Resenha: A Guardiã de Histórias - Victoria Schwab

Editora Bertrand
Tradutor: Daniel Estill
322 páginas
2016

Mackenzie Bishop é uma guardiã de Histórias. As Histórias ficam todas em Arquivos, onde são cuidadas por Bibliotecários. Quando as pessoas morrem, suas Histórias são armazenadas, mas às vezes, elas podem se desgarrar – acordarem – e tentarem o caminho pra casa; o mundo real. E o trabalho de Mackenzie é impedir que alcancem o objetivo, precisando usar argumentos verbais ou físicos para retornar as Histórias que conseguem fugir do Arquivo e vão para os Estreitos. Entretanto, cada vez mais Histórias estão acordando, e ao que tudo indica, de forma proposital. Mackenzie agora precisa descobrir o que está acontecendo e o que – ou quem – está causando isso.

“- Ah, você vai. Vai estragar tudo, vai cometer erros, vai quebrar coisas. Algumas, vai conseguir consertar, e outras serão perdidas. […] Mas só há uma coisa que você pode fazer por mim.
- O que é?
- Continuar viva por tempo bastante para estragar tudo de novo."
 
A primeira coisa que tenho que mencionar, e não é algo que deva ser levado como crítica/parte da resenha, é que a confusão entre arquivos e bibliotecas me deixou bem incomodada. O nome da série é The Archive, mas creio que poderia muito bem continuar como arquivo. São áreas semelhantes, mas bem diferentes ao mesmo tempo, e ver essa mistura foi bem confuso. Se é um arquivo, e pode mesmo ser um arquivo, eles deveriam ser arquivistas, não bibliotecários. Peço desculpas pelo “desabafo” e sei que provavelmente já é assim na versão original. Vamos para a resenha, em si hehe.

Schwab tem muita criatividade. Não só sua história é extremamente original (afinal, você já viu a morte ser tratada como um livro a ser lido?), como o universo criado é completo, bem desenvolvido, bem amarrado e repleto de detalhes. Com esses muitos detalhes, não é muito difícil se esquecer alguns termos criados para descrever ou o que eles significam, mas é fácil se encontrar na história. A escrita da autora é simples, o que faz com que a leitura não seja muito densa, equilibrando muito bem escrita e o tom da história, que é mais sombrio.
Apesar dos pontos citados, não foi um livro que realmente senti conexão. Sabe o livro que você sabe que é bom, tem pontos positivos, mas você não se apega? Então.
Algumas cenas eram clichês, outras me faziam revirar os olhos, outras foram um pouco desnecessárias.

Creio que grande parte da minha não-conexão com o livro se deva aos personagens. Roland foi de longe o melhor personagem, carismático, inteligente e de fato contribuindo com algo. Gostei muito de Wesley também, por ser um mocinho fora do comum, com seu delineador e aparência diferenciada. Contudo, ele foi pouco explorado, e poderia ter ganhado bem mais cenas para que fosse possível compreendê-lo totalmente.
Entretanto, a protagonista, Mackenzie, não tem muita personalidade e atitude, e por mais que haja muitas cenas de ação, não fui convencida por suas decisões, muitas delas sem sentido.

A trama ainda é interligada, mas não é complicado adivinhar algumas coisas que estão acontecendo. Outras foram grandes surpresas, então fiquei impressionada.
Mesmo sendo uma trilogia, A Guardiã de Histórias não acaba no meio de uma cena, e o gancho para o próximo volume é sútil e quase inexistente. Ou seja, o primeiro volume tem uma história fechada, contando tudo aquilo que se propôs.
A obra não entra pra minha lista de melhores do ano, mas é uma boa história, com um tema já sobrepujado, mas que ganha novos ares com a história de Victoria Schwab.

Sobre a trilogia:
O Arquivo possui 3 livros: A Guardiã de Histórias, The Unbound e The Returned. O terceiro livro não tem previsão de lançamento no Exterior. O segundo livro não possui previsão de lançamento aqui no Brasil ainda.

15 comentários:

  1. Olá.
    Primeiro... antes de tudo eu preciso elogiar o layout do blog, amei tanto que não dá vontade nem de ir embora hahahhaha.
    Esse livro foi resenhado no meu blog por uma das minhas resenhista, mas parece que infelizmente não foi um livro que agradou a geral né.
    Realmente personagens fazem muita diferença, e quando não conseguimos nos conectar é algo que deixa a leitura a desejar, mas adorei sua resenha, parabéns pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  2. Não consigo ler livros que pertençam a trilogia ou série e não tenham previsão de continuação no Brasil, acabo me perdendo, ficando curioso com o que acontecerá nos próximos livros e com o tempo acabo me esquecendo da história, sei que o livro é bom ou ruim , mas não consigo lembrar de detalhes do livro...

    Ps.: Um dos blogs mais lindos que já vi!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Esse livro me deixa bem curiosa, gosto dessa premissa de a vida das pessoas se tornarem História, me sinto até importantes XD, e existir esses guardiões, nossa deve ser algo muito fascinante eu acho que gostaria de ser uma Guardiã, mas quanto a séries eu prefiro que já tenha um bom número de livros para começar a ler, ando sem paciência com séries também.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu soube desse livro no evento do Mochilão da Record e pelos comentários eu tinha achado o livro interessante. Bem, todas histórias tem seus pós e contras, faz parte, ainda quero ler edse livro pra satisfazer minha curiosidade kkkk'
    Adorei sua resenha!
    E outra coisa: Amei seu blog, já estou seguindo! <3
    Esse layout tá tão fofo *-*

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que essa é a primeira resenha que leio e que alguém fala de não se conectou muito com a trama. Normalmente tenho lido só maravilhas... rs... Independente do que estão dizendo achei a proposta do enredo bem original ede cara já leria esse livro.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Oiii Camila, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, mas fiquei apaixonada pela sua resenha, gostei da sua empolgação e vou indicar para algumas amigas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu fiquei bem curiosa quando lançou, parece ser muito legal e adorei a capa mas ando fugindo de leitura fantasiosa e de novas compras ja que tenho muitos para ler hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ola Camila lindona a premissa em si é bem interessante, foi uma pena não sentir aquela conexão com o livro, o que faz que a leitura se arraste, no momento vou deixar a dica passar quem sabe em outro momento eu tente ler. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Camila. É horrível quando estamos lendo um livro e não sentimos conexão com a história, tem vezes que acaba se tornando uma leitura chata ou obrigatória, apenas para não abandonar o livro.
    Realmente a ideia do livro é bem original, e isso que me chamou a atenção nele. Leria o livro para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, sei bem como é não conseguir se conectar com a história. A principio eu gostei da história, mas ver você falando alguns pontos negativos me desanimou um pouco. Mas é aquilo né, temos que tirar nossas próprias conclusões. Assim que puder darei uma chance para o primeiro livro.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila... é realmente muito ruim quando acontece essa coisa de não se conectar com a história. Confesso que eu to muito curiosa para ler esse livro desde que eu vi o seu lançamento, fiqeui meio assim com a sua resenha, mas acho que leria o livro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Ooi!
    Gostei bastante da premissa dele! Confesso que sua opinião me desanimou um pocuo, mas pretendo dar uma chance.
    Que pena que não gostou tanto, é bem chato quando o livro não consegue fazer o leitor se envolver por completo...

    ResponderExcluir
  13. Essa é a segunda resenha que vejo desse livro e já sei que quero ler muito! Que premissa diferente e instigante, adorei essa ideia de arquivos e tal, parece uma história que nos faz mergulhar de cabeça! Sua resenha ficou incrível, aliás!

    ResponderExcluir
  14. Entendo seu problema de não ter se conectado direito com a história, já passei por isso, ler um livro que achava até inovador e atraente mas que eu tinha problemas com a protagonista. Quando eu não curto um protagonista, dificilmente gosto de um enredo, acho que não leria.

    ResponderExcluir
  15. Camila, tudo bem?

    Conheci esse livro no Mochilão e morri de vontade de ler. Depois, quando as resenhas começaram a surgir (muitos falando como você, livro OK, mas apenas isso) confesso que dei uma desanimada. Ele tá aqui, vou ler, mas acabo sempre passando outros que despertam aquela urgência no coração, sabe?

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir