Resenha dupla: Meu Hamster é um Gênio e Meu Hamster é um Astronauta - Dave Lowe e Mark Chambers

Retornando aos poucos com a rotina, trago hoje para vocês uma resenha dupla! Trata-se de dois livrinhos curtos, mas muito fofinhos. Como já devem saber pela lateral do blog, tenho uma pequena obsessão por hamsters. Então, quando a editora Valentina disponibilizou essa gracinha para leitura, tive que solicitar na hora! Trata-se de literatura infantil, mas posso garantir que Meu Hamster é um Gênio e sua continuação, Meu Hamster é um Astronauta, são leituras que podem ser feitas por todos. 



 
Editora Valentina
Tradutora: Aline Leal
108 páginas

2012

Benjamin Travesso é um garoto de nove anos, muito esperto, mas que... odeia matemática. Cheiroso é um hamster falante que detesta sementes e, acredite se quiser, É UM GÊNIO!
Juntos são de arrasar! Daqui para frente, Ben e seu novo animal de estimação irão viver aventuras, desafios e perigos inacreditáveis. 
Mas será que conseguirão ganhar a aposta que o terrível professor de matemática do Ben, o Barba-Negra McCreedy, acabou de fazer?
Cheiroso terá de ajudar Ben com os deveres de casa. Ben precisará vencer a desconfiança de todos. E juntos aprenderão uma grande e valiosa lição.
*Sinopse original


Meu Hamster é um Gênio é o primeiro livro de Cheiroso e Ben Travesso, uma série infantil de seis livros. Conta a história de Ben, que é um garoto que, no geral, tem dificuldades de aprendizagem e gosta muito de aprontar com sua irmã. Para aprender a ter mais responsabilidade, apesar de já ser um rapazinho, Ben ganha então um hamster, que chama de Cheiroso. O que ele não esperava é que Cheiroso fosse um hamster extremamente inteligente e falante.


A história, escrita por Dave Lowe e ilustrada por Mark Chambers é curtinha, mas tem bastante coisa a dizer. Com textos grandes e imagens, a leitura, para os mais velhos, pode ser realizada em alguns minutos e tem uma narrativa rápida e direta, bem envolvente. Creio que por isso, o texto seja bem divertido para as crianças.

Com certeza, haverá certa identificação com a leitura também, seja pela relação de implicância com os irmãos, pela dificuldade na escola - sobretudo matemática - ou até pela situação à mesa com os pais e o medo de coleguinhas na escola.

E é claro que Cheiroso merece atenção. O pequeno hamster ensinará muitas coisas a Ben (e aos leitores também!). Os ensinamentos são dos mais diversos, desde contas básicas de matemática até a manejo correto de um hamster. O autor coloca bastante dica legal sobre esses roedores, que são frágeis, mas muito inteligentes. Por outro lado, há situações/aventuras em que ambos se metem, que eu espero sinceramente que as crianças que tiverem hamster, não tentem repetir em casa! Vale mencionar também que Cheiroso, o hamster, está bem representado e consegui imaginá-lo de fato como um roedor em todos os momentos.

A história ao final mostra ter uma bela lição de tentar se esforçar para aprender, e sobre a capacidade que todos nós temos. Em poucas páginas, Meu Hamster é um Gênio consegue divertir e ensinar a crianças ou adultos.



 
Editora Valentina
Tradutora: Aline Leal
148 páginas

2012

Depois de se meterem numa gigantesca confusão em Meu Hamster É Um Gênio, a dupla mais divertida do pedaço está de volta à ação. Contando com a inteligência (muita) e a coragem (pouca) de seu genial (e genioso) hamster falante, Ben está disposto a encarar o maior e mais arriscado desafio de sua vida: utilizando duas latas de ervilha, ele quer fazer um foguete e vencer o imbátivel Eduardo Bafo de Ovo. O problema é que Ben mal consegue fazer um sanduíche! As aventuras e desafios que farão de Cheiroso & Ben Travesso uma dupla inesquecível foram criadas também para ensinar que aprender é a experiência mais legal de todas e que sem ciência o homem não irá muito longe na jornada da vida!

O segundo livro, Meu Hamster é um Astronauta, traz confusões tão divertidas e assustadoras quanto. Depois de já ser companheiro inseparável de Cheiroso, Ben vê no prêmio em dinheiro da feira de ciências da escola uma oportunidade para ajudar a família, que tem passado dificuldades financeiras e comendo sopa todos os dias!
Por isso, Ben e Cheiroso resolvem construir um foguete que levará o pequeno hamster para fora da Terra, e assim conseguirem vencer Eduardo, o colega de escola que vence a feira todos os anos.

O segundo livro contém uma história um pouco mais longa que o primeiro, e foca inteiramente na tentativa de humano e roedor construírem um foguete. Segue o mesmo padrão também, onde as letras permanecem grandes e há muitas imagens para ilustrar. Apesar de maior, a leitura também foi tão rápida quanto, muito em parte por trazerem uma aventura diferente, mas igualmente engraçada.
Menciono novamente que Cheiroso, o hamster, está bem representado e consegui imaginá-lo de fato como um roedor em quase todos os momentos. É difícil, porém, imaginar um serzinho desses voando para o espaço! Torço mais uma vez para que as crianças com hamsters não tentem fazer as coisas do livro em casa.

Algo que chama a atenção, é que, por mais que seja uma continuação, algumas situações parecem desconectadas da primeira obra, como a repetição de algumas situações e outras que pareceram não dar procedimento aos acontecimentos anteriores. Ainda assim, não é nada que comprometa o desenvolvimento da história. 
Um ponto positivo é que, para o livro diferenciar-se bem, é a inserção de novos personagens na vida da família Travesso, todos bem maluquinhos.

Para seguir o padrão, Meu Hamster é um Astronauta também dá muitas lições, sobretudo amizade e a coragem que todos nós temos dentro de nós, e sobre a necessidade de vencermos nossos medos.
Portanto, ambas as leituras são agradabílissimas e cheias de fofuras, que me fez rir em vários momentos e ficar apaixonada por Cheiroso, o hamster.


Sobre a série:
Cheiroso e Ben Travesso é uma série que conta com ao todo seis livros. No Brasil, apenas os dois primeiros livros foram publicados, ambos pela Editora Valentina. 

0 comentários:

Deixe seu comentário