[Sobre Séries]: O Mundo Sombrio de Sabrina - 1° Temporada



Produção original Netflix
Título original: Chilling Adventures of Sabrina
Elenco: Kiernan Shipka, Miranda Otto, Lucy Davis, Ross Lynch
Criação/Direção: Roberto Aguirre-Sacasa
Número de episódios: 10
Duração por episódio: cerca de 60 minutos
Ano: 2018
Gênero: Drama, Terror, Fantasia (Não recomendado para menores de 16 anos)

Sinopse:
Metade bruxa, metade humana Sabrina está prestes a completar 16 anos e precisa tomar uma importante decisão: escolher entre o mundo oculto da bruxaria ao qual sua família pertence ou o mundo humano onde estão seus amigos e o seu namorado.


Quem não conhece - ou ao menos ouviu falar de - Sabrina, a bruxinha adolescente que já foi à Roma e à Austrália, sempre acompanhada de suas tias e do seu gato Salém? Pois bem, a série ganhou um reboot feito pela Netflix que andou preocupando bastante os nostálgicos por conta do que estava por vir (principalmente pela falta do falante Salém) mas preocupações à parte ela voltou. E bem mais sombria.

O Mundo Sombrio de Sabrina foi baseado nas HQs "Chilling Adventures of Sabrina" que reimagina a história da menina que é aprendiz de feiticeira, contando suas aventuras de uma forma muito mais  obscura. Bem diferente da comédia com a qual estávamos acostumados, essa nova versão conseguiu criar uma nova identidade para uma protagonista já conhecida e isso pode ser percebido pelo seu visual mais sério, com cores escuras e de segundo plano desfocado.



Bastante focada no mundo bruxo com uma pegada mais "satânica", o enredo segue aproveitando bem o tema e mostrando diversos eventos e tradições da mitologia na qual a família Spellman vive, por isso não se espante com as dezenas de aparições de demônios, "Satã seja louvado" e "Amaldiçoado seja" que vai ouvir e ver ao longo dos capítulos. Entretanto, o lado humano da vida da adolescente também se faz bastante presente através das suas amigas e de seu namorado Harvey (Ross Lynch) com quem ela vive um típico romance adolescente que na maioria das vezes não convence e é piegas. Tramas paralelas também surgem no lado humano, basicamente no ambiente escolar da menina, onde temas como bullying e aceitação são abordados de forma pertinente no início mas perdendo a força no decorrer da história e se tornando a parte chata de assistir.


É inegável que a versão falante, desbocada e irônica do gato Salém fez bastante falta mas também é perceptível que a versão atual - um gato (dentro do possível) normal, que mia (se comunicando somente com a Sabrina)  e aparece nas horas mais oportunas (que na verdade são bem poucas em comparação, por conta de uma alergia da atriz principal) -, encaixou perfeitamente no tom que a série tem. Apesar dessa mudança, ironia não falta nos episódios da série principalmente por conta de Ambrose (Chance Perdomo): primo da protagonista, o bruxo de 99 anos é mantido preso à casa por um feitiço (algo como uma prisão domiciliar) por ter cometido um grande crime. Irônico e com a língua afiada, Ambrose conquista muito facilmente o espectador e ganha, merecidamente, espaço ao longo da série além de integrar a leva de personagens que foram criados especificamente para essa nova versão, da qual também fazem parte as orfãs Irmãs Sombrias; Prudence (Tati Gabrielle), Agatha (Adeline Rudolph) e Dorcas (Abigail F. Cowen). Contudo, as já conhecidas Tia Zelda (Miranda Otto) e Tia Rita (Lucy Davis) se fazem mais do que presentes e proporcionam momentos incríveis por conta da sua relação de amor e ódio.


Se por um lado a série inova ao seguir uma linha que ainda não conhecíamos, por outro ela mostra os mesmos conteúdos clichês das séries adolescentes totalizando por fim em uma abordagem que tenta focar no mundo mágico, com bons personagens e boas piadas de humor negro. Agrada? Sim, principalmente e mais de imediato os já fãs do estilo mas meio que deixa uma incógnita do que virá na segunda temporada, após o seu desfecho que deu à Sabrina um rumo inesperado e bem traçado.


1 comentários:

  1. Estou muito interessada em ver a série, parece muito bom! Também quero conferir as HQs, quem sabe publiquem aqui =D

    ResponderExcluir