Resenha: Como não ser um babaca - Meghan Doherty


Editora: Intrínseca
Tradutor:
192 páginas
2015

Todos os dias, encontramos pessoas que nos fazem pensar: “caramba, que babaca!” Pode ser o sujeito que furou a fila na nossa frente no banco, ou a dondoca no avião que faz o favor de abaixar o encosto do banco em cima da nossa perna. Na escola, pode ser aquela garota que não para de fofocar durante a aula enquanto você tenta prestar atenção à matéria. E no trabalho, sempre tem um colega que deixa o micro-ondas sujo na cozinha ou afana sanduíches alheios da geladeira. E, às vezes, até mesmo a gente pode cometer gafes e causar uma impressão babaca, seja por desatenção (“Opa, não vi você aí na fila!”) ou por inocência (“Essas músicas são horríveis, né? Ah, desculpa, não sabia que era sua banda favorita!”).
Todo mundo está sujeito a escorregar, e para uma boa convivência em sociedade é essencial que saibamos identificar nossos gestos pouco simpáticos e agir com educação e respeito. E Como não ser um babaca traz inúmeros conselhos e dicas para nos ajudar a fazer isso.
Com exemplos bem-humorados e ilustrações divertidíssimas, Meghan Doherty apresenta diversos cenários em que há potencial para “comportamento babaca”, como no trânsito, em relacionamentos e até na internet, e nos convida a refletir como nossas ações podem afetar os outros.
*Sinopse original

Uma das coisas que amo no estande da Intrínseca durante a Bienal do Livro são os títulos a valores promocionais. Garimpa daqui, garimpa dali sempre há algo que valha a pena dar uma chance, ainda mais por um valor tão baixo, assim resolvi trazer pra casa esse livro que prometia ser um guia de etiqueta muito bem humorado.



Quem nessa vida nunca foi um pouco babaca por um momento sem intenção, não é? Lógico que tem aquelas pessoas que são babacas o tempo inteiro, mas isso já é outro assunto. "Como não ser um babaca" é justamente um guia de etiqueta cotidiana que com o seu conteúdo pretende evitar esses pequenos momentos babacas involuntários do dia - a - dia. Seja para aprender a lidar com um babaca ou não se comportar como um, é um verdadeiro passo a passo, cheio de dicas e ilustrações de como ser uma pessoa mais legal.

Pequeno em tamanho e na quantidade de páginas, o livro dividi-se em sete capítulos que discorrem sobre as regras básicas da convivência em sociedade. É realmente algo básico, que vai da escola às festas, passando pelo ambiente de trabalho e pela internet além de outros cenários, e que, talvez, possa vir a fazer diferença para alguém (quem não conhece aquela pessoa que gosta de conversar cutucando o outro ou com qualquer outro hábito desagradável, não é mesmo?).

"Como não ser um babaca" não me fez dar realmente nenhuma risada durante a leitura, o que não é propriamente algo ruim, só vai na direção contrária a impressão inicial que o livro me causou, mas se revelou um daqueles títulos bem legais de se deixar a mão para que todos o folheiem em algum momento (e, por que não, tirem algo de proveitoso), como em uma sala de espera por exemplo.  Afinal de contas, não há quem não tenha se deparado com uma pessoa sem noção na vida ou sido essa pessoa em alguma ocasião nessa vida.

6 comentários:

  1. Adorei esse tema! Como tem babacas pelo mundo, né?
    Beijos,
    Natalia Frota
    https://blog.sexyvinteeoito.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei bastante interessante esse livro pelo que você falou o livro é incrível, gosto muito de livros com ilustrações, o que achei legal que o livro trás conselhos e dicas que vai nos ajudar muito, pois pelo mundo sempre vamos encontrar babacas por aí gostei muito do livro bjs.

    ResponderExcluir
  3. Todo lugar exiate um ... este tema sempre vai bombar!

    ResponderExcluir
  4. Pior é precisar de um livro desses, mas...
    Assumo que não me chamou a atenção, mas se eu encontrar dando sopa por aí, eu leio. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei aos dois lados da moeda. É a velha história né, importar-se somente com o vosso umbigo. Ao invés de se colocar no lugar do outro, e em época de #elesim #elenão esse livro cai bem!

    ResponderExcluir
  6. Ja o titulo nos chama a atençao, parece ser bem interessante!

    ResponderExcluir