RESENHA: Quatro vidas de um cachorro - W. Bruce Cameron


Editora: Harper Collins
Tradutor: Regina Lyra
288 páginas
2016

Esta é a inesquecível história de um cão que — após renascer várias vezes — imagina que haja uma razão para seu retorno, um propósito a cumprir, e que, enquanto não o alcançar, continuará renascendo. Narrado pelo próprio animal, Quatro vidas de um cachorro aborda a questão mais básica da vida: Por que estamos aqui?
Emocionante e com boas doses de humor, Quatro vidas de um cachorro é um livro para todas as idades, que mostra o olhar de um cão sobre o relacionamento entre as pessoas e os laços eternos entre os seres humanos e seus animais. Se você gostou de Marley & eu, vai adorar esta aventura que agora ganha as telas do cinema.

*Sinopse original

"(...) eu não sabia ao certo por que nós dois havíamos sido separados, mas sabia que, quando chegasse a hora, ele iria me encontrar."
Quem não gosta de uma boa história sobre animais, não é? Eu adoro, sempre me emociono, mas raramente leio algo do tipo (tão raramente que nem me lembro quando e qual foi o último), então confesso que não fiquei muito empolgada quando recebi de cara dois volumes da Harper Collins (aliás, obrigada pessoal!) sobre o tema e nem pensei muito em quando faria a leitura dos títulos. Mas, graças a vocês que votaram na enquete pra escolher a minha leitura da semana lá no instagram e escolheram Quatro Vidas de um cachorro, eu realizei essa leitura mais cedo do que pretendia e pude me encantar com essa história cheia de ensinamentos.


Tobby, Bailey, Ellie e Amigão, quatro cachorros, quatro vidas vividas de formas bem diferentes mas carregadas de aprendizados e uma mesma alma que busca compreender o seu propósito final. Apesar de saber que a trama decorria sobre um cachorro e suas reencarnações, o que eu encontrei foi algo bem diferente do que esperava, mais profundo e delicado, e isso foi uma surpresa muito positiva pois eu imaginava uma trama mais cômica e não tão madura quanto na realidade ela é.

Escrito em primeira pessoa pelo próprio cachorro que conta os acontecimentos de suas vidas, assim como suas dúvidas, percepções e aprendizados enquanto tenta descobrir o porque de renascer tantas vezes a narrativa demonstra o que, para mim, seria a forma como os cães veem o mundo: de jeito muito mais simples, sincero e dedicado do que nós e só confirma essa visão que temos do amor incondicional desses anjos. A escrita de Cameron cumpriu muito bem seu papel de passar uma visão diferente da tradicional, uma vez que o protagonista não é humano, e fez a leitura fluir muito rápida e agradavelmente e em nenhum momento sendo caricata ou absurda. Na verdade o que houve sim foram vários momentos de reflexões muito reais e válidas para a vida de modo geral.

Mas não é só drama que a gente encontra nesse livro, tem sim vários momentos emocionantes mas também há as cenas divertidas e fofas que só os cachorros sabem protagonizar. Ou seja, se preparem pra risadas e muitas expressões de fofurice aguda.

Por que existimos e qual o nosso propósito? Aliás, temos um propósito a seguir? Sãos as questões que permeiam a vida do jovem cãozinho e que, creio eu, também enchem a cabeça de muitos humanos por ai. Quatro Vidas de um cachorro é uma leitura que emociona e mexe com o leitor deixando diversas sensações fluindo por nós, mesmo depois da última página já ter sido virada e é válida mesmo para quem não é fã desses anjos de quatro patas.

2 comentários:

  1. Oi, Larissa.
    Recebi um exemplar desse livro da editora, mas confesso que não pretendo fazer a leitura.
    Por mais que seja uma história emocionante e cheia de aprendizados, eu tenho medo de cachorro e a última coisa que eu preciso é um livro assim, ainda mais com uma capa dessa que já me dá pânico!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Nossa menina, que chato deve ser ter esse medo, uma vez que onde quer que se vá a gente encontra um cachorro. Deve ser difícil, te desejo força.
      Beijos!

      Excluir