Resenha: Senhorita Aurora - Babi A. Sette

Publicação Independente
458 páginas
2016


Nicole é uma bailarina brasileira que finalmente terá a chance de ser a estrela em um grande espetáculo. Ela será Aurora no espetáculo de A Bela Adormecida, acontecendo em Londres. Entretanto, nem tudo são flores e o famoso maestro Daniel Hunter foi convidado para reger, mas fora dos palcos, é uma pessoa rude e fechada, sendo grosso com todos, inclusive Nicole. Quanto mais se aproximam, mas Daniel se fecha, e um segredo pode mudar suas vidas para sempre.

“Eu, o piso, meu corpo e a dança.
Eu, o céu, os movimentos e a música.
Eu, o êxtase, a entrega e a melodia.
Eu, o suor, a liberdade e a alma.”

Descobri sobre esse livro na Bienal do Rio 2015, ao participar de um bate-papo com a autora. Apesar do nome ser Senhorita Aurora, porque o Balé que Nicole estrela é A Bela Adormecida, o livro é uma releitura de A Bela e a Fera, que como todos já estão cansados de saber, é meu conto favorito.
E a Babi soube fazer uma ótima releitura, pegando pontos singelos que remetem o conto da Disney, e meu coração transbordou de amor toda hora que eu julgava reconhecer alguma cena de Senhorita Aurora baseada em A Bela e a Fera.
Sua narrativa nesse livro é diferente de suas outras obras, tendo uma escrita mais despojada, ainda que formal e recheado de trechos inspiradores para marcar no kindle. Nicole, ao mesmo tempo que usa muito um vocabulário mais jovem, também usa palavras de forma extremamente formal, o que me pareceu um pouco incoerente. De todo modo, não foi uma situação que se repetiu ao longo da obra, que é bem escrita e envolvente, sendo uma leitura prazerosa.
Como todo bom young adult, Senhorita Aurora usa e abusa do drama e de sentimentos para deixar o leitor abalado emocionalmente. A trama é eletrizante, e com inúmeros acontecimentos e obstáculos para o casal principal a cada segundo, deixando-me mais apegada a cada momento.
Como já é conhecido pelos leitores da autora, há um final considerado feliz, ao mesmo tempo que aborda os relacionamentos de forma profunda, especialmente os familiares e profissionais, nessa história.

Os mocinhos de Babi A. Sette estão, em minha humilde opinião, cada vez melhores. Meu favorito ainda é Simon, de O Despertar do Lírio, mas por pouco o maestro não o superou. Ainda que no início eu tenha achado-o um tremendo ogro (ou uma fera, hehe), Daniel Hunter acabou mostrando-se um personagem profundo, cheio de feridas, que não fazia ideia de por onde recomeçar. Sua personalidade mais íntima encantou, sua personalidade pública me fez querer esganá-lo algumas vezes, e por outras, me fez aplaudir para o kindle.
Nicole também foi uma ótima protagonista. Confesso que no início, ela me lembrou muito a protagonista do primeiro livro da autora. Mas, conforme a história vai passando, essa sensação foi deixada de lado. O que mais me empolgou foi o fato de mesmo tão jovem, ela correu atrás do que queria, com a ajuda da mãe. Ainda assim, por mais que tenha tal garra, era apenas uma garota de 19 anos, que tinha medos, angústias e principalmente, fraqueza. É possível acompanhar um amadurecimento da personagem, e ao mesmo tempo, perceber que ela não é invencível, em seus altos e baixos.
Entretanto, achei que alguns personagens poderiam ter mais destaque, como a mãe de Nicole, por exemplo, que tem todos os ingredientes para ser mais um assunto interessante a ser tratado no livro, consequente do relacionamento com o pai da protagonista, mas que ficou apenas como uma passagem de plano de fundo.

O grande mistério do livro, o segredo do Daniel, é absolutamente fantástico. É algo inimaginável, e por mais que não conseguisse nem pensar no que poderia ser, jamais cogitei que pudesse ser o que foi. E foi bem interessante tal assunto ser tratado, porque é algo que nunca li em livro algum, o que fez de Senhorita Aurora uma experiência única. A descoberta é impactante, escrita para chocar e fazer pensar sobre o assunto. Lágrimas caíram durante as cenas! Para completar, a autora coloca uma nota no final com informações sobre, que com certeza traz um novo pensamento para os leitores sobre o segredo do maestro.

Devo mencionar o cuidado também, desde a diagramação do livro até a playlist. Confesso que não leio ouvindo música, porque ou eu leio ou eu canto, mas conhecia algumas músicas e anotei muitas outras pra ouvir futuramente.
Por fim, a estreia de Babi A. Sette foi maravilhosa e apaixonante, mostrando que é uma autora bem flexível, indo dos romances históricos aos young adult. Um jovem adulto nacional must read, que trata de inúmeros assuntos importantes, mas principalmente sobre segundas chances e superação, com muita sutileza e inspiração, que leva nota de 4,5 da minha parte.

34 comentários:

  1. Olá
    Eu já conheço a escrita da Babi e não tenho dúvidas de que essa é uma excelente leitura. E claro, estou mega curiosa para poder conferir também. Fiquei bem curiosa sobre a ambientação e especialmente sobre personagens.. e também da playlist, adoro quando tem. Imagino mesmo que há muitas emoções nesse cenário e espero poder conferir logo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ler esse livro. Já li várias resenhas falando maravilhas sobre ele. Minha curiosidade só aumenta, meu Deus! Qual o segredo do Daniel? Gosto de enredos emocionantes e saber que é uma releitura da Bela e a Fera me deixou mais interessada pela obra.

    Beijos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a hora de ler esse livro. Já li várias resenhas falando maravilhas sobre ele. Minha curiosidade só aumenta, meu Deus! Qual o segredo do Daniel? Gosto de enredos emocionantes e saber que é uma releitura da Bela e a Fera me deixou mais interessada pela obra.

    Beijos,
    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Cada vez mais ouço elogios a escrita da autora não apenas nesse livro, mas me contaram que esse é especial. Comprei ele pela Amazon há uma semana atrás e pretendo começar a leitura bem em breve. Espero não me decepcionar, acho que é por isso que venho adiando a leitura ja que sempre quando eu vou ansiosa me decepcionou. Um exemplo disso foi a voz do Arqueiro. Amei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, conheci a autora pelos seus livros de época, mas só li Entre o Amor e o Silêncio. Confesso não ter gostado tanto co imaginei, pois só lia o quanto era maravilhoso, acho que só esperei demais. Já adquiri esse livro, mas por esse motivo cada dia vou adiando a leitura. A cada resenha lida a vontade aumenta, acho que. Breve estarei lendo. Adorei sua resenha, que bom que vc gostou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada da babi e não foi por falta de elogios e indicações. Este livro aqui é o que mais quero ler dela, em função deste mistério todo em volta do protagonista.
    Amei a resenha
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila, tudo bem? Fiquei encantada com.o enredo, quero ler!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila!
    Ainda não li nada da Babi, por pura falta de tempo mesmo, porque sempre que leio uma resenha sobre alguma de suas histórias só encontro elogios! Fiquei super curiosa para saber qual é o mistério do Daniel! - E histórias onde conseguimos ver o amadurecimento da personagem sempre me atraem hehe, coloquei na minha lista, tomara que eu consiga ler em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Larissa!
    Não conhecia essa autora, pela resenha e sinopse parece ser um livro gostoso de ler.
    Gostaria de ler com certeza, saber mais para dar minha opinião.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu estava muito curiosa com o livro e até baixei na Amazon para ler também. Mas comecei a ler e não senti que me atraísse na história e fui começando a ler mais devagar, dia sim e dia n ão, uma vez por semana e agora o livro está pela metada já faz um tempo e não sinto vontade de ler. MAs gostei da sua resenha e de ver a sua opinião. Até me deixou com mais ânimo.

    ResponderExcluir
  11. Essa semana já é a terceira resenha que eu leio dessa obra e todas elogiam bastante. Fico cada vez mais curiosa para conferir a história. Adoro releituras, mas saber que é de A Bela e a Fera me deixou ainda mais animada, pois também adoro esse conto. <3
    Que bom saber que foi uma leitura agradável e envolvente, pelo jeito irei amar!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da autora, mas a minha parceira de blog leu e super recomenda, portanto não tenho dúvidas que a escrita seja realmente incrível independente do gênero em que se encontra. Eu adoro "a Bela e a Fera" e acho que irei adorar essa releitura, fiquei bem curiosa para saber qual o segredo que o maestro guarda (até porque ele ganhou um posto especial entre os seus mocinhos preferidos) e como se desenvolve o romance ao longo do livro. Vou anotar a dica aqui e espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Camila, eu não conhecia o livro e nem a autora, mas de capa já gostei muito da capa. Ainda não li nenhuma releitura, mas vejo que atualmente vários livros assim estão pipocando por aí. Eu tb não costumo ler ouvindo música, mas tive boas experiências com livros que trazem playlist e confesso que gostei. Já fiquei curioso com o segredo do maestro. rsrs Adorei a resenha

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila,
    Adicionei esse livro na lista de preciso ler para ontem.
    Gostei muito da sua resenha e confesso que fiquei muito curiosa com relação ao segredo do mocinho. Todos estão falando que é algo inimaginável e, meudeus, preciso saber o que é.
    A Babi parece escrever muito bem e ter trabalhado super bem nessa releitura de A Bela e a Fera - que, a propósito, é meu conto favorito também.
    Fiquei triplamente curiosa com essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii, Camila. Tudo bem?
    Eu ainda não li esse livro e confesso que não sei se leria. Não parece ser o tipo de obra que eu iria curtir, mesmo que fale sobre ballet, coisa que eu muito amo e fiz por 10 anos. Mas sei lá...
    Essa coisa do segredo de personagens e uma "carranca" quando em público meio que me irritam, sabe? Já li muitos livros com essas características e fiquei meio cansada :P
    Mas ainda assim, que om que a leitura foi legal para você :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Camila, tudo bem?

    Confesso que não conhecia a autora e sua obra. Sua resenha ficou muito boa, contudo não me interessei pela obra, não me deu aquela vontade de ler. Dessa vez vou passar essa indicação. Bjuss

    ResponderExcluir
  17. Olá Camila! Parabéns por sua resenha, muito bem escrita. Não conhecia a autora e nem sua obra. No entanto saber que é uma releitura do conto a bela e a fera despertou todo meu interessa, pois sem duvidas esse é o meu conto infantil favorito, ainda fico pensando o porque gosto tanto dele, se é por causa da biblioteca que a bela ganhou ou por causa do conto em si, rsrsrs... Mas o fato é que sempre me encantou imaginar que por mais ogro, ou um monstro horrendo, existe por trás alguém lindo que precisa apenas de amor e compreensão. Certamente é um livro que eu leria com prazer. Obrigada pela dica. Abraços e Beijos.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não tinha a menor ideia de que era uma releitura de A bela e a fera, apesar de já ter ouvido falar do livro. Li apenas o primeiro livro da autora, Entre o amor e o silêncio, e não curti por ter achado a escrita rebuscada demais para um romance contemporâneo, então fiquei aliviada por saber que neste livro está mais despojada, apesar da formalidade desnecessária em alguns momentos. Acho a Babi tão simpática e curto tanto A Bela e a fera que fiquei com vontade de conhecer essa história também, espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila!!
    Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da Babi, mas confesso para você que esse ai me despertou mais a atenção do que os outros e olha qu eu gosto muito de romances de época.
    Eu diferente de você gosto muito de ler ouvindo música e ainda não pude ler essa história, mas procuei a playlist e eu simplesmente amei!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Eu estou canso uma penca de resenhas relacionado a essa obra. Já conhecia a autora mas só li Entre o Amor é o Silêncio, e gostei de mais a sua escrita. Sou muito fã de Releitura de clássicos, e meu conto favorito é Bela e a Fera. Inclusive eu li uma Releitura bem bacana constada no coletânea Demostale. Adorei a sua resenha! Adorei saber que a autora pode ser bem flexível ao que se diz respeito a gênero. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Só vejo resenhas positivas sobre esse livro. Estou morrendo de vontade de ler e acho que é uma ótima oportunidade para conhecer a escrita da Babi, que parece ser extremamente apaixonante. Sem falar que adoro releituras, com certeza esse livro entrou para a minha lista de leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Olá! Que delícia saber que se trata de uma autora brasileira com quem você teve contato através da Bienal. Fantástico usar a questão da peça musical para fazer a releitura desse conto tão famoso. Gosto muito quando os personagens são bem construídos e nos despertam sentimentos como raiva, ternura ou identificação conosco ou com o personagem da história que está sendo reescrita, como foi o caso. Não tenho hábito de ler releituras, mas essa com nota 4,5 por uma apaixonada pela história original, é uma grande indicação.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Que capa divaaaa! Gente, amei essa mocinha bailarina e esse cara gato na capa! Adorei a premissa e a sinopse, com certeza lerei quando tiver a oportunidade, esse livro é lindo demais pra deixar passar! ótima resenha!

    ResponderExcluir
  24. Estou de olho nesse livro, desde que a autora anunciou, quero ler todos os que a Babi já escreveu, mas Senhorita Aurora, é o que mais me interessa, pois foge a regra de romance de época, gostei do que encontrei na resenha e mesmo com os pontos negativos citados, podemos notar que a obra é ótima, tem um bom desenvolvimento, não sei se vou gostar do protagonista, não tenho uma boa simpatia com os ogros dos livros, mas quem sabe consigo compreender isso melhor na leitura?

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Já me chamou atenção por ser nacional.
    E sua resenha me deixou curiosa para saber o segredo do Daniel.
    Vou conferir.

    ResponderExcluir
  26. Oi Camila!
    Sempre que leio resenhas dos livros da Babi, me pergunto o porquê de ainda não ter conferido seu trabalho, possui um livro "A Promessa da Rosa" mas ainda não consegui pegar.. Esse romance, tem tudo que eu amo, e saber que a Babi também arrasa com outros gêneros me deixa ainda mais louca para conhecer sua escrita. Espero conferir o mais rápido rs' e me deliciar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Camila, eu li uma resenha desse livro recentemente e fiquei encantada com a premissa. Adoro uma boa trilha sonora pra acompanhar a trama, e fiquei muito curiosa para saber qual o surpreendente segredo do Daniel. Abraços

    ResponderExcluir
  28. Oi, Camila.

    Confesso que li esse livro faz duas semanas, ou mais, e ainda não estou preparada para fazer a resenha desse história tão linda. Também me surpreendi com o segredo de Daniel e não esperava q fosse algo tão incomum. Eu apenas li esse livro da autora, mas estou super afim de conhecer outros livros dela, já que a leitura parece ser bem cativante e gostosa. Fico super feliz q vc tenha gostado da leitura e que várias outras pessoas possam ler e conhecer essa história maravilhosa. Amei!

    Beijos.
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Camila!

    Tudo bom?
    Então eu tenho visto muitas resenhas positivas desse livro, entretanto não sabia que era uma releitura de A bela e a fera. Fiquei feliz por autora conseguir pegar uma estória tão famosa e colocar suas peculiaridades, além de tudo misturar a arte: música e balé. Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  30. Olá!!

    Olha, a cada dia que passa e a cada resenha que eh leio, mais ansiosa para ler algo dessa autora eh fico. Ainda não tive a oportunidade de ler nada dela, mas sempre que vejo uma resenha, ela é regada a elogios. Achei super legal essa premissa de leitura de A Bela e a Fera, pois gosto muito de conferir obras que se propõem a dar uma nova visão de algo tão conhecido. Só por esse fator eu já leria o livro, mas claro que seus comentários me deixaram ainda mais ansiosa e curiosa. Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  31. Olá,
    Ainda não conheço a escrita da autora, mas confesso que tenho ficado extremamente curiosa porque tenho visto diversas resenhas sobre Senhorita Aurora e todas muito positivas!
    Também gosto muito de A bela e a fera e desconhecia que é uma releitura.
    Quero muito conferir como a fera se transforma depois de conhecer Nicole e acho muito legal que a autora seja bem flexível.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Camila, tudo bem?
    Incrível como os gostos são variáveis, hoje mesmo li uma pessoa falando super mal desse livro que não achou bacana e ão gostou da escrita da Babi.
    Já agora entro aqui e leio sua resenha super entusiasmada. Quero muito ler o livro, fiquei curiosa e o gênero que a autora aborda é um dos meus favoritos. Nunca li nada da escritora e pretendo começar com esse livro, então agradeço sua resenha que está bem escrita e me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Esse é um livro que está caindo no gosto dos leitores desde o lançamento e que tenho curiosidade de ler justamente por ser uma releitura de um classico que amo tanto. Mesmo não gostando de releituras clássicas, há algo nele que me atrai. Também não conheço o trabalho da autora o que aumenta ainda mais meu desejo de conhecer sua escrita. Portanto, essa é uma dica pra lá de anota.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  34. Oi Camila, muito obrigada por essa resenha tão linda! Amei conhecer suas impressões, beijos

    ResponderExcluir