Resenha: Corações Quebrados - Sofia Silva

Editora Valentina
2018
344 páginas

Emília e Diogo são dois jovens separados por um continente, porém ligados por dores e traumas que sofreram em suas vidas. Com isso, podem conversar livremente e logo, uma ligação mais íntima surge. Entretanto, as cicatrizes parecem profundas e difíceis demais de serem curadas, mostrando ao casal que, para ficarem juntos, muito terá que ser deixado para trás.

Esta sou eu. Estou a mostrar quem fui e quem sou. Vou levar-te à minha vida. À minha dor. E vais compreender tudo que tive e perdi.

A história é narrada sob dois pontos de vistas principais: o de Diogo e Emília. Por isso, o leitor tem visão privilegiada da mente de ambos, podendo acompanhar e entender melhor os anseios e angústias retratados.
Primeiramente, a trama se passa basicamente de forma on-line, já que Emília é brasileira e Diogo, Português. Portanto, além dos pontos de vista, há também as marcas culturais, sobretudo na fala. Durante os capítulos de Diogo, a forma portuguesa fica bem clara de se ler, e a autora tomou cuidado para que ficasse também compreensível para os leitores brasileiros.
Em seguida, o modo da história muda, e apesar de continuar entre os capítulos alternados, a fluidez da história muda também, tornando-se um tanto lenta, ao contrário do primeiro livro da série, Sorrisos Quebrados. Porém - corrijam-me se eu estiver errada - li que Corações Quebrados, apesar de ser o segundo volume da série, foi o primeiro escrito por Sofia Silva. Portanto, pode-se perceber uma evolução da autora entre as histórias.

Em minha opinião, Corações Quebrados se perde a partir do momento em que os problemas e traumas enfrentados pelos personagens dão lugar a páginas e páginas melosas, cheias de declarações de amor repetidas. Veja bem, eu adoro romances e claro que há passagens belíssimas na história. Porém, creio que a autora errou a mão na medida de parágrafos dedicados a declarações que se repetem na essência, e são melodramáticas. Por isso, para mim, o livro estaria na medida certa se tal quantidade diminuísse - o que diminuiria o total de páginas também. Sendo assim, creio que o que faltou na história de Emília e Diogo foi um maior equilíbrio no geral.

Ainda assim, acho que o casal teve química, apesar de algumas situações contraditórias, e pude sentir o amor que sentiam e os sentimentos que eram passados. Há cenas de sexo na história, mas sempre românticas, não sendo totalmente explícitas.
Devo mencionar também que Corações Quebrados - assim como o resto da série - aborda questões importantíssimas! No caso desta obra, a depressão, a violência e a guerra são os temas mais abordados. Emília, principalmente, é uma personagem com um passado extremamente doloroso, e Sofia Silva conseguiu retratar seus problemas de forma muito real e honesta, fazendo com que a personagem percorresse um longo tempo tentando superar seus pesadelos.

Outro ponto positivo é o fato de a autora entrelaçar as histórias de toda a série em um ponto em comum, a clinica, o que permite ao leitor revisitar personagens já conhecidos.
A parte final volta a ter uma narrativa mais fluída, e me deixou mais empolgada com a leitura.

Portanto, apesar de não ter gostado tanto de Corações Quebrados quanto de Sorrisos Quebrados, fico animada em continuar a série, que promete abordar temas tão necessários e delicados quanto os abordados até agora, já que personagens que aparecem neste livro, serão abordados em próximos volumes.

Sobre a série:
Corações Quebrados é o segundo volume da série Quebrados, que já tem o livro Sorrisos Quebrados lançado no Brasil. Os próximos volumes não têm data para lançar aqui.

13 comentários:

  1. Olá, Camila.

    Gostei da sua sinceridade em dizer que o relacionamento é, por muitas vezes, meloso. Não sei como me sentiria a respeito disso, só lendo para saber.
    Mas é bom que os personagens se reencontram um no outro!

    ResponderExcluir
  2. Essa série está na minha lista de desejos, mas confesso que essa é a primeira vez que vejo uma resenha falar sobre pontos negativos da história em relação ao excesso de melação entre os protagonistas, a falta de equilíbrio que mencionou. Mas que bom que no geral a leitura agradou e a narrativa fluiu, quero ler e fico feliz de ver uma resenha sincera sobre um nacional, coisa rara hoje em dia.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Geralmente não costumo me interessar muito por livros de romance, mas essa série é uma exceção. Eu gosto muito do fato dos personagens terem dramas tão intensos e isso ser compartilhado por meio de mensagens online. O ambiente da clínica como elo entre eles também é interessante. Uma pena que você tenha achado Corações Quebrados mais lento que Sorrisos Quebrados. De qualquer forma, fico feliz que tenha conseguido ter uma boa experiência com o livro apesar disso. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. olá, Camila. confesso que nao me sinto atraída por esse tipo de leitura... já não gosto de romances, e quando eles teme excesso de melodrama... definitivamente não dá rsrs

    mas achei legal a questão da mescla de culturas entre brasil e Portugal...

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A escrita da Sofia é sempre bem poética e os dramas que envolve os personagens me agrada bastante.
    Estou curiosa com essa leitura. Acredito que tem tudo pra me conquistar.
    Beijos!

    Camila de MOraes

    ResponderExcluir
  6. Apesar dessa leitura estar sendo bem comentada nas redes literárias, a mesma não conseguiu chamar minha atenção,então passo a dica.

    ResponderExcluir
  7. Desde que soube que este livro estava para ser lançado fiquei muito empolgada, pois amei loucamente Sorrisos Quebrados e o fato do segundo volume da série abordar a depressão me fez imaginar que seria o meu preferido. Já tenho o livro e devo lê-lo em breve, apesar de você não ter gostado tanto quanto do primeiro. Mesmo assim eu espero amá-lo!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada da autora, mas tenho muita curiosidade. Pelas coisas que citou desse segundo volume, percebi que eu também não ia curtir esses excessos de declarações - ainda mais porque não sou fã de romances. Mas acho super bacana histórias que pegam o ponto de vista dos dois lados e o fato de ter um ponto em comum entre os livros.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila, eu tenho bastante curiosidade de ler o primeiro livro, mas pela sua resenha eu não consegui ficar tão curiosa para ler esse segundo livro, apesar de você ter comentado que o casal tem química e que a autora trabalha temas bem bacanas, tenho certeza que o excesso de cenas melosas me desanimaria durante a leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Acho que eu sou a única pessoa que ainda não leu Sorrisos Quebrados. Confesso que tenho um pouco de preguiça por causa de todo o hype em torno dele e também porque fiquei com a impressão de que os livros dessa autora são muito dramáticos e ando fugindo de leituras assim. Uma pena que você não tenha gostado de Corações Quebrados tanto quanto gostou do primeiro, mas se ela escreveu esse antes acho que explica a evolução na escrita dela de um para o outro.
    Confesso que ainda não tenho vontade de ler essa série, mas fico feliz que, apesar de algumas ressalvas com esse livro, você está animada para ler as continuações. Espero que a autora continue amadurecendo a escrita e que os próximos livros sejam ainda melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila, só escuto coisas maravilhosas sobre esse livro, foi bom ler e entender o seu ponto de vista. Uma pena esse livro não ter funcionado tanto pra ti, gostaria de ler para ter a minha opinião, mas meu medico me proibiu de me aproximar de tudo que fale de depressão e por ai vai.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Camila,
    Acho que já tive uma experiência parecida com está, um tempo atrás li um livro que também abordava assustos importantes mas a autora optou por enfatizar quase que exclusivamente o relacionamento do casal, sei que talvez a Sofia não tenha exagerado tanto, mas entendo um pouco essa sensação de estar vendo mais do mesmo, ao invés de algo mais significativo, como os dramas pessoais dos protagonistas. Enfim, tenho interesse em fazer a leitura dos livros dessa série, mas ainda não consegui encontrar aquele desejo genuíno que te obriga a parar de perder tempo, sabe? Esses livros são muito elogiados, mas como tudo que está em evidência, também receberam uma série de críticas necativas e isso acabou me confundindo e me fez querer esperar um pouco mais antes de decidir lê-los.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bom?
    Eu li o primeiro livro desta série e confesso que não me conquistou tanto como eu sei que conquistou milhares de outros leitores, uma pena. Este segundo confesso que estou bem curiosa e pretendo sim lê-lo. Acredito que essa meia-idade e inúmeras páginas de amor declarado são coisas que encontramos em ambos os livros, e foi justamente isso que não me atraiu particularmente nele. Gostei de saber que podemos nos encontrar com personagens passados, enfim, espero em breve conferir por mim mesma 💜

    Um beijo

    ResponderExcluir