Resenha: Desvendando Princesas - Vanessa Marques

Editora Planeta Literário
300 páginas
2015

Outras resenhas da autora: Inquebrável.

O príncipe de São Vicente finalmente vai se casar, com uma plebéia, Luciana, cujo relacionamento é bem polêmico para a população. Quando Luciana liga de madrugada para Isabella, sua irmã que mora agora em outro país e trabalha como policial, Isabella sabe que algo está muito errado. A futura princesa foi sequestrada e está desaparecida. Cabe agora a policial de Nova Aurora voltar para o país em que cresceu e que abriga lembranças traumáticas para descobrir quem está por trás do sumiço de Luciana. E descobrir que está mais entranhada na história do que imaginava.

Desde que ouvi falar nesse livro, tive vontade de lê-lo, tanto pela sinopse interessante quanto pela capa bela e misteriosa. Agora que tive a oportunidade, estou extasiada, pois não achei que a leitura fosse me envolver e eu fosse adorar tanto a história de Isabella e Luciana.
Desvendando Princesas trata-se de um romance policial que não foca apenas no sequestro da futura princesa de São Vicente, mas vai mais além, explorando o passado de vários personagens, tornando-se uma trama que relaciona vários deles e tem mais suspense além da questão principal da obra.
Com uma narrativa rápida e detalhada quanto a questão de diálogos, a história é principalmente narrada por Isabella, com alguns sendo contados por Nicholas, o príncipe que se casará com Luciana; e Lucca, o caso não inteiramente resolvido de Isabella.

"A última coisa que imaginei que faria em toda minha vida era matar alguém. A meu ver, ninguém tinha o direito de bancar Deus e acabar com a vida de outra pessoa quando bem entendia."

Nesse segundo livro da escritora Vanessa Marques, é perceptível o amadurecimento desde a história e narrativa, até aos personagens. Na história das duas irmãs, todos os personagens são bem construidos e cativantes, até mesmo os que são feitos para odiarmos. O que mais gostei foi que nenhum dos mocinhos são irritantes ou abusivos em certo aspecto, algo que me incomodou no mocinho do primeiro livro da autora, Inquebrável. Eles são fortes e sensíveis e valorizam as pessoas que amam de uma forma correta e ainda assim, intensa.
As protagonistas muito me agradaram também, por fugirem do tipo de mocinhas indefesas. Ambas são fortes, independentes, protetoras e decididas.
Uma das coisas que mais gostei é que se trata principalmente do amor fraterno. Isabella volta para São Vicente para descobrir o que aconteceu com sua irmã e salvá-la a todo custo, mesmo que isso implique em reviver os fantasmas de seu passado, com um acontecimento melancólico. Ambas tem um laço de amor imensurável e é muito bem mostrado no livro.

A única ressalva que eu tenho com a obra é com a questão de nomes. Deixem-me explicar. A questão começa com o país das protagonistas, que é ficcional e chama-se São Vicente. Entretanto, ao longo da leitura e antes mesmo de começá-la, só por ler a sinopse, achei se tratar da cidade de São Vicente, em São Paulo, e foi algo que me deixou muito confusa. Há também grande diversidade nos nomes dos personagens, dos ingleses aos portugueses.

É válido mencionar que como a trama é intricada a forma de relacionar todos os personagens, todos tem uma quantidade de cenas satisfatórias e suas backstorys e o livro não deixa brechas no final. Além disso, a autora usa e abusa das cenas dramáticas dignas de filme, algo já característico de suas histórias, principalmente quanto a cenas de romance, mas que confesso, estranho um pouco. Somado a isso, não consegui adivinhar as pessoas por trás de tudo, então fui agradavelmente surpreendida.

Por fim, se com o primeiro livro da autora, eu tive alguns problemas, com Desvendando Princesas foi uma experiência absolutamente fantástica, me fazendo recomendar esse livro pra todos que eu puder. E afirmar que a autora pode continuar fazendo livros do gênero, que lerei todos, feliz.

2 comentários:

  1. Aí que linda, estou apaixonada 😍 amei a sua resenha e eu vou procurar aqui na cidade pra ver se tem esse livro.Beijão e sucesso para você. 😘

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila! Não conhecia a obra ainda, essa questão das protagonistas não serem mais as mocinhas indefesas é uma tendência, ainda bem né?

    estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir