Resenha: A Diversidade em Perigo - Pascal Picq

Editora Valentina
Tradutora: Maria Alice A. de Sampaio Dória
272 páginas
2016

O famoso naturalista Charles Darwin, na aurora de sua carreira, realizou uma viagem que lhe permitiu avaliar a extraordinária riqueza do mundo natural. Para ele, não haveria vida sem evolução e não haveria evolução sem diversidade! Um século depois, aquele que se tornaria um grande antropólogo, Claude Lévi-Strauss, partiu, ainda muito jovem, para a descoberta dos povos da Amazônia e compreendeu que a diversidade cultural era crucial para a evolução do homem. Neste livro, Pascal Picq imagina que os nossos dois cientistas partem novamente para a aventura, para a redescoberta do Novo Mundo. Entretanto, Charles Darwin e Claude Lévi-Strauss teriam dificuldade em reconhecer esse Novo Mundo, a tal ponto as diversidades natural e cultural foram danificadas. À medida que as espécies desaparecem e as culturas e as línguas morrem, é o nosso futuro e o da Terra que são prejudicados. Darwin e Lévi-Strauss nos avisaram. Por que não os compreendemos? Podemos, enfim, ouvi-los? Um apelo fascinante a uma conscientização urgente e salutar.
*sinopse original

Desde o ano passado, venho tentando sair um pouco do que sempre foi a minha zona de conforto. Ou seja, romance romântico em geral, com muito YA. Tenho tentado ler mais dos outros gêneros, o que inclui não-ficção. Então, quando a Editora Valentina liberou A Diversidade em Perigo para leitura, não pensei duas vezes, já que quanto à área de não ficção, o que mais me interessa são os livros de ciência, que me fazem querer aprender mais e mais, mesmo que eu seja de humanas.

"A explicação de nossas origens comuns exige que rejeitemos qualquer hierarquização a priori entre as espécies e as populações humanas."


A Diversidade em Perigo é uma obra dividida em três partes e escrita por Pascal Picq, professor de paleoantropologia numa universidade francesa, o que confere bastante veracidade para o livro. A primeira parte é mais histórica, onde o autor conta a trajetória de Charles Darwin e Lévi-Strauss, onde é contado desde a história como pessoa até como figura pública de ambos os homens. Já a segunda e terceira partes também utilizam-se de uma abordagem histórica, mas em relação à evolução, ciência e antropologia, ao mesmo tempo que se misturam com críticas do autor e comparações entre antiguidade e atualidade.
É possível aprender muito com a obra, que faz uma verdadeira viagem sobre os mais diferentes tipos de evoluções em nosso planeta e sobre como os humanos estão estragando-o.
O que mais me interessou foi sobre informações como a existência de vários homos que habitavam ao mesmo tempo o planeta e sobre como a evolução - a sua erradicação - também é aplicada às populações, muitas exterminadas, outras com risco de serem exterminadas culturalmente. A Diversidade em Perigo provoca muitas reflexões nesse sentido, fazendo o leitor impressionar-se, chocar-se e indignar-se com muitas atitudes "humanas" ao longo da história.

O que mais me incomodou durante a leitura foi que, por vezes, a linguagem utilizada por Picq era complicada de eu entender, sendo um tanto específica em minha opinião. Por isso, às vezes era necessário eu reler com mais calma do que eu já estava lendo, sendo que livros de não ficção eu já leio extremamente devagar, justamente para conseguir compreender e absorver tudo. Sendo assim, apesar de haver uma linguagem para leigos, há trechos mais complicados para entendimento.

Pascal Picq também usa bastante referências de obras e eventos como colóquios que aconteceram ao longo dos, para contextualizar e enriquecer o livro com mais informações, o que agregou bastante. Assim, é possível entender melhor o que o autor quer passar, e o que as pessoas fizeram sobre o mundo e o meio ambiente.

Por fim, A Diversidade em Perigo mostrou-se um livro extremamente rico em informações e explicações - ainda que algumas precisem de relidas para compreender melhor - sobre o que aconteceu e o que pode acontecer com o nosso mundo. Leitura ideal para quem está procurando informações científicas e ao mesmo tempo, extremamente humanas.

1 comentários:

  1. Esse é definitivamente o tipo de livro pelo qual tenho procurado ultimamente! Vou tentar lê-lo o mais rápido possível. Por mais que seja de ficção, o livro Anna e o planeta (ainda em leitura) também fala sobre como o ser humano tem destruído os recursos naturais e etc.

    https://thatisrealme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir