[Sobre Filmes] Todo Dia



Título original: Every Day
Elenco: Angourie Rice, Justice Smith, Owen Teague, Maria Bello, Debby Ryan
Direção: Michael Sucsy
Ano: 2018
Duração: 1h 38 min.
Gênero: Drama, Fantasia, Romance


Sinopse:
A tem o incrível poder de acordar todos os dias em um corpo diferente, independente de gênero, cor ou idade. Sua rotina de constante adaptação, no entanto, ganha ares tristes quando acorda no corpo de Justin e acaba se apaixonando perdidamente pela namorada dele, Rhiannon.
Um dos mais renomados nomes da literatura juvenil da atualidade, David Levithan - que estará no Brasil esse fim de semana, participando da Bienal do Livro de SP (ontem, dia 11) e realizando duas sessões de autógrafos no Rio de Janeiro (saiba mais aqui e aqui) - é o autor, dentre diversos títulos, do aclamado Todo Dia que foi recentemente adaptado para as telonas e encontra-se atualmente em cartaz nos cinemas. Fã confessa do autor e do título, não pude deixar de conferir a versão cinematográfica de sua obra que, apesar ter dado um filme satisfatório, deixou muito a desejar.

"Todo Dia" nos apresenta a história de A (diversos atores), uma pessoa (ou um ser?) que todos os dias acorda em um corpo diferente, sem interferir ou se envolver, mas sempre da mesma faixa etária e de locais próximos. A, que não se identifica como ele ou ela, não sabe qual é realmente ou o motivo dessa mudança diária mas segue seu destino sem grandes percalços até que um dia acorda no corpo de Justin (Justice Smith), um jovem atleta popular que não se importa muito com ninguém além dele mesmo, e conhece a namorada do rapaz, Rhiannon (Angourie Rice), por quem se apaixona após viverem um dia memorável. A partir dai, após convencê-la de sua condição, ambos vivem uma história de amor onde, diariamente, precisam vencer os obstáculos causados pelos desconhecido.



Com um premissa única e bastante original, "Todo Dia" acabou, infelizmente, não se aproveitando da grande oportunidade que tinha em mãos e se tornou mais um romance adolescente ao dar mais voz ao relacionamento dos protagonistas do que à condição inédita de A, diferente de como acontece no livro. Pode-se até dizer que nessa adaptação conta-se a história de Rhiannon e sua visão das descobertas no amor, tamanho o enfoque que é dado ao romance que, por sua vez, deixou de lado a proposta central da trama.

O roteiro bem que tentou abordar temas relevantes, como suicídio, desordem mental e como se sentir em sua própria pele, mas acabou caindo na acomodação e sem fugir muito do esperado, mesmo com as lacunas de A acerca sobre o mistério que o envolve. Entretanto há seus momentos de conexão com o público, como os alívios cômicos criados pela irmã desbocada e boca suja da protagonista, o namorado bobão e idiota que causa aquele sentimento de apoio para com a menina e a mãe que sai para trabalhar enquanto o pai excêntrico fica cuidado da casa. 

Os personagens, por mais que sejam diferentes uns dos outros, não são explorados como deveriam e não vão muito além do superficial que diz ter algo a mais mas que na realidade não mostra a que veio, o que é uma pena considerando as diversas versões que A possui ao longo do filme e o tempo de exposição da própria Rhiannon. Outro ponto é a falta de consequências realmente relevantes para as atitudes dos personagens, que incluem fugas e "sequestros" das pessoas que A está "possuindo" e que simplesmente são esquecidas no dia seguinte.

"Todo Dia" não é um grande filme ou uma grande adaptação. Sem momentos marcantes ou uma proposta definida com clareza, a obra, que se inicia de forma misteriosa e se encerra como um grande romance adolescente daqueles que assistimos na falta de opção num dia ocioso não faz, nem de longe, juz ao livro em que se baseou. O que não o qualifica como ruim, mas também não o classifica como algo muito bom, é mais um daqueles filmes que devemos assistir com o propósito de uma simples distração.



15 comentários:

  1. Olá!
    Não tive oportunidade de assistir esse filme ainda, mas gostei da forma como a trama se desenrola. Sou fã de adaptações, apesar do livro não ser tão fantástico assim, acredito que como disse servirá para distrair e relembrar um pouco da história desses personagens.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li o livro não sou fã da narrativa do autor, então passei batido, O filme gostaria de assistir, embora ele seja meio adolescente...
    Fiquei curiosa para ver como foi abordado a condição de A no filme, afinal de contas a história realmente é boa.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Ah, estava esperando um pouco mais do filme justamente pelo livro ser tão bem elogiado e querido! Confesso que fiquei desanimada com isso! Já sabendo então que a adaptação não ficou lá essas coisas, vou optar por somente ler o livro mesmo.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa!
    Que pena que a adaptação não conseguiu aproveitar todas as possibilidades que o livro traz =/ A é o tipo de personagem que poderia ser retratado de forma brilhante na telona, mas aparentemente ainda estamos restritos ao pensamento de que é mais interessante minimizar uma história apenas ao seu romance. Todo Dia é um dos meus livros preferidos do David e vou assistir ao filme mais para falar que assisti do que qualquer outra coisa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Larissa.
    Confesso que já tentei ler os livros do David Levithan, mas não me dei bem com a escrita dele. Uma pena! Nem cheguei a ler Todo Dia e também não me animei a ver o filme. Saber que o filme perdeu a chance de explorar mais a situação de A, me desanima ainda mais!
    Uma pena mesmo!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oii Larissa, tudo bem? Gostei muito do seu post e conferir sua opinião sobre o filme. Fico triste, de verdade, ao saber que os produtores acabaram se prendendo ao romance no lugar de explorar melhor a condição do A e as consequências desses "sequestros" na vida dos outros. Todo Dia é um dos meus livros favoritos, e ainda estou decidindo se verei ou não a adaptação...

    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nem sabia que o livro já tinha virado filme. Adicionei à minha lista de leituras faz um tempão, mas ainda não tive a oportunidade de ler. A premissa é muito interessante, e fico chateada pela adaptação ter deixado a desejar. Mas mesmo assim ainda espero ler e assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Larissa!

    Eu não conheço a história, apesar de já ter visto esse título em tudo que é canto.rsrs Mas nunca tinha parado para saber do que se tratava. E passarei longe do filme até ter dado uma chance ao livro.

    É muito comum a gente se decepcionar com uma adaptação cinematográfica. São raríssimas aquelas que me apaixonaram, que foram dignas dos livros nos quais se inspiraram. Eu ficaria furiosa com o fato do filme abandonar o núcleo do livro, seu tema central! Isso me deixaria estressada. Enfim... Acho que não verei o filme nem depois de ler a história.kkkkk...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Que pena, não sabia que a adaptação tinha ficado tão fraca. Pelo menos se eles tivessem aproveitado a essência do livro, poderíamos até aceitar a mudança. mas como nem isso tem, então não sei se vou assistir o filme.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá Larissa!!!
    Uma pena que o filme não tenha chegado nem próximo do que o livro traz, mas realmente às vezes esses fatos acontecem e é algo que tenho muito medo quando anunciam uma adaptação de algum livro que gosto.
    Eu ainda não li nada do David, porque sinceramente nada do autor veio a me atrair ainda porém quem sabe eu me rendo a ele pois todo mundo diz maravilhas sobre ele.
    Adorei sua opinião sobre o filme!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei conhecer o enredo, principalmente do livro. Fiquei frustrada só de ler o que fizeram quando adaptaram a obra para as telinhas. Tem horas que acho que esses roteiristas tem algum lapso, pois de vez em quando fazem cada coisa. Agora confesso, realmente me interessei em ler o livro e nem tanto assim em ver o filme. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Larissa?

    Eu (Yvens) particularmente não curto romances e muito menos filmes que é mais voltado ao público adolescente. Confesso que não conhecia o filme e não sabia que era uma adaptação. É uma pena que o filme não tenha te conquistado totalmente.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lari tudo bem? Já ouvi vários comentários sobre esse filme, ma não me empolguei, talvez porque as críticas não sejam boas, mas espero tirar minhas próprias conclusões, gostei muito da sua sinceridade em relação ao mesmo. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa, ainda não consegui assistir o filme. Acho que ele não emplacou como eu imaginava e quando procurei para assistir, já não estava mais em cartaz, porem antes mesmo de assistir, vou concordar com você sobre não estar no mesmo nível do livro, porque o livro é tão incrivelmente original, que mesmo uma adaptação dele, ficaria aquém das nossas expectativas. Adorei sua sinceridade.
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Larissa,
    imagino como não deve ter sido frustrante assistir esse filme, ainda mais você sendo tão fã da obra e do autor. Já passei por isso com a hospedeira, vi um personagem super bem trabalhado e querido no livro, ser tratado quase como um ser inexistente no filme, sem espaço para mostrar seu verdadeiro potencial. Ainda não li nada do David, mas conheço a fama desta obra e tenho muita curiosidade de lê-la justamente pela singularidade de A. Acho que vou assistir o filme primeiro, para evitar me decepcionar depois de conhecer a história do livro.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir