Resenha: Choque de Cultura: 79 filmes pra assistir enquanto dirige - Caíto Manier et al.


Editora: Galera Record
240 páginas
2018

Sucesso no Youtube, Choque de cultura está chegando na sua terceira temporada - com diversos memes e frases de efeito muito utilizadas - e agora nas livrarias com esse compilados de resenhas sobre 79 filmes (deveriam ser 80 mas o Julinho não entregou a crítica de "Seu eu fosse você 2"). Tudo com muito humor, talento e profissionalismo!

Um livro top magia essencial para os amantes da sétima arte e escrito pelos maiores nomes do transporte alternativo.


"Um morto muito louco é um filme muito realista. Quem já se viu numa situação em que um brother desmaia numa balada sabe o que é carregar um corpo pela pista no braço."

Achou que não ia ter livro de crítica também? Achou errado, otário!


Vindo de um quadro do canal omeleteve - que foi criado após verem o trabalho dos atores no canal TVQuase -, Choque de cultura é um programa de humor que segue a linha do "não faz sentido" onde o tema é, teoricamente, cinema. Composto por Maurílio, Julinho da Van, Rogerinho do Ingá e Renan ( Raul Chaquer, Leandro Ramos, Caíto Manier e Daniel Furlan respectivamente), quatro grandes nomes do transporte alternativo, a atração se tornou um sucesso logo em sua primeira temporada e hoje - já na terceira - também está presente na TV Globo, onde comentam sobre o filme exibido na Temperatura Máxima e agora nas livrarias, com seu compilado de críticas cinematográficas.

Com opiniões diretas, sinceras e muito bem humoradas de filmes que vão de Matrix à Crepúsculo (que só graças ao Maurílio eu descobri que na verdade se trata sobre o preconceito com a maquiagem masculina, #ForçaEdward), "79 Filmes pra assistir enquanto dirige" faz jus aos vídeos que o originaram e à proposta de humor dos atores que se saíram muito bem ao trazer seu trabalho para esta plataforma. Mesmo com as diferenças existentes entre vídeo e texto, o conteúdo conseguiu se manter  dinâmico e engraçado, provocando boas risadas com as avaliações únicas e quase irreais de grandes títulos do cinema.

Com um texto bastante informal e ágil, fica muito difícil não terminar a leitura em questão de dias ou até mesmo horas (como foi o meu caso: fui dar uma folheada e, opa!, terminei o livro haha), mesmo com as pausas para dar risada e mandar fotos pros amigos das bobagens que encontramos durante a leitura (sim, eu fiz isso). A obra conta também com uma apresentação inicial do livro e da história dos personagens, que confesso me surpreendeu pela criatividade, com um glossário fundamental sobre o cinema mundial e com ilustrações que deveriam ser profissionais mas acabaram sendo desenhos do Renanzinho, filho do piloto Renan, depois que ele engoliu o pen-drive que continha os arquivos (segundo informações, o menino passa bem).

Mesmo com as críticas surreais, por assim dizer, o livro além de divertir funciona como um bom indicador de filmes a assistir uma vez que consegue despertar - por diversas vezes - a curiosidade acerca do título abordado já que mescla filmes dos mais antigos aos mais recentes (menos "Se eu fosse você 2", pois como diz na sinopse o Julinho não entregou a crítica, e da franquia "Transformers" pois o autores não conseguiram conter a emoção que esses filmes trazem).

Com um trabalho gráfico incrível que deixa muito bem explícita a identidade do programa e dos personagens, "Choque de Cultura: 79 filmes pra assistir enquanto dirige" é um título especial para os amantes do cinema, do humor, para os fãs do programa e para aqueles que desejam conhecer - ainda que por uma via diferente - esse fenômeno do humor e dos memes nacionais.



2 comentários:

  1. Para ser sincera não vejo muita graça em Choque de Cultura... Seilá, acho que não faz o meu tipo de humor XD
    Mas sendo um livro sobre cinema e com lista de filmes, parece bem interessante

    ResponderExcluir
  2. É uma pena pois não consigo me concentrar mais em nada , perdi a memória

    ResponderExcluir