Resenha: A Herdeira - Katerine Grinaldi

Publicação Independente

266 páginas

2015

Kate West era uma estudante de direito quase normal, até que completou 21 anos. Ela então começa a ter pesadelos, visões e situações bizarras e anomais passam a acontecer. A garota na verdade é uma bruxa e é herdeira de uma maldição, que ela não sabe ainda sobre o que é, apenas que precisa aceitar. Nem tudo é o que parece, mas ela está determinada a descobrir mais sobre sua herança. E descobri-la não é uma opção.

Quem me conhece ou já leu a resenha aqui no blog de Livro das Sombras (que fala sobre bruxas também, clique aqui para ler), sabe que eu não me identifico tanto com o tema. Gosto, mas parece que quase todas as histórias possuem o mesmo plot, as mesmas situações, os mesmos clichês. Portanto, eu estava com um pouco de receio com A Herdeira, porque afinal, por mais que eu só tivesse ouvido falar bem da história, tinha o pé atrás com histórias de bruxos. Fico feliz que realmente A Herdeira seja tudo o que falam por aí, porque foi uma leitura extremamente boa e agradável.

A Herdeira conta a história de Kate, que tendo completado 21 anos recentemente, passa a ter sonhos com sua avó indo em sua casa antes de morrer, há 14 anos atrás. Conforme vai tendo pesadelos, passa a sonhar com incêndios, vê fantasmas e tem visões assustadoras, mencionando uma herança.
Cheio de mistério, o primeiro volume da Saga A Herdeira parece ser principalmente, um livro introdutório ao que virá por aí. Primeiro de 3 (?), ele foca muito mais na vida de Kate antes de descobrir que ela é uma bruxa, e sobre como essas situações anormais irão afetá-la. E esse é um ponto bem positivo pra mim, porque mesmo se tratando de uma série, ao contrário de outras histórias com a mesma temática que li, A Herdeira vai caminhar com mais calma, focando mais nas relações e emoções da protagonista, conforme ela vai descobrindo sobre o mundo da bruxaria. Isso não significa que a temática não seja tratada. A bruxaria aparece a partir da metade do livro, conforme Kate vai descobrindo sobre os mistérios que a cercam. Rituais, orações e itens como grimórios e velas estão presentes na obra. Outro ponto positivo pra mim foram os ambientes em que a história se passa, principalmente as aulas de medicina legal. Sendo a protagonista e autora do livro estudantes de direito, as aulas são bem detalhadas, mostrando conhecimento sobre o assunto, e creio que deixaram as passagens ainda melhores.

“A coisa mais importante que aprendi com ela foi o amor. Vovó me fez ver que tudo na vida só dá certo se for feito com esse ingrediente mágico.”

Apesar de todos os personagens terem sua importância, alguns não aparecem com frequência, como Lola, uma das amigas da jovem bruxa. Alguns eu me surpreendia até mesmo de aparecerem, como Sofia, irmã de Gustavo, ex relacionamento aberto de Kate. Ainda assim, todos têm suas características e personalidades bem demarcadas, tornando-os facilmente identificáveis.
Por focar-se principalmente nas relações da protagonista, a amizade e o romance são um dos focos do volume. Há muitas cenas românticas e um triângulo amoroso onde não há como ficar em dúvida entre os mocinhos, Téo e Eric (sou team Eric, gente.). O mistério está presente pelo livro todo, e as dúvidas que assolam Kate nos assolam também ao longo da história, prendendo o leitor até o momento que a ação começa... para não terminar. O livro termina no ápice da história, podendo deixar o leitor frustrado, já que acaba no meio de uma cena, ou extremamente curioso para ver como vai se desenrolar e acabar isso, fazendo correr para o segundo livro (disponível na amazon).

“Quando a gente gosta de uma pessoa, sente afeto e carinho. Quando estamos apaixonados é totalmente diferente, nós não temos mais posse do nosso coração. Ele só vai funcionar perfeitamente ao lado daquela pessoa.”

Logo, A Herdeira apresenta uma história bem construída, amarrada e ágil, mostrando que Katerine Grinaldi tem muito talento e fez uma ótima estréia. Aguardo ansiosamente por A Maldição Gricem e espero conseguir lê-lo assim que possível, trazendo a resenha até vocês.

18 comentários:

  1. Olá,
    Eu estou completamente apaixonada por essa capa, sem contar que a premissa me pareceu bem intrigante. Não conhecia esse título, mas fiquei curiosa acerca do desenvolvimento. É ótimo saber que é um livro de estreia e ainda por cima de autora nacional. Desejo muito sucesso para a autora.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bom?
    Estou babando por esse livro desde a primeira vez que li a sinopse. Acho que não entenderia nada nas partes sobre direito, mas acho legal ficar por dentro, ainda mais quando o curso é tão importante na vida da protagonista :D
    Resenha Atual
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Eu dei uma para de ler histórias do gênero, porque também tinha a impressão de que todas tinham o mesmo plot, então tava de saco cheio de ler as mesmas coisas. Eu não conhecia A Herdeira, mas fiquei bem interessada, não é nada de muito inovador do que já li, mas me parece ser uma história bem escrita e construída. Se tiver a chance, lerei. haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    que bom que mesmo você não se identificando com a temática você conseguiu curtir a leitura a ponto de querer ler a continuação. Eu não curto esse tipo de leitura e quase nunca me arrisco por esses terrenos, mas acho que até leria ele, o fato de ter funcionado pra você me deu uma esperançazinha.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Já cheguei a ler algumas resenhas deste livro, e, assim como a sua, elas foram muito positivas. Mas eu não gosto muito dessa coisa de "o personagem é normal até que faz tantos anos e descobre ser não-sei-o-quê". E triângulos amorosos são outra coisa que eu não curto...haha' a pessoa amada pelos dois sempre escolhe quem eu não quero que escolha *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gosto muito de histórias ágeis e bem amarradas e fiquei bem interessada com a premissa desse livro. mas não me agradou o fato de alguns personagens ficarem de fora em algumas partes e também esse triângulo me preocupa, mas acho que posso superar isso, pois a história parece ser realmente boa.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu ainda não conhecia a série e nem a autora. Eu achei a premissa bem interessante, não muito diferente de algumas obras do gênero mas ainda assim muito instigante. Fiquei curiosa para saber um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
  8. A capa é muito bonita e eu tenho certeza que ainda não tinha ouvido falar do livro porque sei que desta capa, eu não esqueceria. Não curto triângulos amorosos, mas quero ler este aqui e saber se o conteúdo é tão lindo quanto a capa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Estou muito curiosa com esta história!
    Adoro o gênero e me anima saber que é uma série. Adorei!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Eu gostei bastante da premissa!! Nao conhecia mas fiquei mesmo muito interessado! :)

    A verdade e que gosto muito do genero e gosto assim de historias bem construidas com algum romance ((porque se centra na protagonista)... :) Espero ler em breve (vou adicionar a minha lista!) :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa e as suas considerações.
    Adoro narrativas misteriosas e bem construídas e esse me pareceu um bom exemplar. Sinceramente fiquei curiosa com tanto mistério e já anotei para ler em outra oportunidade
    Valeu a dica ;)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oiii
    Que capa linda, estou apaixonada por ela <3 <3
    então... fantasia não é um gênero que eu leia muito, mas hoje leio muito mai que antigamente (ainda que seja pouco).
    A premissa é até interessante, mas não é o tipo de livro que eu compraria na livraria por livre e espontânea vontade, entende?
    Mas sabe uma coisa que eu AMO e tem no livro? triângulos amorosos hahaha acho que devo ser a única que gosta disso rs
    beijjos

    ResponderExcluir
  13. Gosto muito de histórias de bruxas, que envolvem a história da magia em si e a descoberta da bruxa dentro de cada um de nós. Já conheço a Kate há mais de uma ano, comprei o livro dela na Bienal passada e ainda não li! Sinto que estou deixando passar um livraço! Agora, como parceira, a leitura está prevista para este mês e já estou sentindo que vou coloca-lo à frente de outras... rsrs... E que bom que vc gostou!!! bjin! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Que bom que o livro superou suas expectativas!
    Não conhecia e gostei muito da premissa dele embora não seja um hábito meu ler livros sobre bruxas, prefiro outros seres sobrenaturais.
    O fato da autora trabalhar em a história, mostrando como era a vida de Kate antes da descoberta é interessante, mas eu fico com medo de se tornar cansativo para mim caso venha a ler o livro.
    Mas enfim, um enredo bem trabalhado, triângulo amoroso (adoro), eu leria o livro com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oiii!!

    Eu AMO suas resenhas! São sempre muito bem eacritas, delicadas e muito sinceras. outra coisa que admiro é sempre conhecer novos autores por aqui.
    Não conhecia esse livro é nem a autora e saber que esse livro foi tão bem escrito e tão bem trabalhado.
    Espero que vc leia logo o próximo em breve e traga mais uma resenha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Oiii
    Amei, eu amo livros sobrenaturais (Principalmente de bruxas) e sim e meio dificil achar um que não caia no clichê e que bom que tu achou e veio aqui contar pra gente, por que agora eu quero muito ler ele, Kate parece uma personagem intrigante e quero saber mais sobre essa aventura... obrigado pela dica, vou me aproveitar dela rs
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho lido bastante livro nacional, achei a premissa muito interessante, a capa belíssima e sua resenha muito bem construída! Sem falar que a temática me agrada, adoro fantasia, coisas sobrenaturais! Dica anotada!!

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem?
    Fico feliz que tenha gostado da leitura, é sempre bom quando uma historia nos cativa. Pela sua resenha, eu vi que a historia é meio parada, focando mais na vida da Kate, e acredito que isso não iria funcionar muito bem para mim, mas de todo o jeito eu irei o colocar na minha listinha pois adoro o tema.

    ResponderExcluir