Resenha: É Assim que Acaba - Colleen Hoover

Editora Galera Record
Tradutora:
368 páginas
2018

Outras resenhas da autora: O Lado Feio do Amor, Novembro 9, Confesse.

Lily Bloom é uma mulher que já viu de tudo na vida. Atualmente trabalhando em Boston, está prestes a largar tudo para abrir sua própria loja de floricultura. E quando conhece o envolvente Ryle, percebe que está apaixonada e finalmente pode tentar seguir em frente, tentando finalmente tirar da cabeça Atlas, o primeiro garoto pela qual se apaixonou. Isso tudo acontece após da morte do pai, que deveria trazer tristeza a Lily, mas só traz alívio, já que sua infância foi marcada por violentas agressões.

Protelei muito para fazer essa resenha, confesso. Mesmo com as inúmeras coisas pra fazer, eu preciso dizer que fiquei duas semanas para tentar conseguir dizer o que achei do mais recente livro de Colleen Hoover lançado no Brasil, É Assim que Acaba.
Assim como em toda resenha da autora publicada por mim neste blog, eu preciso dizer: eu adoro a Hoover. Suas obras são muito bem escritas, possuem tramas envolventes e ela sempre consegue fazer com que eu a leia rápido.
Assim como na última resenha que fiz dela, do livro Confesse, posso dizer que fico meio que sem saber o que achei de É Assim que Acaba.

"Todo mundo erra. O que determina o caráter de uma pessoa não são os erros cometidos. É como ela usa esses erros e os transforma em aprendizados, não em desculpas."
Ao contrário de outras obras da autora, essa eu demorei mais para ler. Não porque ele é maior do que outros da própria Colleen, mas porque achei que este demorou mais para se desenvolver. Sua escrita continua fluída e rápida, com diálogos versáteis e que dão bom movimento a história. Entretanto, de início, a autora foca inteiramente na construção do relacionamento entre Lily e Ryle. Pessoalmente, creio que o casal não teve química alguma desde o início, apesar da construção relativamente satisfatória feita por Hoover, o que tornou a leitura cansativa para mim, ao menos no início. Como ela optou por dedicar grande parte à construção do relacionamento entre ambos, as melhores partes foram as que retratam o antigo relacionamento de Lily.

Colleen tem como assunto principal a violência doméstica, onde a protagonista presencia situações do tipo desde a infância. Também estava com certo medo de ter uma romantização da violência subtendida na história. Para meu alívio, não encontrei. Li sobre um relacionamento abusivo de forma nua e crua, com cenas chocantes a fim de que o leitor se choque. O livro serve muito bem como um alerta para a situação, desde que para quem passa por isso, perceba pelo que passa, até mesmo para quem não passa, mas perceba que acontece com frequência na vida real.
Felizmente, Lily é uma personagem encantadora e forte, cheia de atitude desde as cenas de seu passado e por isso, ainda serve de incentivo para que possam haver talvez um futuro aumento de denúncias desses casos.

Entretanto, apesar das cenas fortes, eu não deixo de recomendar para todos que tiverem a oportunidade de ler, inclusive pessoas que passam por essa situação.
É Assim que Acaba é uma história tanto de amor, quanto de violência, mas que felizmente a última parte não é romantizada. Temos portanto, uma história sensata e bem construída, com uma protagonista forte para lidar com sua vida.

0 comentários:

Deixe seu comentário