Resenha: Heróis de Novigrath - Roberta Splinder

Editora Suma
292 páginas
2018

Heróis de Novigrath é mais do que um jogo de computador. É um esporte. Uma paixão mundial que atrai milhões de torcedores fanáticos para estádios, banca equipes famosas e leva seus jogadores do chão ao topo — e vice-versa. Pedro sabe bem como uma carreira pode desabar de uma hora para a outra. Heróis de Novigrath ainda é seu grande amor, mas seus dias de glória terminaram.
Ou é o que ele pensa, até receber a visita de Yeng Xiao — seu herói favorito do game. Quando o guerreiro se materializa em sua casa, Pedro acha que perdeu o juízo, mas a verdade é que HdN é mais real do que ele poderia imaginar. Ao redor do mundo, jogadores alimentam o game com sua paixão e, sem saber, com sua energia vital. Agora, os monstros da terra de Novigrath estão a um passo de invadir o nosso mundo, e os Defensores de Lumnia precisam de um time que possa restaurar a força do lado dos heróis.

Pedro já deixou que sua ambição o derrubasse uma vez, mas Xiao tem certeza de que ele é a pessoa certa para montar o novo time. Por todo o país, cinco jovens mal imaginam a missão que os aguarda. Heróis de Novigrath é muito mais do que um jogo — é o futuro de todos eles.

*Sinopse original

"Guardar os verdadeiros sentimentos para si nunca faz bem. Uma pessoa tem que ser livre para fazer suas escolhas, para cometer os próprios erros."

Já nem lembro mais qual foi a última vez em que li uma fantasia. ainda mais uma que me agradasse e surpreendesse tanto como Heróis de Novigrath fez depois de uma primeira impressão bem meia boca e errônea que me deixou pensando, por causa da capa e da sinopse, que o livro não era pra mim. Mas já que eu havia recebido esse lançamento do novo selo da Companhia das Letras, Suma, porque não o ler não é mesmo? Eu li e adorei esse nacional de uma autora de talento que parece ser muito promissora.


HdN é um jogo categorizado como eSports do tipo Multiplayer, onde dois times se enfrentam em uma batalha, sendo o vencedor aquele que conseguir destruir primeiro a base principal do seu oponente, e cada jogador é representado por um personagem, campeão ou herói, que possui habilidades e poderes específicos. Pedro já foi um dos maiores e mais famosos competidores, mas viu tudo ir ladeira abaixo após uma sucessão de erros que, achava ele, acabaram com sua carreira. Mas ao receber a visita real do seu personagem favorito, o ex-favorito acaba descobrindo que HdN é muito mais real do que qualquer um imaginava.

Com uma representatividade bem ampla, Roberta criou uma gama de personagens com personalidades e descrições bastante diversas, tornando difícil os leitores, principalmente os mais jovens, não se identificarem com ao menos um aspecto de um deles. Temos do ex-campeão que agora é um fracassado ao guitarrista de cabelo azul, passando pela asiática gordinha e tímida e o adolescente rebelde, dentre outros. O mais interessante é que a autora conseguiu criar características tanto agradáveis quanto desagradáveis em todos os personagens, o que me fez ter as mais variadas reações acerca das atitudes de cada um durante a leitura, assim como mudar de opinião quanto aos personagens.

Seguindo fortemente a linha de um RPG (não gente, não entendo nada de games então me corrijam se estiver errada quanto a isso haha), o título tem uma trama bastante criativa e instigante, misturando muita ação, aventura e leves toques de romance e humor numa grande jornada. Sem falar na narrativa da autora que é muito atraente pela sua estrutura bem montada e agilidade, que proporcionaram uma leitura descomplicada e bem rápida.

Apesar de focado no universo dos games e seus jogadores, a história é facilmente entendida por qualquer leitor que goste de fantasia mas não entenda nada ou quase nada (assim como eu) sobre jogos, ou seja: se você gosta de aventuras fantásticas, tá ai a sua próxima leitura.


0 comentários:

Deixe seu comentário