Resenha: Ossos do Clima - André Souto


Editora Arwen
212 páginas
2017

O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo. Aparentemente, nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim. Entre inúmeras perguntas sem resposta e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pamo de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial. Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.

" A humanidade deveria saber que existe outra brecha além da névoa seca."

Sabe aquele livro que desde o início te deixa apreensiva de tanto suspense e mistério e que a cada página surge uma nova pista no quebra-cabeças que compõe a história? Assim é Ossos do Clima, uma obra que tem um tema central bastante atual e relevante, o aquecimento global, usando-o como crítica mas sem deixar de lado todo o encanto da ficção.

Alice Gianne é professora da Universidade de Brasília. Portadora de Alexitimia (um tipo de autismo que inibe as respostas emocionais), Alice foi adotada quando criança pelo renomado climatologista Caio Sodré, que desapareceu misteriosamente depois de um incêndio na biblioteca da universidade. Do outro lado do mundo está Amilton, membro de um grupo de mercenários que se torna o centro de uma intricada teia de mistérios após participar de um grande roubo em um museu. Duas situações aparentemente distintas mas que estão mais ligadas do que qualquer um poderia imaginar.

Escrito em terceira pessoa, o livro possui capítulos alternados entre os personagens principais, o que nos possibilita saber o que acontece em cada núcleo da trama. A escrita de André é bastante clara e objetiva, proporcionando uma leitura muito rápida e fácil.

Toda a história tem uma pegada cinematográfica muito forte por conta das cenas de ação e da aura conspiratória que é constante em 99% das páginas, o que me fez visualizar claramente cada cena de luta, incêndio ou explosão que o livro contém, além, é claro, de não conseguir tirar da cabeça a ideia de que ele daria um excelente filme.

A trama é focada na busca de Alice por respostas sobre o desaparecimento de seu pai adotivo. Essa corrida frenética não permitiu um maior aprofundamento dos personagens, o que não possibilitou que eu criasse algum tipo de apego por alguém, mas ainda assim o autor conseguiu delinear a personalidade de cada um, construindo personagens que se distinguem um do outro facilmente.

Esse é um livro que promete grandes ações, enigmas e reviravoltas desde o início, me deixando animada logo nas primeiras impressões, e o autor não decepciona ao longo das páginas. Se você gosta de um bom mistério a lá Dan Brown, que te deixa com a cabeça à mil na tentativa de encaixar todas as pistas para achar uma resposta, Ossos do Clima é o livro ideal para você.

Compre seu exemplar aqui.

7 comentários:

  1. Eu não gosto muito de livros em terceira pessoa, mas eu gostei bastante do enredo da história. Acho que mesmo a narrativa não sendo muito o que eu gosto, eu ia adorar fazer essa leitura!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Larissa tudo bem?
    Fico feliz que tenha trazido a resenha desse livro para nós, com toda certeza eu adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura, pois sei que seria uma ótima pedida, sua resenha ficou ótima, além do mais achei o assunto bem interessante <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei ver seus pareceres e sua sinceridade sobre a obra. Eu não conhecia o livro não faz meu tipo de leitura mas gostei de conferir sua resenha é o que achou da obra. Parabéns.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oláa!!!
    Como não estou habituada com livros de suspense vou deixar a dica passar dessa vez mas não posso negar que tem uma premissa super instigante.
    Bjs

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa, Larissa! Lisonjeado com suas palavras. Felicidade extrema em saber que atingi uma avaliação tão boa de uma leitora do seu gabarito. Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Oi Larissa, sua linda, tudo bem?
    OMG!!!! Esses livros que conseguimos imaginar as cenas na tela do cinema são os mais tensos e cheios de ação. Toda essa intriga, mistério e explosões me deixaram bem animada e curiosa, não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu acho seu blog tão fofo *-*
    Então, eu amei a resenha, não conhecia o livro, mas já estou curiosa e quero ler, marquei até no meu skoob :) adoro livros assim.

    Bjs!

    ResponderExcluir