[Especial] Tag Outubro Rosa


Ei, pessoinhas, tudo bem com vocês?
Recentemente falamos por aqui sobre alguns meses do ano que são usados como meio de conscientização para alguma causa e fizemos um pequeno especial sobre o Setembro Amarelo, que é dedicado à prevenção do suicídio. Agora estamos em outubro, mês das crianças e da campanha em prol do câncer de mama, uma doença que atinge milhões de mulheres e alguns homens no mundo todo. Mas pera aí, homens!? Sim, homens. Assim como as mulheres os homens também possuem tecido mamário, ainda que o mesmo não se desenvolva durante a puberdade como em nós, mulheres, e portanto também são passíveis, ainda que em uma escala muito menor (apenas 1% no total de casos da doença), de serem acometidos pelo câncer de mama. Mas como as mulheres são as mais atingidas pela doença, espero que não se importem que eu me refira a elas majoritariamente, ainda que as dicas de prevenção também sejam válidas para os homens.

O Outubro Rosa é uma campanha que visa alertar sobre o câncer de mama e divulgar a necessidade e a importância do auto exame para mulheres de todas as idades e da mamografia a partir dos 40 anos. O aparecimento da doença antes dos 35 anos é raro, mas pode acontecer. Por isso o auto exame é altamente recomendado, pois com ele você pode notar possíveis diferenças que podem ser indicações da doença (caroços, dores, sangramentos, etc) e, assim, procurar por ajuda médica.



Alguns dados sobre o câncer de mama:


  • A estimativa do INCA (Instituto do Câncer) é de 52.960 novos casos em 2016
  • Só em 2013 ocorreram 14.388 mortes em decorrência do câncer de mama, sendo 181 de homens e 14.206 de mulheres



Passeando pelos blogs da vida encontrei uma tag muito criativa e bem simples que foi criada pelo Psicologia para Curiosos relacionando livros à data e, tomando a liberdade, decidi uní-la ao post que já pretendia fazer sobre a campanha. Vamos às perguntas?

• Campanha: um livro que você indica para todos

Não escondo de ninguém que A Voz do Arqueiro da Mia Sheridan é um dos meus livros favoritos. De uma sensibilidade ímpar, o romance que pertence à série Signos do Amor me arrebatou desde as primeiras páginas.


• Prevenção: um livro que você previne as pessoas indicando elas a não lerem

Não gosto de dizer para as pessoas não lerem determinado livro pois uma história que não me agradou pode agradar a outros e eu as estaria privando de uma leitura que poderia ser agradável, mas como sou sempre sincera acerca das minhas leituras vocês podem encontrar aqui no blog algumas obras que eu li e receberam uma nota baixa, é só darem uma olhada no nosso arquivo de resenhas. 😃

• Câncer de mama: um livro com um personagem que devemos ter cuidado

Pensei, pensei e pensei mais um pouco as não consegui lembrar de nenhum personagem que se encaixe nessa questão. :(

• Dia Mundial: um livro que TODO MUNDO ama

Pensei em vários títulos, mas a unanimidade maior foi o aclamado Harry Potter. Claro que nem todos amam ou são fãs da série, eu mesma não me considero uma, mas é inegável a legião de fãs que ela tem.

• Rosa: um livro de capa rosa

Assim como na questão anterior pensei em vários, mas aí olhei para a pilha de livros existente na minha mesa de cabeceira e pensei "Caramba, tem capa mais rosa do que essa!?". Logo mais teremos resenha do título aqui no blog. :3


  • Auto-exame: um livro que você descobriu sozinho e foi bom


Essa pergunta foi muito difícil de responder pois não há muitos livros que eu tenha descoberto realmente sozinha, mas acabei me lembrando de uma série que li quando estava terminando o ensino fundamental: Arthur e os Minimoys, uma série infanto-juvenil, composta por quatro livros e a encontrei na biblioteca da escola em que estudava na época. Não lembro da trama com detalhes, mas amei os livros quando os li e até hoje penso neles com nostalgia e carinho.


• Médico: um livro que todo mundo deveria ler

Algo de Infinito. É muito difícil falar desse livro e do tanto que ele me emocionou, só sei que a autora é um talento nato e que PRECISA ser descoberta pelo mundo.



  • Luta: um livro difícil de terminar


Grey, a versão de Christian Grey de Cinquenta Tons de Cinza, foi um livro muito maçante e repetitivo e, por isso, foi difícil terminá-lo.


• Peito: um livro que tem um lugar especial no seu coração

Um livro pelo qual tenho um carinho especial é Crepúsculo, de Stephanie Meyer, que li quando tinha lá meus 14 ou 15 anos e que me apresentou o maravilhoso mundo dos crushes literários e cinematográficos, além de me fazer virar fã de histórias de vampiros (olá Anne Rice!). Se fosse hoje creio que a saga não teria tanta força sobre mim quanto teve quando a li pela primeira vez, mas isso não diminui o saudosismo que sinto toda vez que penso nela.
Leia a resenha de Vida e Morte, releitura de Crepúsculo feita em comemoração pelos 10 anos de lançamento.

• Risco: um livro que você tem medo de ler

Acho que eu já disse para vocês em algum momento que sou uma pessoa medrosa e por isso acabo fugindo dos livros de terror, apesar de gostar do gênero, e - abrindo o meu coração e contando um segredo pra vocês (por favor, não espalhem D:) - um adendo que piora essa situação é que tenho fobia de palhaços. Tenho muita vontade de ler It - A Coisa do Stephen King, até mesmo como um desafio pessoal, mas acho muito difícil que isso vá acontecer.


• Conscientização: tagueie outras pessoas

Decidi não taguear ninguém pois a conscientização é algo que deve ser estendido a todos, afinal o seu objetivo é alcançar o maior número de pessoas. Por isso, se você gostou da tag faça também, vou adorar ler as suas respostas e ver você entrando nessa campanha.

Nos sites do INCASou Rosa e Azul - que é um projeto do SESC- e do Outubro Rosa você encontra as informações usadas neste post e muitas outras.

Lembrando que a campanha ocorre com maior força no mês de outubro, mas que a conscientização e a prevenção devem estar presentes o ano inteiro. <3

24 comentários:

  1. Oi, Larissa!

    Amei o post e a iniciativa! Realmente o câncer está ''dominando'', mas com prevenções, cuidados, podemos vencê-lo. Infelizmente, no ano passado, perdi minha mãe para essa doença... mal sabíamos que uma simples dorzinha em seu peito poderia ter causado seu falecimento logo no dia do aniversário do meu irmão... Esse simples fato acaba com qualquer um, não é?
    Particularmente eu procuro conscientizar as pessoas ao meu redor com essa informação. Já fiz um seminário na minha sala de aula tentando conscientizar a todos meus colegas a se cuidarem.
    Sua TAG ficou uma graça, amei suas respostas, parabéns!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle!
      Sinto muito pela sua perda. Sei que palavra nenhuma irá confortar a falta que a sua mãe deve fazer, mas espero de coração que você e sua família consigam seguir em frente e guardar as boas lembranças dos momentos que viveram com ela. Sua atitude de tentar conscientizar todos ao seu redor é linda e tenho certeza de que faz muita diferença, por isso não deixe de continuar fazendo isso.
      Fico feliz que tenha gostado da tag. Desejo o mesmo sucesso pra você.
      Beijos!

      Excluir
  2. Gostei da tag e da conscientização que traz de fazer um auto exame para a prevenção e descoberta de um possível do câncer de mama, que causa a morte de muitas mulheres.

    Dos livros que você escolheu só li Harry Potter (que tenho que concordar com você: Todo mundo ama <3) e Crepúsculo, que eu li há um bom tempo e lembro que na época gostei muito. Não sei se ainda gostaria da leitura, por isso não releio, melhor ficar com a lembrança boa :)

    Abs e parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Larissa, seu blog é muito fofo!!!
    Então, achei a postagem uma belezura só, falar sobre câncer de mama não é modinha, precisamos falar sim e sempre.
    Agora fazer uma TAG como essa foi genial. Adorei!
    Dos livros que você escolheu eu me identifiquei com Harry Potter, claro, amo a série. E com Grey, gostei tanto que nem terminei, abandonei o livro e olha, desde que me lembro por gente nunca fui de abandonar um livro, posso contar nos dedos de uma mão... Pois é, dito isso vou fazer a TAG no meu blog assim que colocar algumas resenhas em dia, meu blog andou parado e estou cheia de ideias...rsrs
    Obrigada pela postagem, muito bacana mesmo!
    Beijão!
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2016/10/resenha-historia-de-nos-dois-dani-atkins.html

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa!
    Parabéns pela postagem! Essa campanha é tão importante, a prevenção é tudo!
    Não li nenhum os livros que você mencionou, mas A Voz do Arqueiro está na minha lista de desejados.

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tag perfeita!!!
    Me identifiquei com várias das suas respostas. Acredita que comecei a ler Harry Potter apenas agora??? Quanto tempo perdido. Mas já me encaixo nas pessoas que amam a série. Também amo A Voz do Arqueiro e nunca esquecerei o Archer.Acho que este livro merecia ser mais divulgado.
    Adorei a tag.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Larissa,
    Achei muito boa essa tag relacionada com a campanha outubro rosa. É de suma importância a conscientização dessa causa. Eu desconhecia o fato dos homens correrem o risco, apesar da possibilidade mínima! Todo cuidado é pouco e nós mulheres precisamos ficar atentas a qualquer indício. Ontem assisti um filme sobre o assunto. Quanto aos livros em questão, quem leu o Harry Potter foi meu filho. Eu assisti apenas um dos filmes. Fiquei com vontade de ler "Algo de infinito", adoro histórias emocionantes!
    Beijos,

    Cidália (Contos da cabana)

    ResponderExcluir
  7. Olá, Larissa,
    Achei muito boa essa tag relacionada com a campanha outubro rosa. É de suma importância a conscientização dessa causa. Eu desconhecia o fato dos homens correrem o risco, apesar da possibilidade mínima! Todo cuidado é pouco e nós mulheres precisamos ficar atentas a qualquer indício. Ontem assisti um filme sobre o assunto. Quanto aos livros em questão, quem leu o Harry Potter foi meu filho. Eu assisti apenas um dos filmes. Fiquei com vontade de ler "Algo de infinito", adoro histórias emocionantes!
    Beijos,

    Cidália (Contos da cabana)

    ResponderExcluir
  8. Acho extremamente importante tags como essa, pois além de trazer algo sobre os livros, ela traz consciência e prevenção. Mais posts como esse deveriam ser feitos. Sobre os livros, sim Harry Potter é impossível não amar. Não achei grey difícil, acho que amo tanto os personagens que só queria mais rsrs Ahh e acredita que a voz do Arqueiro não funcionou para mim? Acho que de tanto as pessoas falarem eu esperava mais :(. Amei suas respostas. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei a tag, principalmente pela conscientização da causa.
    Sabe que a maioria das críticas que li sobre Grey, todo mundo disse que é uma leitura cansativa, isso não me anima nem um pouco a ler, apesar de adorar a trilogia.
    Adorei a capa de Algo de infinito, fiquei curiosa para conhecer mais sobre a história.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Larissa!
    Acho muito importantes posts como esse e os do Setembro Amarelo. Além da TAG que é muito interessante, as informações que você passou nem sempre são de conhecimento de todos e são muitíssimo importante.
    Em relação às suas respostas... Realmente é meio difícil achar alguém que odeia HP - pode até não curtir muito, mas a grande maioria AMA, inclusive eu, rsrs. Minha série favorita!
    Meu irmão leu Arthur por causa dos filmes (que são bem fofos) e gostou bastante.
    Crepúsculo para mim não funciona. Não gosto da história e não tenho muita vontade de lê-los.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/literatura-brasileira-de-verdade-trama.html

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Essa campanha é muito incrível não é mesmo? E a idéia da Tag eu achei super fantástica, afinal, só concientisa mais gente não é? Enfim,,dos que você citou eu confesso que não li nenhum deles, mas quero muito ler It, que sem dúvidas é um livro difícil de começar kk, mas em contrapartida estou louco para ver a nova adaptação para cinemada obra. Até mais vê
    Bjk

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Que tag interessante, não a conhecia e adorei as suas respostas. Meu Deus, de fato um livro que todo mundo ama é o HP. Crepúsculo também tem um lugar especial em nosso coração e acho que não leria Grey ou teria muita dificuldade para terminar

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    A voz do Arqueiro é lindo! Esse livro é maravilhoso, e gostei bastante da história e narrativa.
    Adorei essa tag, pois mostra a importancia do outubro rosa. Gostei bastante.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Amei a tag, e nunca tinha visto antes. Além de ser extremamente importante a conscientização, unir isso a livros é melhor ainda. Dessa sua lista eu não conheço muitos. Mas do que você citou um que nem passa de longe ler é do Grey. Nossa, eu odiei 50 tons, então nem passa na minha cabeça ler qualquer outra coisa que tenha alguma ligação com ele.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  15. Eu não consigo entender quem conseguiu terminar 50 tons (nada contra mas a história até tem um algo a mais porém a narrativa não prende por causa das várias repetições de falas/poses/jeitos/manias) e ainda leu o Grey e quer os outros dois também? é algo que eu não entendo... então mesmo sem ler acho que daria a mesma resposta nessa questão.
    Não chego a ter fobia de palhaços, os bonitinhos de festa de criança não me incomodam, mas não tem coisa que dá mais medo do que palhaços... Em supernatural (serie) tem uns episódios que eu até assisti, mas fiquei sem dormir e não vi novamente embora já tenha assistido aos episódios muitas vezes...rs
    Super curiosa com Puro Extase e A voz do Arqueiro é muito amor *-*
    Tanto que ainda não consegui escrever minha resenha... É um dos meus queridinhos na estante!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Que tag mais linda!!!! <3
    Conscientização é tudo! Parabéns!!
    Não tenha medo de ler IT!!! Stephen King é só amor!!! huahuauhauha
    Como já acabou outubro, vou deixar passar essa tag com muito pesar no coração, porque eu AMEI!!
    bejinhos!!

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Larissa,
    Adoro essa TAG e as associações que são feitas. Tenho curiosidade em ler A Voz do Arqueiro, pois o livro parece ser muito bom para ser tão indicado assim. Também não gosto de não indicar livros, acho que todos merecem ser lidos e, se uma história não foi boa para mim, pode ser para outro.
    Ai, Crepúsculo no coração para sempre ♥
    Preciso ler IT, mas confesso também tenho medo rs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu adoro a tag, é muito legal, acho que postei ano passado mas esse ano acabei não postando, esqueci infelizmente, adorei ver por aqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Que tag incrível! Trata sobre o tema, divulga a campanha e ainda se diverte com a tag.
    Aaah, também tenho um amor enorme por Crepúsculo por conta de ter sido ele a me apresentar o mundo literário como um "lugar" maravilhosoooo!
    Ah, eu PRECISO ler A Voz do Arqueiro, parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  20. Oi Larissa, não tinha visto a tag ainda, e achei as perguntas bem condizentes. Uma ideia muito boa para divulgar a doença e ainda conhecermos um pouco mais sobre quem responde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, Larissa!
    Não conhecia a tag e achei interessante. Li alguns dos livros que você citou e tenho vontade de ler Grey, mas ainda não tive coragem por medo de não gostar porque costumo não curtir tanto narrativas retidas. Parabéns pela iniciativa e pelo post!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu adoro essas campanhas de conscientização e fico muito feliz quando vejo blogs aderindo à campanha. Eu achei essa tag super interessante!
    Desses livros, o que mais despertou o meu interesse foi Algo de Infinito, pois ainda não o conhecia e acho que eu realmente deveria tê-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Sua TAG foi bem legal e original, as vezes queremos ate responder, mas dependendo fica tão dificil responder né, mas algumas indicações anotei, quanto a conscientização de fato seu post fez um otimo trabalho, Parabéns!!!

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir