Resenha: O Mistério do Relógio na Parede - John Bellairs


Editora: Galera Record
Tradutor: Alves Calado
192 páginas
2018

Lewis Barnawelt tem 10 anos e acaba de perder os pais, o que o faz ter que ir morar com o tio Jonathan Barnavel, uma pessoa tudo menos comum. Tanto o tio Jonathan quanto a sua vizinha, a Sra. Zimmermann, são bruxos e isso mais do que deixou Lewis empolgado: era a sua chance de finalmente viver uma aventura! Mas quando somente olhar deixa de ser suficiente e o jovem começa a tentar usar a sua própria magia, Lewis, sem querer, acaba ressuscitando a antiga dona da casa e descobrindo que ela e seu marido colocaram nas paredes da casa um relógio que nunca para de tiquetaquear e que tem poder o suficiente para aniquilar a humanidade, sendo os Barnevelts os únicos capazes de impedi-lo.

O primeiro de uma trilogia infanto-juvenil de um  dos maiores autores do gênero nos Estados Unidos, "O Mistério do Relógio na Parede" é uma trama de magia e mistério que nos apresenta Lewis, um menino destemido mas com dificuldades em fazer amigos que vai morar com um tio que nunca viu na vida após a morte de seus pais, e com ele descobre que a magia faz parte de sua família.


A aventura de Lewis e companhia é a típica história que agrada o público mais jovem, até os seus 10 ou 12 anos. Mesmo eu estando bem longe da faixa etária alvo conseguiu me proporcionar uma boa leitura, principalmente por conta dos diálogos ágeis e fáceis e da áurea de suspense e ação que fazem a trama manter um ritmo veloz mas sem tropeçar pelo caminho. Desse modo, o enredo prende a atenção de forma eficaz durante todo o livro o que, para o público a que se destina, não é algo fácil.

Os personagens, que são poucos, são bastante diferentes em suas personalidades, o que contribui muito para deixar a história mais interessante. Temos o tio Jonathan - que é uma pessoa bastante lúdica e modesta e apesar de seus poderes se denomina como um "mágico de salão" - a Sra. Zimmermann - a vizinha e melhor amiga do Tio Jonathan, é uma feiticeira super do bem que adora fazer biscoitos de chocolate e ama a cor roxa - e sua presença na trama é um belo contraponto aos personagens masculinos que são maioria.

Lançado originalmente há mais de 40 anos, "O Mistério do Relógio na Parede" é uma boa opção de leitura infantil pois é recheada de elementos que agradam e estimulam a imaginação dos pequenos leitores com suas belas descrições sobre magia e os mistérios que a cercam, além de ter também uma adaptação cinematográfica estrelada por Jack Black e Cate Blanchett que, segundo as críticas, se saiu muito bem e vale a pena ser vista.


0 comentários:

Deixe seu comentário