAHAH não da para ter uma noção do que se trata a estória, você sabe que estou fugindo de livros de romance, apesar de que este mês, orgulho e preconceito não passa! Enfim o enrendo não conseguiu me prender, mas... no final você disse que podemos nos surpreender, então pretendo dar uma chance ao livro, espero gostar e entender os motivos da protagonista.

    Beijinhos

    Participe do sorteio de aniversário de 1 ano do Resenha Atual e concorra aos brindes 1 The kiss of Deception + Caneca Life 2 Coleção Jane Austen+ A Rebelde do deserto 3 O Orfanato da Srta. Peregrine + Cidades dos Etéreos.
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/06/aniversario-1-ano-resenha-atual.html

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não leio muitos romances de épocas, mas me interessei por esse. Uma pena a protagonista ser chata no início, mas é ótimo podermos acompanhar o amadurecimento dos personagens ao decorrer da história. Adorei a resenha.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a sinceridade na sua resenha, isso e o fato de ser romance de epoca que me desafiou a querer ler este livro. As vezes, mesmo não gostando do desfecho, ainda assim nos apaixonamos.

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa,
    Eu sou super fã de romances históricos, mas logo de cara esse não me animou. Primeiro não curti essa capa, definitivamente e segundo depois dos pontos que você levantou na sua resenha, eu não tenho saco pra livros com protagonistas intragáveis e segundo tento evitar livros de autores que ainda tem a escrita muito crua e me deixam com a sensação quando chego ao fim, que o livro deveria ter sido betado por alguns leitores mais críticos e recebido uma melhor revisão geral (no enredo e não na ortografia) fiquei com a impressão de que era isso que eu iria sentir com essa leitura. Por isso passo essa indicação, beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu adoro romances históricos e ainda não conhecia esse livro.
    Confesso que ainda tô meio na dúvida quanto a leitura desse livro. Fico feliz por saber que acompanhamos de perto o amadurecimento da personagem principal e que o livro tenha um desfecho que passa uma lição, mas fico meio com o pé atrás em relação a diálogos que poderiam ser melhor elaborados e a passividade em alguns pontos do personagem William.
    Gostei muito de sua resenha e pode ser que eu leia para tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. @- fecprates
    Oi Fer!
    Romance histórico é tudo de bom não é? E quando a história é boa fica tudo melhor.
    Espero que goste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. @Camila Coelho
    Oi Camila!
    É uma pena que você não goste do gênero. Espero que a próxima dica te atrai amais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. @Ivi Campos
    Oi Ivi!
    Essa capa é linda mesmo e esse final... leia logo e sofra comigo haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. @Tamara Padilha
    Oi!
    A narrativa pode ser um pouco estranha no início mas logo nos acostumamos e tudo flui bem, assim como as lágrimas haha. Espero que consiga o ler e que goste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. @Marcio Silva
    Oi Marcio!
    A Arwen está de parabéns mesmo, fizeram um trabalho impecável em todos os aspectos. As páginas desse livro são lindas, cheias de flores no início dos capítulos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. @Filipe Penasso
    Oi Filipe!
    Amei seu comentário, sintetizou perfeitamente o que quis dizer na resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. @Dryh Meira
    Oii!
    Confesso que só tive compaixão da Ângelo no final do livro, pois ela é realmente difícil de engolir. Também tive uma ressaca mas felizmente ela já passou haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. @Bruna Costabeber
    Oi Bruna!
    O caminho até o fim é tortuoso, mas se você gosta de uma boa choradeira literária leia sim, pois o desfecho é devastador.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. @Sara Silva Freitas
    Oi!
    Bom, é quase isso, a diferença é que além de durona a mocinha é bem chata e mal educada haha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. @Resenha Atual
    Oi Ingrid, tudo bem e você?
    Menina, leia Orgulho e Preconceito logo haha! Esse realmente é ler para saber se vai ou não gostar pois a trama é bem diferente.
    Espero que goste de ambos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. @Isadora Ferreira
    Oi Isadora!
    Dê uma chance, quem sabe você não se apaixona pelo gênero?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. @Na estante da Elen
    Oi!
    Sinceridade é tudo. Espero que goste do livro, ou ao menos de alguma parte dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. @Kris Oliveira - Conversas de Alcova
    Oi Kris!
    Entendo completamente seu ponto, tem vezes que é melhor passar do que perder tempo com algo que sabemos que não vai nos agradar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. @Jess Leite
    Oi Jess!
    Leia sim, talvez a sua opinião acabe sendo o total oposto da minha ou , quem sabe, concorde completamente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. OI Larissa!

    Serei bem sincera, de todas as resenhas que li a sua foi a única que não rendeu mil elogios e gostei da sinceridade. Escrever um livro é algo bem complexo e talvez por ser iniciante a autora tenha uma escrita prematura e instável, entretanto esse livro ainda está nos quais quero ler esse ano. O romance me parece simples mais ao mesmo tempo singelo. Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Oie!
    Nota-se que é o primeiro livro da au tora, devido ao seu comentário sobre a narrativa que em vários momentos poderia ser melhor aproveitada. Quanto a trama, por ser um romance histórico, já me deixou bastante curiosa. Mesmo com as falhas na narrativa, é algo que quero ker.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  32. Olá...
    confesso que sou meio viciada em romances históricos, porem esse não foi um dos que chamaram a atenção, eu gostei da descrição dos personagens porem não sei oque mas não me interessou o enredo, mesmo assim obrigado pela dica literária, passarei ela para amigos meus...
    beiojocas...

    ResponderExcluir
  33. Oi Larissa!
    Já ouvi falar maravilhas a respeito desse livro e desde então minha vontade de lê-lo despertou. Amo romances históricos e saber que o mocinho tenta conquistar a mocinha, mesmo ela não correspondendo ao seu amor já ganhou o meu coração. Que pena saber que o início foi decepcionante, mas vou colocar na minha lista de leitura.
    Beijos.


    ResponderExcluir
  34. Li recentemete esse livro e confesso que a protagonista me deu nos nervos com sua infantilidade, apesar da narração salvar o livro e os outros personagens tbm.

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Faz um tempinho que li esse livro e gostei bastante da história, ainda que a Ângela tenha me irritado muito. A escrita da autora com certeza vai melhorar ainda mais com a experiência :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Oiii!!

    Eu não conhecia a obra e eu gostei do enredo. Achei que mesmo com a autora com uma escrita imatura, ela fez um bom trabalho. Gostei bastante do que você citou aqui e vou dar uma chance para leitura sim.
    Ps,: só não curto esse estilo de personagem que acaba sendo irritando demais hahahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oi, Lari.

    Apesar de não conhecer o livro, achei interessante a premissa da obra. Eu amo romances de época e fiquei bastante curiosa em saber se Willian vai conseguir mesmo conquistar sua jovem amada. Já anotei a dica! Mesmo que a escrita da autora seja um pouco prematura, vejo que vc gostou da obra e que causou vários sentimentos em vc. Espero ler em breve!

    beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi linda,

    A capa do livro é uma fofura e um encantamento maravilhoso e a sinopse me cativou bastante, mas em relação a personagem principal fiquei com o pé atrás, porém a vontade ler é mais do que a frescura da menina haha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  39. Oii...Acho muito bacana livros com essa temática...livros históricos são muito cativante, gostei da sinopse...deve ser encantador lê-lo...bjs

    ResponderExcluir
  40. Oii...Acho muito bacana livros com essa temática...livros históricos são muito cativante, gostei da sinopse...deve ser encantador lê-lo...bjs

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Já conhecia esse livro e tenho uma enorme curiosidade, pois eu adoro romances de época, e ler esse nacional aumenta a minha curiosidade. Conheço a Alane das Redes sociais, uma pessoas muito legal e divertida, e tenho muita curiosidade de conhecer a sua escrita e suas histórias. Espero ter oportunidade de ler!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  42. Olá, Larissa! Fiquei feliz em achar sua resenha, menina! Amei seu ponto de vista e aliviada por ter continuado a ler mesmo não gostando do início. Tenho esse problema com meus livros, geralmente eles começam meio lentos mesmo. Espero melhorar nesse ponto. ^_^ Esse foi meu segundo livro publicado, mas o primeiro que escrevi, acho que por isso a escrita deixa a desejar, tomara que eu tenha melhorado. Talvez encontre alguma melhora no primeiro que publiquei, O Trio. Já foi escrito beeeem depois de OQMDAF. Se tiver oportunidade de lê-lo, ficarei imensamente agradecida em saber sua opinião, tá? De coração.
    Beijos e obrigada pela resenha!! <3

    ResponderExcluir
  43. @Pensamento Literario
    Oi!
    Ser o mais sincera o possível com quem lê os meus textos é o minimo que posso fazer,rs.
    A autora ainda pode evoluir bastante, disso tenho certeza, mas desde já ela faz boas histórias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  44. @Carla
    Oi Carla!
    Mesmo com essas falhas que citei é uma boa história, ainda mais para quem gosta do gênero e por isso acho que deve dar uma chance. Quanto a escrita da autora é somente uma questão de tempo e prática.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. @Westfall Livros
    Oi!
    Mesmo gostando do gênero nem tudo nos agrada,o que é bem normal. Espero que outras dicas do blog te agradem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  46. @Thalita Ariane
    Oi Thalita!
    Confesso que a leitura não foi tudo o que eu imaginava mas ainda assim gostei bastante. Espero que você goste também.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  47. @leticia vieira
    Oi!
    Também não fui muito com a cara da mocinha, mesmo entendendo os motivos dela. Suas atitudes são mal educadas demais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  48. @Evelise Ciriraco
    Oi!
    Nada como a experiência, ainda mais quando se tem potencial.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  49. @Ana Paula Lima Miranda
    Oii!
    Dê uma chance sim Ana, pode não ter sido perfeito para mim mas você pode ter uma visão diferente.
    PS: personagens assim são chatos demais hahaha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  50. @Marina Santos
    Oi Mari!
    Sim, mesmo com a escrita prematura e não gostando muito da protagonista consegui me emocionar e muito com a obra, principalmente com o desfecho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  51. @Joanice Oliveira
    Oii!
    Não deixe a frescura da protagonista te impedir de conhecer a história dela, mesmo com os pontos negativos vale a pena, principalmente pelo desfecho.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  52. @Lydia Karla
    Oi Lydia!
    É realmente uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  53. @Tahis
    Oi!
    Espero que consiga lê-lo em breve Tahis, e que goste da leitura tanto quanto gosta da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  54. @Alane S. A. Brito
    Oi Alane!
    Que honra saber que você leu, comentou e gostou da minha resenha. Não sabia que tinha sido sua primeira obra a ser escrita e certamente é um ponto a se considerar, mas, assim como os seus inícios, tudo é uma questão de prática para evoluir pois o potencial você já tem. Não conhecia essa sua outra obra mas já estou cheia de curiosidade para a ler e o farei, assim que possível.
    Você fica agradecida e eu extremamente feliz por você ter interesse na minha opinião.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  55. Ai, que bom, Larissa! Vou ficar feliz demais!! *-* Ah, posso só tirar uma dúvida pra desencargo de consciência? kkkk Você entendeu que as partes onde mudo de terceira pessoa pra primeira são trechos do diário de Ângela, né? Na primeira edição estava destacado com uma fonte diferente, nessa, ficou a mesma, por isso tenho receio de não ter ficado evidente.

    Beijosss!!!

    ResponderExcluir
  56. Olá!

    Esses dias estava indecisa sobre comprar ou não ele. Acabei não comprando.
    Apesar de ver muitas resenhas positivas, ainda algo nele não me deu aquele tcham sabe? E pela sua resenha, acho que foi mais ou menos o que vc sentiu. A capa e a trama são lindas, mas ainda naõ será agora que vou ler! Gostei muito da sua resenha!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  57. Olá, tudo bom?

    Amo romances históricos, mas esse foi um que não me chamou a atenção. Já li livros que envolvem a linguagem das flores, mas nunca me interessei pelo assunto. Ainda assim, William e Ângela possuem características que eu odeio (egoísmo e falta de atitude), por isso sei que vai ser uma leitura difícil.

    Porém, com você acabou elogiando, darei uma chance para a obra, quem sabe eu não me cative também?

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  58. @Alane S. A. Brito
    Eu entendi, contudo demorei um pouco pra perceber pois ficou confuso de início, mas depois de se habituar é mais fácil perceber que se trata de um diário.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  59. @Andréa Fundo Falso
    Oi Andréa!
    Que bom que gostou, fico feliz. Entendo você às vezes falta aquele algo a mais pra nos convencer a iniciar a leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  60. @Wellida Danielle
    Oi Wellida, tudo bem e você?
    Bom, a ideia da autora foi muito boa mas houveram vários percalços no caminho que não possibilitaram o sucesso completo da obra, mas ainda assim é uma boa leitura pra quem gosta do gênero.
    Espero que seja uma leitura proveitosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir