Resenha: O Amor nos Tempos de #Likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

Editora Galera Record
270 páginas
2016

Os tempos mudaram mas e o amor? Ah esse com certeza ainda dá frio na barriga e faz os jovens cometerem loucuras em seu nome, não é? Em "O Amor nos Tempos de #Likes" quatro booktubers se uniram para criar suas versões de romances da era digital baseados em três histórias da literatura. Uma famosa youtuber que tem medo do amor, um inesperado casal que se une graças à um encontro às escuras e dois rapazes apaixonados por livros que tentam entender quem são e o que querem da vida e um do outro te esperam nesse livro de contos.
"As pessoas podem amar, sim, e encontrar o amor, mas não precisam fazer disso a prioridade na vida. O amor talvez goste de brincar de esconder e não apareça quando se está procurando."
Vou começar essa resenha com uma confissão: eu adoro a Pam Gonçalves, a aconpanho há alguns anos e só por isso adquiri O Amor nos Tempos de #Likes. Não é que eu seja uma fã incondicional dela, na verdade, apesar de gostar bastante do canal e do antigo blog, está longe disso mas a questão é que eu tinha certo receio em relação a livros de youtubers, ainda tenho um pouco na verdade, mas decidi arriscar pois queria muito saber como ela sairia como escritora e não é que valeu a pena?

Os três contos que compõe o livro foram lindamente inspirados em histórias já há muito conhecidas (Orgulho e Preconceito, Romeu e Julieta e Dom Casmurro) e contam histórias de amor ocorridas em meio a internet, celulares, computadores e afins e mesmo não sendo releituras pro leitor mais atento é possível perceber um ou outro detalhe que remete às obras que serviram de inspiração.

"Eles não precisavam mais de palavras agora que os olhares conversavam."

Meu conto favorito foi o Próximo Destino: Amor, da Pam Gonçalves. Gostei bastante da forma como ela escreve e a maneira como ela conduziu a trama conseguiu me prender até o fim, além disso o romance é muito convincente mesmo sendo uma história curtinha.

Os demais contos - (Re) começos da Bel Rodrigues e 337 KM do Pedro Pereira e do Hugo Francioni - também me agradaram; no da Bel eu adorei os personagens que foram muito bem construídos e o fato dela ter escolhido como tema relacionamentos abusivos, algo que vi em poucos livros.No dos meninos adorei os temas abordados, e o relacionamento dos protagonistas foi elaborado de tal forma que ficou muito crível, bem parecido com os romances virtuais que acontecem na vida real - porém consegui ver neles mais pontos negativos do que vi no primeiro conto. Não foram muitos pontos, na verdade foi a maneira como os contos foram finalizados e conduzidos, respectivamente, que não me agradou, contudo não foi nada que atrapalhasse a fluidez e rapidez da leitura.

"[...] Eu sou uma imensidão, sinto universos crescendo dentro de mim todos os dias."

Todos os contos são conectados, o que me agradou muito pois assim foi possível ter vislumbres do que aconteceu ao personagem do conto anterior. Por fim acho que o livro foi uma bela estreia para booktubers que resolveram se aventurar e não só falar de livros mas também escrevê-los e acabaram criando uma pequena coletânea de histórias de amor dos tempos modernos.

32 comentários:

  1. Oi oi
    Eu também fiquei curiosa com o livro por causa da Pan, tinha vontade de ler, mas essa vontade passou, sabe todos falam que o livro é gostosinho, mas tem isso e aquilo e mais aquilo que podia ser melhorzinho, me deixou a impressão que é um livro morno =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Então, o livro não é inovador e está bem longe da excelência mas acho que pra estréia deles foi bem sucedido e é bem válido se você quer um romance que seja rápido e distraía.
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi,tudo bom?

    Estou louca para ler esse livro, principalmente por uma das autoras ser a Pam. Amo essa temática de amor e todo aquele mimimi hahaha.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem e você?
      Ahh, então acho que vai gostar do livro haha.
      Beijos!

      Excluir
  3. Tenho uma certa curiosidade a respeito desse livro por causa da Pam também, gosto muito do canal dela e acompanhei tudo que ela postava sobre o andamento da escrita. Só que estou com um pé atrás exatamente por ser de youtubers.
    Gostei muito da resenha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Também tinha o mesmo receio que você mas acabou que o livro foi bastante agradável e me proporcionou uma boa distração. Se é isso que você procura, dá uma chance.
      Beijos!

      Excluir
  4. Ah! Eu peguei um pouco de birra de livros com Youtubers. Sei que estão levando uma galera a se aventurar na leitura, mas me preocupo muito com o tipo de coisa que eles tem escrito, a qualidade, digo. Que bom que gostou da leitura, eu pessoalmente não curto contos então já não leria por esse motivo mesmo, saber quem são os autores, desanima ainda mais.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa!
      Tenho o mesmo receio que você, afinal a maioria dos livros de youtubers são relatos de vida, biografias e afins; não que isso seja ruim, mas acho difícil que realmente tenham algo a acrescentar. Me rendi a esse livro por justamente não seguir essa linha.
      Beijos!

      Excluir
  5. Amei sua resenha, estou gostando dos livros dos youtubers que li até agora, são super interessantes. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kaila! Fico contente com isso.
      Beijos!

      Excluir
  6. oie!
    EU li esse livro recentemente, e achei a trama bem fofinha. E o livro que eu mais gostei foi o da Pam, onde me envolvi mais com a trama. Adorei esse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Os contos são fofinhos mesmo. O da Pam também foi o meu favorito.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Larissa, tudo bem?

    Nunca li nada da Pam Gonçalves, mas tenho vontade <3 Gostei de saber da inspiração dos contos, adoro O&P Dica anotada!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Tudo bem comigo e você?
      Também foi a primeira obra dela que li e ela se saiu bem, acho que vai gostar.
      Beijinhos!

      Excluir
  8. oie, que bom saber que você gostou do livro. fiquei com certa curiosidade quando vi que eles seriam releituras de alguns livros mais antigos, e gosto de temas fortes como relacionamentos abusivos e acho interessante a colocação dele num conto. Que pena que os rumos finais dos dois últimos não te agradaram. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      Os contos não são exatamente releituras, estão mais para inspirados em e a semelhança é bem sutil.
      Espero que goste do livro.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá,
    Fico muito feliz em saber que gostou da escrita da Pam.
    Não acompanho ela e infelizmente a obra não conseguiu despertar minha curiosidade.
    Achei a capa bem bonita e a forma como os autores discorrem sobre o tema parece ter ficado bem interessante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele!
      Uma pena que não tenha te interessado, mas acontece não é?
      Obrigada pela visita :3
      Beijos!

      Excluir
  10. Olá,

    Confesso que só estou interessada em fazer essa leitura por causa da Pam, booktuber que acompanho há anos e estou bem curiosa para saber como é a escrita dela. Achei essa capa mega bonita e não vejo a hora de tê-lo nas minhas mãos *------*

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A capa é realmente uma gracinha, aliás todo o trabalho gráfico da edição está lindo. A Pam realmente não decepcionou e conseguiu se sair bem.
      Espero que goste da leitura.
      Beijos!

      Excluir
  11. Oi, Larissa!

    Não conhecia o livro, e como assim a Pam??? Nossa, amei! A capa é extremamente meiga! Vou adicionar à minha lista com certeza!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Belle!
      Também fiquei muito surpresa quando vi o lançamento desse livro haha. A capa é muito fofa mesmo, uma graça.
      Beijos!

      Excluir
  12. Tive a oportunidade de conhecer o livro mas ele não me encantou muito não.
    Olivro é lindinho, capa bonita e tudo mais, mas a história em si não me agradou muito. Mesmo eu gostando tanto de contos...

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Ahh eu também tenho um certo receio com livros booktubers, não tenho interesse em ler na vdd, mas esse parece bem interessante! Sua resenha ficou ótima, adorei sua escrita e objetividade!

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Eu já vi esse livro em várias lojas e muitas vezes me peguei lendo a sinopse, pensando em comprar ou não, mas como nunca li um livro de contos curtos e eu sou uma pessoa que gosta de se envolver com a trama, recentemente comprei um livro de contos de Natal e se eu gostar, talvez invista nesse livro, muito baseada na sua resenha.

    Talita - www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  15. Eu acho a proposta desse livro incrível. Estou interessada em lê-lo desde o lançamento, mas ainda não tive oportunidade. Acho o tema bastante pertinente nos tempos atuais. Eu gosto muito de ler contos, e esses me agradam porque possuem essa conexão entre si, sobre a qual você falou. Pretendo ler em breve.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  16. Oioi...
    Eu lembro do lançamento desse livro, mas nao me animei mto com a leitura nao.
    Nada contra com youtubers, hehe..eu que nao gostei da ideia do livro mesmo.
    Achei a capa lindona, e nao sabia que tinha inspiração nas historias de Orgulho e Preconceito, Romeu e Julieta e Dom Casmurro.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Oie
    eu to louca pelo livro desde que lançou, fiquei muito feliz por eles e espero amar, ja li o outro da pam e esta muito lindinho, esse então deve estar melhor ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ooi! Fiquei até curiosa sobre o livro, mas não é a leitura que estou procurando para agora, sabe? Mas, fico feliz que tenha curtido!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Larissa,
    quero ler esse livro só por causa do conto da Pam, adoro a maneira que ela coloca o ativismo feminista dela nas suas obras e acho que precisamos de mais disso, bons exemplos femininos de como sermos mulheres empoderadas e de como nos livrarmos de relacionamentos tóxicos.
    beijooos

    ResponderExcluir
  20. Oi Larissa, tudo bem?

    Vou confessar, tenho muita resistência com livros de youtubers... Pra não dizer que não tenho nenhum comigo, ganhei o Traços e pretendo ler em breve. O Amor nos tempos do Like me chamou a atenção somente pelo fato de ser inspirado em livros que gosto muito, mas confesso que isso ainda não foi suficiente pra me fazer lê-lo... Embora sua resenha tenha me animado um tiquinho a mais rs

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir
  21. A capa do livro é só amor! Também comprei ele porque acompanho a Pam há algum tempo, mas não foi bem o que eu esperava. Não achei ruim, mas também não achei maravilhoso. O conto que mais gostei foi o da Bel. E amei o fato deles serem conectados :D
    https://indique1livro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir