Resenha: Sorte Grande - Jennifer E. Smith

Editora Galera Record
Tradutora:
384 páginas
2018 

Outros livros da autora: A Geografia de Nós Dois; Olá, Adeus e Tudo Mais.

Novo romance da autora de A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e Geografia de Nós Dois. Desde que perdeu os pais, Alice não acredita na sorte. Mas ela acredita no amor. De seus tios, de seu primo Leo, de seu melhor amigo, Teddy. Quando precisa decidir o que dar a Teddy em seu aniversário de 18 anos, a ideia parece chegar naturalmente: um bilhete de loteria. Com todos os números importantes para ambos: número dos anos que estiveram juntos, datas importantes e endereços marcantes. Quando a combinação se prova vencedora e o menino ganha quase 150 milhões de dólares, os dois se envolvem em um redemoinho de loucuras juvenis, interesseiros e sonhos de infância realizados. Tudo estaria perfeito, não fosse um beijo trocado no auge das comemorações. Um beijo que mudaria tudo. Mas o dinheiro não pode comprar o amor. Mas será que pode dar uma ajudinha?
*sinopse original

Olá, meus caros amigos. Primeiramente, gostaria de pedir desculpas. A verdade é que eu sumi mesmo.O final de 2018 está sendo uma correria para mim, e por mais que eu tenha conseguido tirar um tempo agora, minhas resenhas continuarão mais raras aqui no blog.
Mas, indo ao que interessa, a resenha de hoje é de uma autora que vocês já me ouviram falar bastante aqui no blog. Dessa vez, a editora Galera Record lança Sorte Grande da autora, que já tem mais 4 livros publicados no Brasil.

Meu caso com os livros da autora pode ser considerado de conturbardo pra bom. Ou eu amo seus livros, ou eu não os acho nada demais. E se eu vim de dois livros que amei (cujos links das resenhas estão ali em cima), Sorte Grande não conseguiu me conquistar. É um livro fofo, mas que não passa disso e talvez eu tenha me decepcionado por ir com grandes expectativas.


A história gira em torno de Alice. Ela é orfã, com um trauma com o número 13, mas é muito amada pelos tios e primo, que a acolheram. Além disso, é apaixonada por seu melhor amigo, Teddy, apesar de não ser correspondida. E é com um pequeno bilhete de loteria, que a vida dos dois mudam, virando de cabeça para baixo.
A escrita de Jennifer E. Smith é sempre um amorzinho. Confesso que não sei qual é a ordem original de livros lançados da autora, mas consigo perceber uma melhora na escrita entre A Geografia de Nós Dois e Sorte Grande. A escrita está mais fluída e clara, sem espaço para que o leitor fique confuso na narrativa. Os acontecimentos da obra são narrados cheios de sutileza, com partes cômicas, drama, e muito romance juvenil.

Entretanto, o romance, que toma conta da maior parte da história, não convence. Enquanto Alice é uma garota madura para a idade, cheia de traumas e cautolosa em quase tudo - menos no que se refere ao próprio Teddy -, Teddy é um personagem infantil, inconsequente e um tanto irritante. Claro que se pude sentir raiva do personagem, é porque ele foi bem contruído, inclusive em seus traumas familiares, e há também o deslumbramento em ganhar 150 milhões de dólares. Porém, é difícil digerir várias de suas atitudes, que o faz o leitor pensar que ele é um personagem completamente sem noção.
Por isso, logo me vi preferindo Alice com outro personagem, que a trataria melhor e torci até o fim da obra. Além de claro, torcer por Leo e seu namorado, um casal muito fofinho, onde havia química.

Mas, mais do que no romance, Sorte Grande é sobre a família. Todos os personagens do livro têm suas questões em relação à família, que incluem abandono, saudade, luta e apoio. Smith consegue abordar, mesmo que em segundo plano, todas essa questões que são um tanto atuais e precisam ser discutidas. Apesar de essas mensagens serem sutis, um plano de fundo para o romance, senti que a mensagem que a autora quis passar foi transmitida com muito sucesso.

Portanto, Sorte Grande tem seus pontos altos, e apesar de não ser um romance que prometa muito, vale a pena ser conferido, pois é uma história delicada e bem gostosinha de ser lida.

1 comentários:

  1. Olá! Acho que eu tive a sorte de até hoje amar todos os livros dos autores que tenho mais prestígio. Nunca tinha ouvido falar dessa autora, e irei pesquisar mais sobre. Se eu tivesse lido o livro também teria ficado com muita raiva do Teddy, pelo que você falou não é um personagem que agradaria muita gente.

    Enfim, adorei a resenha.
    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir