Resenha: Sobrenatural - Paige McKenzie e Alyssa Sheinmel

Editora Fábrica 231 
Tradutor: Edmundo Barreiros 
302 páginas 
2015 

Sunshine Griffith acabou de completar 16 anos e de se mudar para a chuvosa e nada amigável cidade de Ridgemont. Mas a chuva constante, a vizinhança estranha e o novo quarto rosa demais não são as únicas novidades com que ela tem que lidar: risadas e vozes vindas do nada, passos no meio da noite, portas que se fecham sozinha e a constante sensação de que ela nunca está só. Com as coisas ficando cada vez mais estranhas e perigosas para ela e sua mãe, é preciso que Sunshine encare seus maiores medos, antes que seja tarde demais.

"Mamãe estava só me provocando quando perguntou se eu me sentia segura em ficar sozinha em uma casa assombrada. Mas agora eu sei: depois que você se muda para uma, você nunca mais fica sozinha." 

Sunshine é uma garota que adora coisas antigas, especialmente roupas de brechó e os livros de Jane Austen. Entre seus pertences há uma coruja empalhada e uma pequena coleção de unicórnios de vidro que ornamentam a sua estante e que nunca permanecem na mesma posição que ela os deixou. Não é que os os objetos ganhem vida quando ela sai do quarto, nada disso. A real razão é que, simplesmente, a casa de Sunshine é mal assombrada. Sobrenatural é baseado em uma série de sucesso do YouTube que, para ser sincera, até então eu nunca tinha ouvido falar e, apesar de ter ficado bem curiosa após a leitura, ainda não a assisti e por isso não farei comparações com a mesma.


Como vocês devem ter percebido pelas minhas resenhas não sou uma leitora assídua de terror e, apesar de gostar do gênero, há muito tempo eu não lia nada nesse estilo por estar desde o início do ano viciada em romances históricos e, mais especificamente, ser um pouco medrosa. Assim sendo, Sobrenatural estava há meses parado na minha estante, aguardando pacientemente pela sua vez que, enfim, chegou. Contudo, creio que terror não seja a classificação correta para o livro como imaginei inicialmente pois apesar de, acredito eu, possuir elementos do gênero é na verdade um sobrenatural adolescente. Talvez essa minha confusão inicial com o gênero tenha acontecido por que os elementos sobrenaturais não surgem de cara e sim aos poucos, diferente das partes mais assustadoras. Revelação por revelação, vamos descobrindo junto com a protagonista a verdade por trás das assombrações.

Narrado em primeira pessoa, a escrita das autoras é fluída ao extremo, o que faz com que a leitura seja ágil e as páginas sejam passadas sem nem percebermos. O ponto de vista que acompanhamos é o da protagonista mas há alguns capítulos que são narrados por um personagem desconhecido que a acompanha constantemente e que vamos identificando conforme avançamos na leitura e juntamos as peças. Sunshine é uma personagem de que gostei muito pois ela tem uma personalidade bastante única, beirando o peculiar, e é uma adolescente igual mas ao mesmo tempo diferente das demais adolescentes dos livros sobrenaturais, talvez pelo fato dela ser mais madura e decidida sem pender pro lado da teimosia e da chatice. A relação que ela tem com a sua mãe, Katherine, fui muito bem trabalhada e é um aspecto extremamente significativo na trama.

Confesso para vocês: no início eu até evitei ler o livro à noite (sim, podem me chamar de medrosa) nem tanto pelas aparições estranhas na casa de Sunshine, mas sim pelas descrições muito bem feitas dos medos que ela sentia. Contudo, conforme avancei na leitura foi ficando impossível me segurar e, por fim, na ânsia de saber o desfecho acabei devorando o livro sem pausas.

"Fecho e aperto os olhos, forçando-me a pensar em qualquer outra coisa: Elizabeth Bennett e Fitzwilliam Darcy, Jane e o Sr.Bingle, até Lydia e o Sr.Wickham [...] mas, em vez disso, tudo o que posso ver é a garotinha de meu sonho, seu vestido escuro em farrapos pela idade, brincando de amarelinha no chão acima de mim. E outra vez escuto riso. Um riso de criança nunca me pareceu tão assustador." 

Apesar de ser o primeiro de uma série que ainda não possui informações sobre os demais livros, Sobrenatural pode ser lido sem preocupações em torno da sequência pois a trama é bem amarrada e o desfecho satisfaz as dúvidas criadas ao longo da leitura, deixando um bom gancho para a continuação. Um sobrenatural disfarçado (ou seria misturado com?) de terror, o livro de Paige e Alyssa é perfeito para quem quer uma leitura rápida, convincente e que tenha um ou dois pés fora da realidade mas sem ser mirabolante.

31 comentários:

  1. Preciso desse livro! :o AMO livros assim, mas nunca vi esse por aqui. Vou procurar inclusive a série do youtube! Adoreeeeeeeeeei!
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Quero muito ler esse livro, não sei como ainda não tinha ouvido falar dele. Gosto muito de terror, e por seus comentários, acho que poderia ser uma ótima leitura para mim. Dica mais do que anotada, e claro, adorei sua resenha!
    Boas leituras!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom???
    Nossa, eu amo essa coisa de terror e tal, apesar de ter lido poucos livros com esse conteúdo, fiquei muito interessada em ler ele. Muito legal o livro ser baseado em uma série do youtube, vou procurar ver a série logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Gente, que livro mais maravilhoso, eu precisooooooooooo ler ele. De verdade, amo esses livros de terror e já li tantos. Seus comentários positivos sobre ele me deu mais vontade ainda de ler. Amo livros com leituras fácil e leves. Saber que você gostou me deixa ainda mais animada para ler. Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desconhecia a obra, mas já fiquei bem curiosa devido ao cenário chuvoso da cidade.
    Parece bem sombrio e interessante.
    Fico feliz que trama é bem amarrada e o desfecho satisfaz as dúvidas criadas ao longo da leitura. Uma pena ainda não ter nenhuma informação sobre a continuação.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie amore...
    Adoreiiii o enredo... muito interessante essa mistura que a autora fez.
    Já estou curiosa pra ler o livro.
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Nossa, eu sou a louca do terror e quando comecei a ler sua resenha pensei: WOW, um livro de terror, mas não achei bem isso. Acho que está mais para um sobrenatural, como você disse. Ainda assim, fiquei interessada na leitura, pois achei a premissa e ambientação muito interessante.
    Adorei sua resenha e anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá também não conhecia essa série do youtube mas com certeza vou pesquisar mais sobre ela pois gostei muito do enredo e ao contrário de você terror é um dos meus gêneros favoritos. Gostei de saber que a autora soube descrever muito bem os detalhes das sensações de medo da protagonista o que com toda a certeza nos conecta mais ainda com a história e com as sensações. Adorei o quarto de Sunshine cheio de coisas antigas e quero saber mais do enredo e das oisas que acontecem em sua casa. Dica master anotada, o que me deixa chateaqda e saber que os outros livros ainda não foram lançados pois quando eu ler se gostar vou ficar muito ansiosa para saber a continuação. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Nossa, eu já tinha visto esse livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha sobre a obra! Achei bem legal, mesmo s é tratado de série (que estou tentando evitar) gostei de saber que não devo me preocupar muito com a sequência. Adorei o trabalho dessa capa, adoro livros com essa pegada de terror. Até mais vê amore
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Nossa, que livro interessante! E ainda por cima é uma série! Adoro séries! Sempre acho que elementos sobrenaturais enriquecem a leitura e cativam mais o leitor. Espero não me decepcionar com esse livro!
    Abraços, Helô

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas, ainda que tenha um final bem amarrado e sem pontas soltas, eu tenho receio em continuar. Isto porque neste momento estou a acompanhar varias series e sagas e pretendo terminar algumas primeiro :)

    Que bom que gostaste e eu adoro sobrenatural também :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia o livro e muito menos a série no youtube, mas simplesmente amei a premissa! Adoro histórias de terror e sou muito medrosa também, não leria isso a noite mas nem hahaha Mas achei muito interessante que não foca só no terror e trabalha também os relacionamentos das personagens.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Ainda não li o livro, nem o adquiri ainda, mas ele esta na minha meta de leitura a bastante tempo. Acho a capa dele linda e sempre achei que fosse mais terror. Bom, achei a sua resenha ótima e bem esclarecedora, e ela só me deixou mais intrigada com a obra haha

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu amo o gênero terror e fico feliz por você ter saído de sua zona de conforto, apesar dos medos. Apesar de ser um dos meus gêneros preferidos, também sou um pouco medrosa e ficaria um pouco perturbada ao ler à noite também, especialmente quando coisas estranhas como objetos se mexendo sozinhos acontecem. Me parece ser um livro incrível! Não sabia sobre a série do youtube e darei uma olhada para saber mais.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Eu até gosto de terror mais é um genero muito dificil pelo menos para mim ou você sente medo ou não senti não deve ter meio termo uma vez eu li um livro que quando eu fechava o olho eu via o gato no canto do meu quarto resultado uma semana sem dormir direito até esquecer terror para mim tem que ser assim.
    Adorei sua resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  16. Oi Larissa,
    Eu sei bem o que é isso de evitar ler um livro a noite por medo. Já tive essa experiência. rsrsrsrs
    Com certeza se eu ler esse livro ficarei com medo, mas a premissa é interessante e me deu vontade de ler.
    Não sabia que que era uma série no YT, realmente nunca ouvi falar. Acho que vou dar uma pesquisada.
    A pessoa pode ter medo, mas a curiosidade é mais forte. kkkkk

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia esse livro, mas a capa me chamou a atenção de imediato. Parece ser um pouquinho clichê, e pelo que você disse, não parece focar muito no terror. Eu não costumo ler muito o gênero, assim como você, mas os que eu leio, gosto que sejam bem focados. Ainda assim, acho que essa leitura me agradaria bastante.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adoro esse gênero, mas confesso a você que também sou muito medrosa, porque sei que é tudo verdade. AHAHAHAH.
    Apesar do medo, fiquei muito curiosa para ler o livro. A sua resenha ficou maravilhosa e instigante, me deixou muito interessada em ler o mesmo.

    http://www.mergulhares.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiiii,
    Eu vi esse livro em um evento que fui da Rocco e não sei porque ele não chamou minha atenção, apesar de não ser o gênero que costumo ler fiquei interessada pela ideia de que ele foi baseado em uma serie do youtube.
    Gostei da sua resenha e consegui perceber os pontos em que a história te prendeu e te fascinou, mas ainda não tenho coragem suficiente para ler ele kkkkkkk

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Confesso que sou medrosa ao extremo, então não leria esse livro com uma pegada meio de terror, meio sobrenatural. Curti muito esse livro ser baseado em uma série do Youtube, tipo aquele livro O diário de Lizzie Bennet! rs Enfim! Adorei sua resenha e saber que o livro te prendeu ao ponto de superar o medo e lê-lo a noite, mas, por enquanto eu passo a sugestão (por medo haha).

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  21. Amo terror.
    Mas, assim como você, sou bastante medrosa. Me arrisco para logo depois nem conseguir dormir direito.
    Gostei bastante da sinopse e sua resenha está muito bem detalhada. Como sempre.
    Acho que eu me arriscaria sim a ler esse livro, ainda mais depois que você disse que não chega a ser tão terror assim.
    Mas será que também não ficarei assustada com a descrição?
    Só lendo pra saber.
    Beijos, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas tenho que te confessar que talvez eu não o leria porque não faz muito o meu estilo, sou mais de romances, romances históricos, chick lits, new adult então provavelmente esse livro não me conquistaria.
    Mas adorei a resenha, muito bem escrita por sinal.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ual, que maravilhoso, fiquei louca para ler esse livro,leio mais terror adulto, mais pesado, nunca tinha visto uma adolescente e quero muito conferir e pela sua resenha ele parece ser muito bom.
    a única coisa que não gostei foi da capa, achei confusa demais, fiquei alguns minutos para ela tentando entender kkk

    ResponderExcluir
  24. Olá
    A capa é linda e a premissa de tirar o fôlego, mas a sua leitora aqui é muito medrosa para ler livros desse gênero a premissa realmente me chamou muita atenção algo que até me desperta uma vontade de ler e saber mais o que está acontecendo com a garota, mas eu sou bem medrosa e sei que abandonaria a leitura no meio.O livro parece prender oo leitoroi a leitura parece ser bem fluida.Adorei sua resenha , beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas a premissa é interessante. Fiz uma promessa para mim mesma de ler mais gêneros diferentes ano que vem e sobrenatural/terror/suspense está na lista, talvez coloque essa obra nela. Gosto de leituras fluídas e acho que seria uma boa pedida para iniciar leituras do tipo. Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi, acho que isso que você citou do livro não parecer muito mirabolante é um fator crucial para um livro sobrenatural. Alguma vezes fica um terror tão bobo que dá preguiça. Eu não sou muito fã do gênero mas essa capa e a sinopse me chamaram muito a atenção. Sem contar a resenha, claro. Ainda bem que o livro terminou com as questões respondidas né? Imagine que agonia seria esperar pela sequência com dúvidas a respeito da trama...
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oiee ^^
    Eu não sabia que esse livro fazia parte de uma série. Bom, eu não gosto nem do gênero terror (evito o máximo possível ~pessoa medrosa~) e nem de sobrenatural, então é um livro que eu não lerei tão cedo, não importando o quanto falem bem dele...haha' Quem sabe um dia...
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  28. Oii,
    Eu te entendo por tentar não ler o livro à noite haha
    Não sou nada fã de livros e filmes de terror, no máximo um suspense com alguns suspenses hehe
    Mas a história pareceu ser bem interessante. Quem sabe com todas as luzes da casa acesas? haha
    beijos

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro e confesso que nem imaginava que era uma série do youtube!!! Apesar de gostar de livros de terror ou suspense, não me interessei muito por este. De qualquer forma, valeu pela dica, que vou repassar para alguns amigos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Lari! Faz tempo que estou de olho nesse livro. Amei sua resenha, ela me estimulou a colocá-lo definitivamente na lista de leitura!

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu não sou muito fã de livros de terror. Mas as vezes a gente deixa de ler o livro por uma classificação errada. Se não lesse a sua resenha não leria o livro de jeito nenhum. A história parece ser bem interessante e deixar muito suspense no ar. Se tiver oportunidade vou ler o livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir