Resenha: O Medo Mais Profundo - Harlan Coben



Editora: Arqueiro
Tradução: Ricardo Quintana
2016
272 páginas

A última pessoa no mundo que Myron Bolitar deseja rever é Emily Downing, sua primeira namorada séria que o abandonou para ficar com o seu maior adversário no basquete. Por isso, quando ela reaparece anos depois suplicando ajuda para Jeremy, seu filho de 13 anos que precisa urgentemente de um transplante de medula óssea de um doador que sumiu do mapa, tudo o que ele consegue sentir é surpresa. Uma surpresa que fica ainda mais impactante quando Emily revela que Myron é o pai do garoto.
Myron então inicia uma busca pelo doador, mas para achá-lo será preciso desvendar um mistério sombrio que envolve uma série de sequestros, uma família inescrupulosa e um jornalista em desgraça.
Em uma corrida contra o tempo em meio a verdades dolorosas, Myron terá que descobrir como não perder o filho com quem sequer conviveu.

"[...] Quero você desesperado Myron. É quando dá o melhor de si."

Para quem não conhece a série Myron Bolitar, uma recapitulação: Myron era um famoso jogador de basquete que teve sua carreira encerrada antes mesmo de começar por causa de uma grave lesão no joelho. Formado em advocacia, Myron atualmente é dono de uma empresa de representação esportiva e detetive nas horas vagas. Dessa vez sua missão é encontrar o único doador de medula óssea compatível com Jeremy, um menino de 13 ano que possui anemia de Fanconi e que ele acabou de descobrir que é o seu filho. Porém quanto mais Bolitar procura mais mistérios ele acha e mais perigosa se torna a sua missão.


Já perdi a conta de quantos títulos do autor eu li, sejam histórias avulsas ou da série Myron Bolitar, e até hoje não houve nenhum que me decepcionou. Esse não foi diferente e mesmo não sendo a melhor obra do autor é um trabalho que faz jus ao nome de Harlan.

Com uma narrativa em terceira pessoa, sua escrita é muito atrativa e ágil, o que faz as páginas voarem e a leitura fluir perfeitamente mesmo com o início meio morno e com pouca ação. A trama é complexa, com detalhes e segredos que vão sendo desvendados pouco a pouco e com um ar de mistério que só é realmente dissipado nas últimas páginas.

Myron é honesto, gentil, engraçado e sempre tem uma resposta sarcástica na ponta da língua (já que ele não para de falar quando fica nervoso), é um daqueles personagens que nos conquistam desde o início e reconquistam mais e mais a cada novo livro lido. Quero deixar claro que ele não é um detetive mas sempre acontece de alguém próximo ou algum cliente precisar de uma ajudinha especial e, como ele tem um coração mais mole do que gelatina fora da geladeira, quando se dá conta já está envolto em uma investigação e metido em encrencas.

Win, ou Windsor Horne Lockwood III para os não íntimos, é o melhor amigo de Myron é um dos melhores personagens que já conheci. Win (por que me sinto extremamente íntima) não é um personagem muito humano, exceto quando se trata das pessoas com quem ele se importa; com elas ele é extremamente leal e faz de tudo para ajudá-las. Extremamente sincero e com um senso de humor muito peculiar, ele é um dos meus personagens favoritos.  Uma personagem que também cativa e é de grande importância para a série é Esperanza, amiga e sócia de Myron que sempre tem um bom conselho para dar e que está sempre apta a falar mal das namoradas do protagonista.

A interação entre Myron e Win é sempre um dos pontos altos dos livros da série e nesse volume não foi diferente; seus diálogos cheios de criatividade, ironia e, vez ou outra, bom humor provocaram diversos momentos bem humorados e foram o contraponto perfeito para o clima constantemente tenso da trama.

Não é à toa que o autor seja conhecido como "o mestre das noites em claro" pois por mais simples que as suas tramas pareçam ser elas sempre nos prendem, enganam, manipulam e quando menos se espera o livro chegou ao fim e a verdade não era nada daquilo que concluímos e tínhamos tanta certeza de estarmos certos. O Medo Mais Profundo é um daqueles livros essenciais na estante de todo leitor que gosta de um bom representante do gênero policial e não tem medo de ser surpreendido.

Sobre a série:
A série Myron Bolitar conta a história do personagem de mesmo nome que sempre está metido em alguma investigação. Composta até o momento por onze volumes, dez já lançados no Brasil, cada livro conta uma aventura diferente do protagonista, com início, meio e fim. Os volumes possuem uma ordem cronológica porém não há necessidade de que sejam lidos em sequência.
O Medo Mais Profundo é o sétimo livro da série.

32 comentários:

  1. Sabe, até agora não tinha me dado vontade de ler livros do Corben. Gostei desse. A capa é misteriosa também. Curti. E que layout lindo do blog! Já estou seguindo :D

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, tudo bem?
    Já li vários livros do autor e eu amo a escrita dele. Esse ainda não li, mas a sua resenha me deixou bastante instigada a começar. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente estou procurando outros tipos de história, mas já li tantas coisas boas que, quem sabe um dia, não me renda ao talento do Harlan Coben?

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Eu adoro a escrita desse autor, ele se tornou um de meus autores favorito.
    Ainda não li este livro porém com essa resenha agora estou muito curiosa pra conhecer essa história.
    Amei a resenha.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oie

    Adoro a escrita do Coben!!
    Comprei esse livro no mês passado e essa é a primeira resenha que leio dele. O que acho bom é que embora seja uma série, dá pra ler sem seguir uma sequência.
    Gosto muito do gênero e vou tentar ler o mais breve.
    Adorei sua resenha!

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  6. Tenho a impressão de que já li uma resenha dessas hahaha, mas enfim, adorei a resenha, soube se expressar muito bem, esse autor é maravilhoso, ele sabe criar histórias intrincadas e misteriosas que nos prendem do início ao fim e eu particularmente amo este tipo de narrativa, por isso sei que esse livro não poderia ser diferente. Adorei mesmo!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Lari, amo Myron de paixão. confesso que foquei mais no Mickey (o sobrinho dele), mas como os livros dele já acabaram, voltarei para Myron. Win é um amor kkkkk Esperanza tbm. eles são o time perfeito para mim. Estou louca para ler!!!! tá na minha wishlist a séculos mas ainda n comprei. vou reparar esse erro já!

    adorei! beijos, isa
    http://isaloucaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Conheço a escrita do autor e curto, mas não a ponto de eu ler uma série ou comprar os livro. é o tipo de livro que se chegar a mim, lerei com todo o prazer. Gostei de sua resenha, a forma direta e sem excesso de adjetivação como você escreve. Espero ter a oportunidade de ler a obra.

    ResponderExcluir
  9. Esse é um livro sobre o qual tenho curiosidade já há algum tempo. Nunca li nada do autor, mas sempre leio resenhas positivas sobre os seus livros, e como gosto muito da premissa desse livro, ele é um forte candidato à minha primeira leitura do autor.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  10. Eu sou harlancobeana de plantão e estou louca para ler esse livro. Ele chegou aqui em casa essa semana e eu vou já pular a fila de leitura porque estou muito curiosa com ele. Gostei de ver a sua opinião e saber um pouco mais sobre a trama antes de começar a ler. Acho muito legal a maneira como as capas dele seguem um padrão e são sempre muito bonitas.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu gosto muito desse escritor, este ainda não li e pela resenha parece ser dos bons hein?
    E que bom que não há necessidade de ler os livros na ordem é tipo os livros da Tess Gerritsen.
    Adorei saber do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Mesmo lendo inúmeros comentários e resenhas positivas sobre o autor e suas obras, não consigo me sentir atraída pelas histórias. Talvez seja algo de momento e a partir do momento que ler um de seus livros passe a ser uma de suas fãs, acho que está na hora de dar o pontapé inicial hehehe

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Ainda não li nenhuma obra do Harlan, mas vejo muitos elogios e você dizer que dentre tantos títulos nenhum a decepcionou me anima ainda mais a querer conhecer a escrita do autor.
    Mesmo não sendo uma das melhores obras que você leu, esse livro conseguiu despertar muito minha curiosidade acerca do doador e de sua família inescrupulosa. Adorei o quote selecionado e quero saber como Myron irá se sair diante de tanta pressão.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Harlan, como sempre, arrebenta! Ainda não conhecia esse livro, mas quero ler o quanto antes!!! Adorei a dica!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa, gosto muito do Coben, e até por isso, resolvi ler do início está série do Bolitar. Mesmo não sendo a melhor obra dele, tenho certeza que a leitura ainda prende e surpreende.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Que coisa mais linda esse livro menina, nunca li nada do Harlan e confesso que tenho tamanha curiosidade, sua resenha me deixou mais animada ainda!
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oie tudo bem?
    Eu sou um pouquinho suspeita pra falar dos livros do Harlan, simplesmente amooo. Acho que este é o único autor em que eu e meu irmão compartilhamos da mesma opinião ELE É UM GÊNIO. Ainda não li um livro dele que me deixasse menos que vidrada tenho 5 livros dessa serie e pretendo completa-la.
    adorei a dica
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  18. Heey, tudo bem? Gostei da resenha! Eu já li dois livros do autor e foram boas experiências, mas não tenho tanta curiosidade dessa serie do Myron, por ser tão extensa. Acho que não teria paciência, hahahha. Bom saber que a maioria já foi lançado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. OI Larissa!!

    TUdo bem?

    Confesso que conheço o autor, mas nunca me aventurei em suas obras. Essa obra parece ser interessante e apenas pela sua resenha fiquei tentando entender como o autor poderia nos enganar tanto. E, convenhamos que o cara deve ter tido uma surpresa em encontrar a ex e ainda com um filho seu. Enfim, o fato do começo ser parado me deixou indecisa, mas obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  20. OOi!
    Nunca li nada do autor, mas vejo tantas obras com ótimas premissas, sem contar as resenhas positivas como a sua. Que, claro, só aumenta minha vontade de ler algo dele. Espero ter a oportunidade um dia!
    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  21. Olá!!! Estou super curiosa pra ler esse livro.
    Super interessante a capa e sinopse.
    Amei sua resenha, bjoooooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    Como fã de tramas policiais, sou louca para ler Harlan Coben. Não sabia sobre esse apelido dele e gostei, risos... Tenho alguns livros dele, mas não tive a oportunidade ainda de conhecer seu trabalho. Achei esse título e essa capa de dar medo, um medo bom de suspense. Não deve ser fácil descobrir de uma única vez que tem um filho depois de anos e que ele pode morrer se não acharem o doador compatível que desapareceu. Estou louca para ler!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. O que mais me desanima nessa série é isso de serem até agora 11 livros, dez já publicados no Brasil. Mesmo que você tenha dito que cada livro trata de um caso, faria questão de ler na ordem, acho importante acompanhar a vida do protagonista em ordem cronológica. Nunca li nada do Harlan Coben e tenho muita vontade de conhecer a escrita dele, mas vou optar pelos livros únicos, mesmo que a história dessa obra, a descoberta do filho nessa situação, tenha me parecido bem interessante.

    ResponderExcluir
  24. Eu só li dois livros até agora dessa série, mas já gostei bastante e pretendo continuar. Estou lendo na ordem para não perder nada, rsrs. Que bom saber desse volume e que o autor continua fazendo o leitor não querer desgrudar do livro. haha
    Amo romance policial, e os dele são tão envolventes! <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  25. Ainda não conheço o Myron, mas gostei muito do livro do Halan que li, então esse está na lista, com certeza.
    Sua resenha me deixou ainda mais empolgada em ler, mais ainda quando você comenta que mesmo sendo uma história mais simples se comparada com outras ainda é tão boa quanto. acho que isso meio que mostra o real motivo do autor ter tantos fãs e ser tão querido por todos.
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Embora tenha feito uma ótima resenha, não me dou muito bem com o Coben rsrsrs... Não consegui ler nenhum livro dele por inteiro até hoje, ele não me prende.

    ResponderExcluir
  27. Olá, Larissa! Tudo bem?

    Amei muito a sua resenha, achei que você deixou bem explicado as impressões que você teve durante a leitura, entretanto, a narrativa de O Medo Mia Profundo me pareceu um pouco confusa. Apesar de ter lido a resenha e a sinopse, fiquei confusa sobre o foco que do livro e o objetivo que ele pretende atingir. Não é o tipo de livro que eu leria.

    Luz e literatura!

    cantaremverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Larissa, tudo bom?
    Só li uns dois livros avulsos do Harlan e realmente, a escrita dele é muito boa e prende a gente direitinho mesmo em tramas simples. A série do Myron em especial eu nunca me interessei não, mesmo vendo tantos elogios a história e ele parecendo ser um personagem legal, não sei porque mas não me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  29. Não sei o que acontece comigo, que nunca li nada do Harlan. Mas gosto muito do autor, ele é super simpático. tenho amigas que são fã dele e leem tudo que ele lança, mas não é suficiente para me incentivar. Só posso dizer que fico feliz que tenhas tido uma boa leitura e desejar muitas outras. :)

    beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá! Tudo bem?
    Nunca li nada desse autor, mas sei que muitos leitores adoram a escrita dele. Pretendo conhecer sua escrita em breve. Comprei alguns livros dele que estavam em liquidação na Americanas por 4,99. Não sei se leio esse ano, mas vou ler em breve! Parabéns pela resenha! Bj

    ResponderExcluir
  31. eu li esse livro recentemente e amei! amo a maneira que o Coben cria personagens e dá uma história pra eles. o fato d'os personagens coadjuvantes serem tão bem explorados tbm me faz acrescentar algumas estrelinhas. o meu personagem favorito foi, sem sombra de dúvidas, o filho da Emily (achei incrível como o Coben o construiu e a forma que ele tem participação na história, mesmo que não esteja presente em todo o livro). e, ah, amei o desfecho da história como um todo. :)

    também resenhei esse livro, pode dar uma olhada? clique aqui pra assistir! <3

    abraços! <3
    Alex, do blog Um Bookaholic.
    umbookaholic.com | Canal | @umbookaholic: instagram/twitter

    ResponderExcluir