Resenha: Aos Olhos de Zoe - Camila Pelegrini

Editora Coerência
392 páginas
2016

Aos Olhos de Zoe é narrado pela cachorrinha Zoe, encontrada por Melissa algumas horas antes do ano novo. Resgatada pela nova dona e disposta a retribuir todo o amor e dedicação que recebe, a cadelinha vai narrar a vida de ambas, enquanto Melissa sofre por um amor, conhece outro, engata em sua vida profissional... Sem nunca deixar Zoe de lado. É uma história de amor e cumplicidade, sobre as chances que a vida dá, em volta de um humano e seu cachorro.

A história me ganhou mesmo em sua simplicidade. Pelo olhar de um cãozinho, o leitor acompanha o dia a dia de Melissa pelos detalhes mais simples, coisa que me fez sentir mais conexão e apego com os personagens. Todas as situações vividas por Melissa são coisas reais e comuns a inúmeras pessoas, com o acréscimo de uma cadelinha questionadora, que ama e protege a dona, ao mesmo tempo que não entende muito sobre os humanos.

Aos Olhos de Zoe me fez – como diria a própria Zoe – transbordar. A escrita e narrativa de Camila Pelegrini transborda amor e sensibilidade. Escrito de forma simples, mas de forma muito sublime, é repleto de passagens bonitas e questões para se refletir, sendo uma obra para ser sentida, onde um milhão de sentimentos afloraram em minha mente. As situações vividas por Melissa e narradas por Zoe me fizeram sorrir, rir, sentir raiva, chorar e acima de tudo, me sentir extremamente agradecida pelas pequenas coisas.

“Entendi, então, de uma estranha e canina forma, o medo de Melissa. Não era justo privar-me de rolar na terra por receio de um possível banho que poderia nem se realizar. E mesmo que acontecesse, sei que ele não poderia roubar de mim os bons momentos que teriam me levado até ele. Entendi também que a vida é feita de sol e de chuva, e que cada um deles tem sua importância singular. Além disso, somente a presença de ambos poderia resultar em um arco-íris."

É impossível não simpatizar com quase todos os personagens. Os únicos que não simpatizei, já são “criados” para nos irritar, então não é um ponto negativo, já que têm essa finalidade. É impossível não se encantar com Melissa, se apaixonar por Gabriel, se animar com Felipe ou querer a astúcia de Alegra. Como Zoe foi a protagonista dessa resenha, creio ser desnecessário mencionar o quanto gostei dela. Nica, entretanto, me fez ter dúvidas. Ela parecia mais uma gatinha – se fôssemos tratar de esteriótipos animais – do que uma cadelinha, então sua personalidade foi uma boa surpresa pra mim. Pelegrini criou personalidades que casam muito bem com o teor do livro, onde os personagens mais engraçados também possuem alto grau de sensibilidade.

Pelegrini soube muito bem retratar a mente de um cãozinho. Zoe é muito sábia, é verdade, mas possui principalmente a pureza e lealdade características. A cadelinha fez o clima do livro ser extremamente leve, mesmo nas partes mais tensas. As coisas que ela apronta, como comer um sutiã, me fez dar muitas risadas. Algo que também gostei bastante é que ela conta a história da vida dela com Melissa para filhotinhos de cachorros, que não sabemos de onde sairam até o fim do livro, mas o leitor é o verdadeiro filhotinho da história. Além disso, por ter uma história realmente contada, há muitas passagens onde Zoe nos prepara para as cenas que se seguirão, mas sem especificar o que exatamente ocorreria, o que me deixou animada até as últimas linhas. Para acrescentar, há muitos diálogos na história. Creio que se fossem poucos, seria um provável ponto negativo, porque apesar de o nome ser “Aos Olhos de Zoe”, creio que os diálogos ajudaram a ilustrar perfeitamente a história.

Como é de praxe, aviso que o final é lindo, feliz e triste ao mesmo tempo. É aconselhável ler o livro com uma caixinha de lenços do lado.
Finalizo recomendando a obra de Camila Pelegrini pra todo mundo. Pra quem tem cãozinho, gatinho, hamster, pra quem não tem nenhum bichinho. Seja criança, jovem ou adulto, Aos Olhos de Zoe pode ser lido de coração por qualquer pessoa, e basta as primeiras 50 páginas para ser arrebatado pela jovem cadelinha que reencontrou o amor nos braços de uma humana que lhe deu uma chance. Leiam e se emocionem, pois vai amolecer os corações mais frios.

4 comentários:

  1. Conheço o trabalho da autora pelo livro "Sombras do medo" e gostei muito da escrita dela. Achei muito interessante o livro ser narrado pela cachorrinha, deve ser bem diferente do que estou acostumada a ler. Gostei da premissa :D

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!

    Parece mesmo ser um livro bonito, mas é bom saber que vou precisar de lencinhos rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Xará! Obrigada pro essa resenha mais incrível <3 vc captou a essência da história: a simplicidade e a pureza que existem no amor. Amei mt <3

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é encantador. A simplicidade do olhar da Zoe, suas trapalhadas, a forma calma de Mel agir em todas essas situações... É tudo magnífico.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir