Resenha: Um Cartão - Pedro Henrique


Editora Fábrica 231
192 páginas
2015

Um jovem carioca com uma ideia na cabeça e uma conta no Instagram. Assim nasceu o Um Cartão, uma página que reúne imagens que falam sobre sentimentos e situações cotidianas na forma de cartões feitos à mão. Depois de conquistar mais de 600 mil seguidores em pouco mais de um ano, Um Cartão virou um livro destacável que pode ser compartilhado da maneira que o leitor escolher.

Um Cartão é um projeto que existe desde 2015 mas só agora, há algumas semanas, eu tive o prazer de conhecê-lo. Me apaixonei e tive a sorte de encontrar o livro que derivou do projeto em promoção numa livraria online. Sem pensar duas vezes o comprei e assim que pus as mãos o exemplar o devorei em questão de minutos, tamanha a leveza dos pequenos textos. Fiquei tão encantada que comecei a mandar fotos das páginas para os meus amigos, simplesmente por lembrar deles enquanto lia.

De leitura extremamente rápida e singela, por vezes tocante ou reflexiva, por vezes divertida, Um Cartão é um livro composto de cartões com frases curtas sobre os sentimentos, a vida e o cotidiano. Cada página é um cartão e todos eles são destacáveis. Eu não tive, ainda, coragem de retirar nenhum deles, mas quem for mais forte do que eu pode utilizar os cartões como um pequeno presente a quem se ama, sejam familiares, amigos ou amores, ou ainda, se houver criatividade, utilizá-los como decoração.

As frases são simples mas daquelas que acertam o alvo com precisão. Foi impossível eleger uma favorita, já que todas me lembravam de alguém, de algo ou acabavam conseguindo transmitir algo que eu sinto ou já senti. As imagens são caprichadas e fazem o complemento perfeito de cada frase.

Uma leitura rápida e mais do que agradável, é mais um pra coleção daqueles livros charmosos que devemos ter na estante por puro prazer, assim como é uma linda opção de presente para as pessoas que gostamos.

19 comentários:

  1. Ótima postagem gostei muito, ganhou um fã abraços.

    Me segue, que eu sigo de volta!

    http://nintudo.blogspot.com.br/

    https://plus.google.com/+NinTudo/

    ResponderExcluir
  2. Oiee Larissa ^^
    Acho que eu também teria dó de tirar os cartões, mas quem sabe, né?
    Ainda não conhecia esse livro, e nem mesmo o projeto, mas achei muito bacana, principalmente por ser diferente e original. Fiquei animada para conhecer :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ah que fofo, acho muito gostoso esses livros interativos, mesmo sendo da turma que morreria de dó de retirar os cartões, deixaria eles no livro é usaria como inspiração para fazer os meus próprios cartões o///

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, adorei saber que é um livro destacável, achei bem diferente já que não li nada do tipo. Parece ser um daqueles livros que se dá de presente, eu adoraria um desses, mesmo não curtindo muito esse tipo de coisa.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    não conhecia o livro, mas adorei a ideia, com certeza o livro deve ser encantador.
    Gosto quando o livro traz algo para reflexão, assim como o livro apresentado. Adorei a dica apresentada.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Também não teria coragem de destacar os cartões (tenho pavor de rasgar, rabiscar, amassar, etc, mesmo os livros feitos para isso), mas iria adorar abrir aleatoriamente para ver qual mensagem sairia. Adoro este tipo de livro que me permite brincar com a leitura. Vou pesquisar mais sobre ele. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Acho que essa é a primeira resenha que leio do livro. Conheço o projeto, mas não sou assim tão curiosa quanto vc. Fico feliz que tenha se encantando tanto, é sempre bom quando isso acontece, eu simplesmente adoro.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    Eu conheci esse projeto sem querer no Insta e sempre estou acompanhando o crescimento e o trabalho do pessoal, porque eles publicam frases simples, mas com verdades ou questionamentos complexos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia o projeto, mas achei a ideia super linda! Também não teria coragem de destacar os cartões, imagino que devem ser frases lindas e tocantes, fiquei curiosa, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto, mas não cheguei a me interessar em saber mais, porém pelo que você falou ele realmente parecer ser bastante interessante. Vou procurá-lo.

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, vou procurar o perfil do autor no Instagram para saber mais sobre suas publicações. Parece ser um livro muito gostoso de se ter, já que seus cartões transmitem tantos sentimentos.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Sempre fui apaixonada por frases e pequenas citações quando era mais nova tinha cadernos lotados de frases. Fiquei super curiosa com o projeto e com o livro, pois amo fotografia, amo cartões e frases. Creio que seria juntar o útil ao agradável. Amei a resenha, e obrigada por me apresentar esse livro que parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Acredito que eu também não teria coragem em destacar os cartões, sou muito apegada aos livros. Não conhecia o projeto e nem o livro, mas achei a proposta muito bacana, principalmente para quem já tem um histórico de grifar/anotar frases marcantes. Espero adquirir esse livro em breve, pois adorei muito esse livro!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está na minha lista há tempos, espero ler em breve. Otima resenha, me deixou ainda mais animada para ler.
    https://destinoemilcoisas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Não conheço esse projeto Um cartão, mas vou procurar mais sobre ele. Quanto ao livro, bem, eu nunca teria coragem de destacar página nenhuma... Rs... O máximo que faria seria o que você fez, mandar fotos das páginas que me lembravam de determinadas pessoas pra elas. Me pareceu um livro bem diferente e legal de ter pra ler e reler.

    ResponderExcluir
  16. Oiii Larissa tudo bem?
    Que amorzinho de livro menina, fiquei completamente apaixonada com toda certeza vou procurar para saber mais sobre ele, além do mais são pouquissimas paginas que vão me emocionar bastante, dica anotada e adorei a capa!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?! Ahhhh esse livro é maravilhoso. É uma coletânea de incentivos tão linda e bem elaborada e o melhor temos vários motivos para presentearmos a quem amamos com os cartões que são destacáveis.
    Ganhei o meu de presente num amigo secreto e adorooooo poder retribuir o carinho aos meu amigos com alguma página do livro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Se eu pegasse nesse livro eu ia viver tirando foto dele haha
    Muitoo lindoooo :3
    beijos
    Neoguedes

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Sempre vejo o pessoal compartilhando o conteúdo da página do autor e não sabia que tinha o livro, gostei da ideia!!
    Bjs

    ResponderExcluir