Resenha: Desafiador - Celso Possas Junior

Editora Itapuca
256 páginas
2016

Outras resenhas do autor: A Operação Baumann, O Revelador, A Farsa de Ártemis, Véu do Diabo.

Meninos testemunham um crime em 1993. Dezenove anos depois, uma funcionária da Polícia Federal é encontrada morta no Rio de Janeiro. Junto ao corpo, pistas misteriosas. Um novo assassinato acontece e os investigadores percebem que os dois casos estão relacionados. Outros corpos aparecem, sempre com objetos intrigantes. Haveria alguma conexão entre eles? A agente Sara Vargas e sua equipe lideram a caçada ao assassino, um homem com inteligência superior, que invade sistemas e desafia a polícia, sempre um passo à frente das investigações. Seu ponto fraco: ele também não resiste a um desafio. Em um ritmo eletrizante, duas mentes brilhantes duelam contra o relógio. Ninguém está seguro enquanto ele estiver à solta.


Celso Possas Junior já é um autor bastante falado aqui no blog. Li seu primeiro livro em 2017, e hoje, dois anos depois, ainda me impressiono com suas histórias.
Em Desafiador, logo de cara já nos é apresentada uma cena tensa, cheia de momentos que deixaram-me chocada e, até mesmo, confusa. Uma cena meio pesada, mas que é importantíssima para o enredo da obra. E assim permanece o ritmo ao longo de todos os capítulos, freneticamente, considerando que, já no capítulo seguinte ao prólogo, já há a investigação de uma morte.

O autor, ao longo de suas obras de suspense, conseguiu aprimorar uma narrativa que detalha e, ao mesmo tempo, vai direto ao ponto, tudo isso em poucas páginas, com a intenção de fazer o leitor emendar os capítulos. Com Desafiador funcionou perfeitamente, pois é o que pede a trama, narrada em terceira pessoa e que conta com um possível assassino em série, cujas únicas pistas são de seus próximos alvos.

Além da narrativa, deve-se mencionar o ótimo clima policial que permeia a história. Os mistérios ao redor dos sete assassinatos são bem intrincados e são o grande foco da obra, já que não há mistério sobre quem matou - há muitas cenas com o ponto de vista recaído sobre o assassino. Logo, o grande mistério está em entender o passado e as motivações do assassino, além de descobrir seu nome. Além disso, como mencionado já anteriormente, Possas Junior escreve um suspense policial cujo assassino não deixa pista alguma sobre ele, mas que gosta muito de deixar mistérios complicados de serem resolvidos sobre as próximas vítimas e desafios para a detetive Sara e a equipe da Polícia Federal. É bem interessante acompanhar os desdobramentos e descobertas do caso, que se encaixam direitinho, possuindo explicação.

Para enriquecer a narrativa, o autor usa e abusa dos cenários na história, sendo o foco de Desafiador, o estado do Rio de Janeiro em geral, passando por cidades da região metropolitana e do interior. Ainda assim, são mencionados lugares fora do Brasil e também do interior de São Paulo. Para deixar a trama o mais real possível, sempre que há a mudança de local na história, é feita uma breve introdução com algum fato histórico do lugar, tornando a história, além de uma boa ficção, uma oportunidade para ler curiosidades.

Foi uma surpresa um tanto agradável ver que a personagem principal da obra é uma mulher, Sara. Diria que é bem incomum ver uma protagonista feminina em livros de suspense policial, e ver que trata-se de uma mulher forte, firme, inteligente e bem construída foi um bônus muito positivo para a trama, além de atentar para o fato da representatividade nesse gênero literário.
A equipe geral da Polícia Federal também mostrou-se bem diversificada, o que sugere atenção especial do autor para essa parte.
Por último, o assassino é complexo. É o tipo de vilão que é perturbado, mas com motivação crível para suas ações. O jogo de gato e rato entre o vilão e a protagonista tem química, deixando o leitor curioso por mais.

Acho que a penúltima cena poderia ter sido descrita com mais calma, com uma explicação mais desmembrada. Foi preciso reler mais uma vez para acompanhar o raciocínio, que, em diálogos rápidos, deixou complicado entender de primeira. Em suma, Desafiador foi uma leitura deliciosa, deixando-me imersa no caso fictício sobre um assassino em série no Brasil.

10 comentários:

  1. Que blog mais amorzinho ♥ já estou seguindo para não perder nenhuma resenha!
    E, sobre essa, já quero ler! Realmente, é incomum ver que a personagem principal é uma mulher, em livros de suspense...

    Beijos,
    https://blogmeumundonofundo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que honra ter mais uma resenha no "Por livros incríveis". Muito obrigado pelas críticas e o feedback em geral. O blog é sempre equilibrado, exigente e parceiro. Um abraço, Celso Possas Junior

    ResponderExcluir
  3. Oie, não costumo ler autores brasileiros, mas sua resenha me despertou interesse para leitura do livro. Adoro histórias de investigação e suspense. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, tudo bem?

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas já fiquei aqui curiosa e querendo ler a narrativa. Adoro um bom livro policial, que traz o suspense como pano de fundo e nos faz ir desvendando os acontecimentos aos poucos. Também gostei de saber que temos uma mulher no papel de personagem principal. Com certeza é um belo livro nacional e que me conquistaria fácil, vai para a lista de desejados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. olá!
    Que bacana conhecer esse livro, me lembrei dos livros da coleção Vagalume que lia quando era criança. Adoro esse tipo de leitura que te deixa curioso.
    Abraços..

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Gente, fiquei bem curiosa, amo livros de suspense policial, e, pela resenha, fiquei bem inativada em mergulhar nesses mistérios, também gostei do desafiador deixar pistas sobre o próximo ataque, realmente parece um livro muito bom

    ResponderExcluir
  7. Minha Gente que blog sensacional é esse.

    Adorei a resenha, suspense policial adoro e muito será bem bacana ler esse livro porque adoro esses tipos de leitura que deixa suspense no ar.

    Adorei bjs.

    ResponderExcluir
  8. Já fiquei bastante curiosa acerca do livro, um livro policial que se passa aqui no Brasil com protagonista mulher, já fiquei curiosa pra ler

    ResponderExcluir
  9. Nossa é mesmo muito raro uma protagonista mulher em livros de suspense policial. Tenho uma amiga que ama esse tipo de livro e ja enviei seu post pra ela. Tenho certeza que ela vai amar a resenha e ainda mais o livro. Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adoro romances policiais com mulheres fortes como protagonistas. Realmente, é algo que ainda é difícil de encontrar, mas é sempre um motivo a mais pra eu começar a ler um livro rs
    Adorei o enredo e fiquei super curiosa pela história, afinal, eu amo romances policiais.

    Grande beijo,
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir