Resenha: Escutei Dentro de Mim - Juvenal Arruda

Às vezes, eles ficam dentro de nós por anos, sem nunca serem expostos e revelados aos outros. Juvenal Arruda, embora não seja um jovem tímido, costuma se dizer melhor por meio da sua arte predileta – a poesia! Através dela, ele coloca, para quem quiser ver, sentir, saborear, seus sentimentos mais íntimos sobre diversos assuntos, como- amor, felicidade, paixão, sonhos e tantos outros temas que norteiam nossa existência. O autor nos convida a fazer poesia, sem necessariamente escrevê-la, basta abrir o coração, ativar a memória e escutar sua voz interior. *sinopse original

A obra de Juvenal Arruda conta com em média 70 poemas que falam em sua maior parte, sobre sonhos, amor e auto descoberta, assuntos que me atraíram bastante e tornaram minha leitura muito mais prazerosa. Além disso, para iniciar e encerrar a obra, há dois textos narrados, que mostram bem como se dará o clima de leitura dos poemas.

O autor escreve de forma leve, com poemas fáceis de serem lidos, compreendidos e sentidos. Quase todos falavam de coisas que pensei ou passei, muitas com experiências de infância, sentimentos de angústia sobre a pessoa amada ou sobre simplesmente observar o céu. Nem todos os poemas são felizes ou trazem verdadeiro otimismo; muitos são apenas melancólicos e trazem apertinho no coração, algo que novamente me identifiquei muito, trazendo o sentimento de que não estou sozinha e há pessoas que passam e sente coisas semelhantes. Logo, Escutei Dentro de Mim faz com que realmente o leitor olhe para dentro de si e busque conforto nas palavras escritas.
"Eu sou o universo com suas luzes
Sou um turbilhão de astros
Sou a sua extensão e o seu mistério
Sou um enigma solitário
dançando à margem de um buraco negro..."

Portanto, Escutei Dentro de Mim é uma ótima compilação com textos que o leitor facilmente se identifica, se encaixa. Ótimo para ser lido a qualquer momento. Juvenal Arruda possui muito talento como poeta e fiquei feliz em poder conhecer seus textos.

1 comentários:

  1. Amei a resenha, Camila! Muito, muito grato mesmo!
    Que bom que você se identificou com os sentimentos que embuti em cada poema.
    Imensamente feliz!!!

    ResponderExcluir