Resenha: A Protegida - Lisa Kleypas

Editora Gutenberg
Tradução: A C Reis
287 páginas
2015

Liberty Jones é uma garota determinada mas que não vê muitas possibilidades de realizar seus sonhos por conta da vida pobre e difícil que leva. Seu único alento é a amizade e o amor que tem por Hardy Cates, seu vizinho e amigo. Mas apesar de corresponder a forte atração, tudo o que Hardy não quer é alguém para atrapalhar seus ambiciosos planos de sucesso e assim ele abandona Liberty no pior momento de sua vida: quando a mãe da menina morre em um acidente, deixando um bebê para ela criar.
Mas a vida surpreende e Liberty se vê sob a tutela de um bilionário que possui uma forte ligação com o passado de sua família. Porém Gage, filho mais velho do magnata, não aprova a presença de Liberty e fará de tudo para afastá-la de sua família e de seu coração.

"Eu pensei que se tratava de encontrar a pessoa certa, mas na verdade, a questão é escolher a pessoa certa, não é...? Fazer uma escolha certa e entregar seu coração."

Lisa Kleypas é uma das autoras de quem eu sempre ouvi falar bem mas nunca me esforcei muito para conhecer mesmo tendo vontade e depois que conheci fiquei me perguntando o porquê de eu ter protelado tanto. Famosa por seus romances de época, que eu agora estou louca para ler, A Protegida é o seu primeiro romance contemporâneo e foram tantas opiniões positivas que li espalhadas pelos blogs literários que acompanho que a curiosidade me venceu e corri para adquirir um exemplar.



Liberty é uma garota que teve uma vida difícil desde que seu pai morreu quando ela tinha quatro anos e sua mãe passou a se relacionar com vários homens. A relação das duas não é das mais fáceis mas é visível que há bastante amor ali. Aos quatorze anos Liberty e sua mãe se mudam para um acampamento de trailers em Welcome, Texas, e é aí que a trama tem início. Acompanhamos a protagonista desde então, passando pelo momento fatídico em que ela perde a sua mãe e herda a responsabilidade de criar a sua irmã, um bebê de três anos, (tal fato me pareceu um baita spoiler para se colocar logo na sinopse, mas ao mesmo tempo me instigou muito a ler pois fiquei muito curiosa em saber como e quando aconteceu) e todas as adversidades que a vida lhe impõe em seguida.

Lisa foi muito feliz na construção de seus personagens; Liberty é uma protagonista extremamente cativante que logo de cara me conquistou. Bastante determinada ela deixou de lado o papel de mocinha sofredora de novela mexicana que inicialmente lhe foi dado, mesmo sofrendo tanto quanto uma, para correr atrás das metas que ela mesma se impôs.
Mas não é só da protagonista que se vive uma história; também há outros personagens importantes para a trama como Hardy, a paixão de infância de Liberty, que me surpreendeu negativamente; Cage, que é parte importante da vida adulta da mocinha, assim como toda a família Travis, e que conquista o leitor aos pouquinhos.

Uma coisa que me marcou nessa leitura foi o cenário pois, apesar de já ter lido histórias que se passassem no Texas, nenhuma delas fez uma descrição tão detalhada dos hábitos, sotaques e trejeitos das pessoas, ainda que talvez um pouco estimagzadas mas ainda assim de grande ajuda na hora de colocarmos a imaginação para funcionar.

A Protegida é um daqueles livros que você começa a ler e não consegue parar mais, tamanha a curiosidade em saber o que acontece no final. A escrita da autora me conquistou desde o início, sua narrativa em primeira pessoa é ágil e envolvente e me proporcionou uma leitura muito gostosa e emocionante em diversos momentos.

Como meu primeiro contato com a autora fico feliz em dizer que fiquei mais do que satisfeita com o que encontrei. Lisa é uma autora muito boa e que sabe elaborar um bom drama, daqueles de arrancar uma lágrima ou outra de vez em quando e que vai te deixar suspirando quando chegar ao fim.

Sobre a série:
A Protegida é o primeiro livro da série The Travis Family. A Redenção, o segundo livro, conta a história de Hardy e foi lançado recentemente pela editora Gutenberg. Ainda não há previsão de lançamento para os demais volumes.

18 comentários:

  1. Oi, Larissa.
    Sem dúvidas deve ter sido um processo bem complicado, perder nunca é fácil.
    Fiquei emocionada com a resenha.

    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Indiquei seu cantinho lindo para o prêmio Dardos Bloggers. Passa lá pra conferir!

    Beijooooo!

    http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2016/10/premio-dardos-bloggers.html

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Já conheço a escrita da autora, por isso estou bem curiosa para conferir essa história. Pelo que pude perceber em seu texto, o leitor consegue se envolver bastante né.. fiquei bem motivada e não vejo a hora de ter meu exemplar em mãos. A capa está linda!!

    Boas leituras (sempre <3)!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    O livro me chamou muito a atenção, por conta da descrição do local e das suas características. Não conhecia a autora e fiquei bem curiosa para adquirir a obra. Adorei sua relação com a obra ser boa.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Embora não tenha lido nada da Lisa só ouço elogios aos livros dela. Tenho os de epos dela no Kindle, mas soube que ela escrevendo esse livro se superou. Amei saber que o livro tem uma boa descrição da ambientação. Espero Lee ele em breve. Beijos e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. oie, eu ando muito curiosa para ler esse livro, ainda mais por termos uma personagem forte, sem dramas como você mencionou. Gostei também de saber que a ambientação do texas foi bem feita. Espero poder ler logo, ele está na minha listinha há tempos, só preciso ter tempo risos.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Adorei conhecer suas impressões sobre a obra, também nunca li nada da Lisa e como você adorou a obra, acho que vou seguir seus passos e começar a ler as obras da autora por esse volume.
    Adoro quando encontro personagens bem construídos e é claro que irei adcioná-lo aos desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu amei muito a história. É um livro que tem muita coisa acontecendo, e as coisas evoluem rápido, mas não parece que seja algo corrido, né? Não sei explicar. Mas realmente é uma leitura muito envolvente. Estou com o segundo livro da série aqui e mal posso esperar para ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Larissa,
    Impossível não conhecer a Lisa e não querer ler, pelo menos, um de seus livros.
    Gostei muito de conhecer sua opinião sobre esse livro e fiquei curiosa para conhecer a Liberty que parece ser uma personagem por quem vale a pena ler toda uma obra ou série. Gostei de saber que o cenário foi detalhado e que isso te agradou.
    Claro que vou anotar a dica. Espero ter impressões parecidas com as suas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. A perdida aqui não tinha percebido o detalhe de que esse não é um romance de época e sim contemporaneo... Esse detalhe junto a sua resenha me deixou na maior curiosidade e expectativa de ler esse livro. gosto de personagens que mesmo tendo tudo para reclamar e transformar a vida em uma novela mexicana não o faz. Esse detalhe me empolgou ainda mais!
    Já quero para ontem!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. oie!
    Da autora, eu apenas conheço o romance histórico, e ainda não conferi os romances contemporâneos. Espero gostar desse romance, pois já li vários comentários positivos sobre a história.
    Bjks!
    Histórias sem fim

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra da autora, mas realmente ele é bem famosa por seus romances de época que preciso ler o mais rápido possível!
    Fico feliz que nesse primeiro romance contemporâneo você tenha se sentido satisfeita com a leitura.
    Estou bem curiosa para conferir como Liberty irá enfrentar todas essas situações desafiadoras que aparecem para ela.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ainda não conheço a autora, mas já ouvi muito sobre ela.
    Assim como você,sempre fico curiosa em relação aos livros dela, mas nunca chego a ler. Mesmo assim, sua resenha me instigou. Gostei bastante da trama e parece ser uma história promissora. Acho que finalmente encontrei o pontapé inicial.
    Fico feliz que tenha gostado tanto da história e espero que o mesmo aconteça comigo.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Amo a autora de paixão, mas confesso que ainda não tinha me interessado por essa obra, na verdade não sabia nem do que se tratava e fiquei feliz de saber que é de um gênero diferente do que estou acostumada a ler dela. Essa foi a primeira resenha que li sobre o livro, não tive interesse muito grande por ele por conta da capa que achei sem graça :( Mas fico extremamente feliz de ter enfim lido uma resenha e que ela foi positiva, isso me dá vontade de ler essa história o mais rápido possível. A premissa é interessante e realmente me pareceu um spoiler pequeno para se colocar na sinopse o fato dela ter que criar a irmã a partir da morte da mãe, porém, foi o que me instigou também. Ótima dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Não vu negar que dificilmente eu olharia para o livro em outra ocasião, na verdade eu nem sabia do que de fato o livro se tratava, mas pela sua resenha pude ver que a leitura é bastante prazerosa... Vou coloca-lo na minha lista e em breve espero realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Oi ! Eu simplesmente amo os livros da Lisa , principalmente O príncipe dos canalhas. Mesmo gostando muito da escrita da Lisa , dos muitos elogios que você traçou a esta obra , dessa vez vou deixar a dica passar. O livro não chamou minha atenção. Quem sabe um dia ? Abraços
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Hello!!!
    Não tinha visto nada do livro ainda, mas gostei de sua premissa, e a forma como a personagem abandona seu lado moça sofredora para lutar por uma vida melhor. Realmente tem vários livros que se passam no Texas mas que não nos passam o cenário detalhadamente, bom saber que autora se preocupou com isso.

    ResponderExcluir
  18. Nem sabia que a autora tinha romances contemporâneos também, só a conhecia pelos de época mesmo. Nunca li nada dela porque me disseram que os de época têm cenas hot, como você não tocou no assunto vou pesquisar se é o caso desse. Mas perdi um pouco do interesse por você ter considerado algumas coisas da sinopse spoilers e mesmo assim ter repetido na resenha, eu sei que foi algo que te incentivou a ler, mas não curto saber demais sobre o enredo.

    ResponderExcluir