Resenha: A Esposa do Soldado - Merline Lovelace


Editora Cherish Books
Tradutora: Bianca Carvalho
2019
332 páginas
Disponível na Amazon

Determinada a encontrar seu marido desaparecido, Julia Bonneaux e sua filha partem em uma perigosa jornada ao Wyoming. Mas ao chegar ao Forte Laramie, Julia reencontra o Major Andrew Garret, o homem com quem se casara secretamente seis anos atrás, um espião da união, que a traíra e que ela acreditara estar morto. Agora ela precisa de sua ajuda, e Andrew se vê dividido entre o dever e o desejo, entre os mal entendidos do passado e a promessa de um novo começo.
*Sinopse original

"O que quer que tivesse acontecido no passado, por mais que mentiras e meias verdades tivessem separado seus caminhos, ele ainda queria aquela mulher com uma dor que quase o fez dobrar o corpo sobre a cela."

Trazendo mais uma autora ao Brasil, a Cherish Books publicou seu segundo título e o primeiro romance de época do catálogo: "A Esposa do Soldado". Apesar de já ter sido publicada aqui no país, naquele antigo formato de romance de banca, somente agora eu tive a oportunidade de conhecer a autora e o seu trabalho, que me trouxe uma nova perspectiva e me mostrou que nem só de bailes e chás da tarde vivem os romances de época.
Wyoming, 1867, período de expansão territorial, conflitos entre os homens brancos e o povo indígena, construção de estradas e ferrovias e, consequentemente, muita hostilidade compunham o dia -a - dia da vida complicada que se tinha nesse tempo e é nesse cenário que conhecemos Julia Bonneaux, que junto de sua filha está à procura do seu marido desaparecido, Philip Bonneaux. O que ela não esperava era reencontrar o Major Andrew Garret, o homem com ela ela se casara aos 16 anos, seis anos atrás, e que jurava estar morto.

Meu primeiro contato com um romance passado no velho oeste não poderia ter sido melhor. A história de Julia e Andrew é cheia de desencontros, conflitos e reviravoltas que tornam a trama bastante ágil e surpreendente, daquelas que quando parece que tudo se resolveu surge uma bomba (ou várias) inesperada que modifica todos os rumos e nos deixa com o coração apertado, mais uma vez. A autora mostra, alinhados a trama principal, diversos acontecimentos que enriquecem o romance como um todo e alimentam a imaginação do leitor, principalmente quando descobrimos que Merline se baseou em fatos reais - como os Sioux, um povo indígena que vivia na região, os conflitos e o próprio Forte Laramier que é onde a trama se passa - sobre a época para compor a sua história. Além disso, a ambientação é tão primorosa que fica praticamente impossível não imaginar vividamente tudo o que a autora descreve ao longo da sua narrativa que mostra o cotidiano de um posto avançado do exército da época.

Por sua vez, a narrativa é outro ponto positivo do conjunto. Alternando os capítulos entre a visão de Julia e Andrew, a escrita de Lovelace é leve, com momentos bem pontuados e ágil, resultando numa leitura bastante agradável e rápida.

Seus personagens possuem uma presença forte, o que faz com que mesmo os secundários ganhem o seu destaque quando surgem nas páginas. A protagonista da trama é uma mocinha daquelas que sofre mas não se curva perante os problemas e faz o que deve ser feito, o que a tornou muito cativante logo de cara e a fez ganhar a minha simpatia ainda mais ao longo do livro. Andrew também é um mocinho que foi muito bem construído, comecei a leitura meio desconfiada dele mas logo fiquei à sua mercê e aí eu já estava torcendo para que ambos esquecessem suas mágoas, superassem as situações e ficassem juntos de vez.

De início despretensioso, a leitura de "A Esposa do Soldado" foi uma grata surpresa que além de me proporcionar bons momentos ao lado de bons personagens me apresentou a uma vertente ainda desconhecida por mim de um gênero que eu amo. Uma história daquelas que ao fim nos deixa com a certeza de que valeu a pena dar uma chance.

Sobre a série:

 "A Esposa do Soldado" é o primeiro volume da trilogia Os Garret's de Wyoming, composta também por "The Colonel's Daugther" - livro protagonizado pela filha de Julia, Suzanne - e The Captain's Woman, ambos ainda sem previsão de lançamento.

11 comentários:

  1. Oi, Larissa.
    Amei esse seu post. Ainda não conhecia a autora e nem mesmo essa editora.
    Como adoro romances nesse estilo, sua dica veio super bem a calhar!
    Já anotei aqui o nome para procurar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa!
    Não sou uma fã de histórias românticas, mas narrativas ambientadas em cenários de época chamam muito a minha atenção. Como você disse, acho que é bem mais comum a gente encontrar esse tipo de história num ambiente aristocrático, com bailes e etc. Mas esse cenário do velho oeste americano é muito legal também. Eu gosto de histórias que abordam os povos indígenas e acho que essa ambientação iria me agradar muito, então gostei da dica e acho que tentarei ler o livro. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas amei essa capa, e também não conhecia essa editora. Nunca li nada que se passasse no velho oeste, então isso já me animador, ainda mais por ser uma uma história cheia de reviravoltas, amoooo. Vou anotar essa sugestão, quero mesmo ler e espero ter bons momentos de leitura, assim como foi com você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,

    Não conhecia o livro, mas já fiquei mega curiosa pra ler.
    Estou meio que fugindo de histórias de época, por não ter muita paciência, mas acho que essa é uma que vale a pena tentar!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Essa editora está prometendo bons livros, desde a primeira resenha que li desse livro fiquei com vontade de lê-lo. É bom saber que a autora vai alternando entre dois pontos de vista, assim sabemos mais a respeito dos dois lados da história!

    ResponderExcluir
  6. Oi Lari! Essa editora tá com tudo, né? Só lançando coisa bacana! Eu achei a premissa muito interessante e fiquei feliz ao saber que a narrativa é alternada entre os dois pontos de vista, isso torna a leitura mais dinâmica. Obrigada pela resenha, me deixou super interessada.

    ResponderExcluir
  7. Olá.. .

    Amo romance, não importa como ele seja. Não conhecia esse livro e acredito que nunca tive a oportunidade de ler nada qie se passe no Velho Oeste assim. Me knteresseiinteressei pela história principalmente pq adoro livros aue nos surpreende..

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse livro chamou muito minha atenção, pois parece ter um enredo intenso,emocionante e surpreendente. Confesso que fiquei muito curioso para ler essa história na integra. Anotada a dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa!
    Eu não conhecia a autora, nem o livro. Mas como não costumo ler histórias do gênero, é até comum eu não conhecer muitos livros.
    Eu leio diversas sinopses de romances de época e sempre tenho a impressão que todas as histórias são muito parecidas. Não consigo ver muita criatividade no gênero. Mas eu não gostar do gênero ajuda a criar essa impressão.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Larissa!

    Eu vi no Facebook que algumas pessoas estavam se organizando para fazer uma leitura conjunta deste livro, mas como eu não teria tempo de participar acabei nem procurando ver do que a história se trata. Só agora lendo a sinopse e a sua resenha é que consegui perceber que é uma história que me agradaria demais, justamente por sair daquele padrão tão fixo dos romances de época, mergulhando em outros ambientes e realidades. Achei fascinante a trama do livro, esses desencontros do casal, o choque que ela deve ter levado ao descobrir que o marido do seu passado estava vivo. Imagino quanta coisa eles terão que superar para ficarem juntos. Já quero ler!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Larissa, tudo bem?
    Mulher, que capa mais encantadora é essa? Eu ainda não conhecia o livro e só pela sua resenha eu já me apaixonei por ele, me parece ser uma leitura maravilhosa e estou curiosa para poder ter essa experiência.

    ResponderExcluir