Resenha: Senhor das Sombras - Cassandra Clare


Editora Galera Record
Tradução Sussekind e Ana Resende
598 páginas
2017

ATENÇÃO: Se você não leu primeiro livro de "Os Artifícios das Trevas" - "Dama da Meia-Noite" - essa resenha pode conter spoilers.

Outras resenhas da autora: Dama da Meia-Noite; Uma história de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo Contada na Linguagem das Flores; Contos da Academia dos Caçadores de Sombras

A ensolarada Los Angeles pode ser um lugar sombrio na continuação de Dama da Meia-Noite, de Cassandra Clare.
Emma Carstairs finalmente conseguiu vingar a morte dos pais e pensou que com isso finalmente estaria em paz. Mas se tem uma coisa que ela não encontrou foi tranquilidade. Dividida entre o amor que sente pelo seu parabatai Julian e a vontade de protegê-lo das graves consequências que um relacionamento entre os dois pode trazer, ela começa a namorar Mark Blackthorn, irmão de Julian. Mark, por sua vez, passou os últimos cinco anos preso no Reino das Fadas e não sabe se um dia voltará a ser o Caçador de Sombras que já foi. Como se não bastasse, as cortes das fadas estão em polvorosa. O Rei Unseelie está farto da Paz Fria e decidido a não mais ceder às exigências dos Nephilim. Presos entre as exigências das fadas e as leis da Clave, Emma, Julian e Mark devem encontrar um modo de proteger tudo aquilo que mais amam - juntos e antes que seja tarde.
*Sinopse original.

"Quando alguém faz parte da sua vida há tanto tempo, cortá-lo é como cortar as raízes de uma planta"
Já não é segredo que sou fã da Cassandra Clare e tenho um amor especial pelo mundo dos Caçadores de Sombras e seus habitantes, assim estava mais do que ansiosa pelo segundo volume dessa nova série e, pasmem, devorei as quase 600 páginas em 3 dias (em minha defesa eu já estava de férias, sem nada pra fazer e morta de curiosidade quanto a essa sequência haha)!


Senhor das Sombras continua focado na família Blackthorn, aqueles que os cercam e na história de amor proibido de dois parabatais. Após os acontecimentos do livro anterior, Emma, se sentindo vazia mesmo após ter vingado a morte de seus pais e tentando - com a ajuda de Mark - destruir o amor de seu parabatai por ela,  e Julian, ainda protegendo a família mesmo sentindo-se perdido em relação a tudo o que conhecia, tentam seguir em frente em meios aos perigos que surgem junto com a crescente tensão entre o Povo das Fadas e que ameaçam a quem eles amam.

"Ficção é verdade, mesmo que não seja de fato. Se você só acredita em fatos e se esquece das histórias, seu cérebro vive, mas seu coração morre."

A escrita de Clare continua extremamente envolvente. Escrito em terceira pessoa, a autora explora diversos pontos de vista, mostrando os pensamentos e sentimentos de personagens diversos e explorando da melhor maneira cada núcleo existente e os conectando com destreza a trama principal.

Há muitos personagens e discorrer sobre cada um transformaria essa resenha em um novo livro, por conta da grande quantidade de diferentes personalidades existentes, tornando bem possível que se identificar ao menos com um aspecto existente dentre essas várias personalidades. Mesmo com a grande quantidade cada personagem é muito bem estruturado e, na maioria das vezes, é muito fácil distingui-lo pelas suas características e peculiaridades, como os gêmeos Ty e Livvy por exemplo.
Há também, como em vários livros anteriores, o aparecimento de diversos personagens das séries anteriores - como Clary, Jacy, Magnus e James Carstairs - o que pra mim é bastante nostálgico e agradável.

Apesar da grande quantidade de páginas, algo que pode causar receio em muita gente, Senhor das Sombras cativa desde o início e mantém um enredo cheio de reviravoltas e histórias paralelas ao enredo principal que não deixam a leitura se tornar maçante. O desfecho é de tirar o ar e mostra toda a habilidade da autora em criar cliffhangers e destruir o coração de leitores.

"Eu nunca tinha entendido até então o quanto você pode privar uma pessoa ao não lhe dar as palavras das quais ela necessita para se descrever."

Uma excelente continuação de Dama da Meia-Noite, Senhor das Sombras é mais um grande capítulo na história dos Shadowhunters, além de ser um excelente entretenimento. Quem o ler, com certeza vai passar vários dias criando teorias e buscando respostas acerca dos acontecimentos e contando os dias para o próximo volume.

0 comentários:

Deixe seu comentário