[Mangás #4] O Homem Que Foge: Nigeru Otoko - Natsume Ono

Olá, minna-san! *japonês feelings*
Deixando a brincadeirinha de lado, hoje trago para vocês o que foi o primeiro lançamento da Editora JBC em 2017.
O Homem Que Foge - Nigeru Otoko em japonês - é quase um conto de fadas sombrio, com reflexões sobre escolhas, consequências e medos.

Em meio a um grande suspense, o mangá convida o leitor a uma reflexão sobre as consequências das decisões que são tomadas ao longo da vida. Com seu traço delicado e uma narrativa densa, Natsume Ono leva seus protagonistas a enfrentarem seus medos e temores ao mesmo tempo que surpreende o leitor com uma fábula moderna e introspectiva.
Adquiri o mangá logo no início do ano, porque a capa misteriosa e sinopse instigante, mas só fiz a leitura no início de maio.
Em volume único e dividido em cinco capítulos, o primeiro é o mais interessante, mas que conta rapidamente o mito que corre na cidade, em que há um urso no meio da floresta que só as crianças podem ver. Esse urso também se transforma em um homem e caso a criança consiga passar um dia com o animal sem sentir medo, pode fazer um pedido.
Ou seja, basicamente a história do primeiro capítulo é a central, e os quatro restantes são para desconstruir e desenvolver a história, sobre o que levou a tais acontecimentos, o que há por trás dessa lenda e afins. Ou seja, são flashbacks.

Ao contrário do que diz a sinopse, considerei os traços do autor um tanto rebeldes, ainda que não de forma ruim. Seus desenhos são rabiscados, algumas vezes sendo até difícil de compreender os quadros. Isso torna a história mais densa e sombria, o que caiu bem com a narrativa.
Outra coisa que chama a atenção, de forma positiva e negativa, para mim, é que O Homem Que Foge quase não possui diálogos. Muitos dos quadros são apenas as ilustrações, com a maioria auto explicativa e creio que incrivelmente, a pouca quantidade de falas deixa o mangá melhor ambientado em sua mensagem.

Por fim, apesar da história e traços ligeiramente confusos, O Homem que Foge vale a leitura, principalmente para quem deseja escapar da área de conforto, que foi o meu caso. Normalmente, quando a questão é quadrinhos japoneses, normalmente leio o gênero shoujo, que é destinado a garotas, ou romances em geral, e esse não contém nada disso.
A obra possui um preço okay, R$18,90, e possui orelhas, folhas e capas grossas e envernizadas. E está sempre em promoção em lugares como a Saraiva.

12 comentários:

  1. Oi, Camila
    Gosto de quadrinhos, mas não sou muito chegada nos japoneses. O que gostei foi saber de que há poucos diálogos e mais ilustrações. Isso não seria um problema. Mas mesmo assim, não faz meu estilo. Mas é uma ótima dica para quem curte.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  2. OI!!


    Não tenho o hábito de ler mangá, nas verdade nunca li. Enfim, creio que para me adaptar a esse estilo de escrita preciso começar com um assunto mais interessantes e imagens mais claras, todavia sair da zona de conforto é sempre válido. Sempre me proponho a começar e nunca começo. Tentarei colocar isso em prática. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Também adquiri esse mangá pelas mesmas razões que você. Primeiro lançamento da JBC, capa misteriosa e sombria, uma premissa tentadora, ainda posso incluir que por ser um One-short me deixou ainda mais animada. Estou cansada de séries longas, fico presa a elas...
    Adorei sua resenha, não vejo a hora de começar a ler o meu mangá.
    Abs
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  4. Bah, a história parece ser bem bacana mesmo e gostei de saber que o traço é mais pesado, acho que isso traz todo um diferencial. Mas não gosto de mangás, não gosto do formato, então vou deixar passar a dica, apesar de parecer legal.

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Assim como você, também só lia mangás shoujos mas acabei entrando um pouco no shonen. Apesar de algumas ressalvas gostei do que foi mostrado e também sairia da minha zona de conforto. Irei dar uma olhada sim <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! Realmente a capa é bem bonita! "Instigante e misteriosa" Gostei da descrição :)
    Como só agora estou começando a ler mangás, estou sendo bem seletiva quando as histórias, porque não quero ler séries logo de cara, então achei a indicação bem interessante.
    Queria saber mais sobre essa lenda e se as crianças vão conseguir fazer seus pedidos.
    Vou anotar dica!

    ResponderExcluir
  7. Olá Camila, eu não conhecia esse manga, mas pelos seus comentários parece ser bem bacana *-* Vou deixar anotada a dica.

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Eu sou nada entendida de Mangá. Não costumo ler e nem acompanho os que estão em voga.
    Apesar de achar bem interessante, pois só vejo comentários positivos, não consegui me apegar.
    Pela sua resenha, essa história parece ser bem instigante e pra quem gosta é uma boa pedida.
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oie
    que bom saber que a leitura nos tira da área de conforto, já anoitei a dica pois achei realmente o enredo curiosa, quem sabe não é mesmo?

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Desconhecia o mangá e achei bem interessante realmente para quem quer sair da zona de conforto (o que é o meu caso) e anotei a dica de leitura e também de onde encontrar em promoção!
    A premissa mais sombria me agrada bastante e achei legal os traços meio bagunçados do autor contribuírem para a ambientação e também para atingir o objetivo, mas não sei se essa falta de diálogo me agradaria tanto.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Desconhecia o mangá e achei bem interessante realmente para quem quer sair da zona de conforto (o que é o meu caso) e anotei a dica de leitura e também de onde encontrar em promoção!
    A premissa mais sombria me agrada bastante e achei legal os traços meio bagunçados do autor contribuírem para a ambientação e também para atingir o objetivo, mas não sei se essa falta de diálogo me agradaria tanto.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  12. Você acredita que nunca li um mangá? Preciso mudar isso. A premissa me parece boa, não tenho motivos para não ler.
    Beijos

    ResponderExcluir