Resenha: Literalmente Amigas - Laura Conrado e Marina Carvalho


Editora Bertrand Brasil
2018
335 páginas

Gabriela e Livia se conhecem há anos e possuem muito em comum, tendo a mesma faixa etária, moram em BH e são leitoras devotas. A amizade é tanta que ambas são as donas do conhecido blog Literalmente Amigas. Mas, com tudo as mil maravilhas, surge uma oportunidade que pode abalar a amizade de ambas: A editora Espaçonave abre uma mega oportunidade de emprego, deixando as duas mulheres lutando pela vaga, e de certa forma, contra a própria amizade.

Literalmente Amigas é mais um dos casos que eu conheci o livro e quis muito ler. Esse, estive ainda mais curiosa, já que as autoras Laura Conrado e Marina Carvalho resolveram escrever sobre o universo dos livros e blogs literários no Brasil. Claramente, a oportunidade de conhecer e resenhar a obra não poderia passar.

A trama conta a história de Gabi e Lívia, duas mulheres em seus 25 anos, que há muito já cuidam de um cantinho relativamente famoso na blogosfera literária - o Literalmente Amigas. Quando a maior editora do país, a Espaçonave, abre uma vaga na empresa, elas percebem que concorrer juntas podem trazer grandes problemas para a amizade.
Como já era de se esperar de um livro que fale sobre livros, Literalmente Amigas é recheado de referências, incluindo inúmeras sobre Machado de Assis e até mesmo uma comparação entre personagens de José de Alencar e Jane Austen! Ou seja, para os leitores, é um prato cheio.
É claro também que a vida de quem tem um blog é bem retratada, com muitos livros a resenhar, prazos apertados, muitas horas de planejamento, sem falar das tretas literárias!

Como já previsto pela sinopse, o que vai nortear a trama é a disputa por uma vaga na editora mais badalada do Brasil. É divertido de acompanhar o processo, que em muitos momentos, parece meio difícil e até engraçado. Porém, é nessa parte que a obra mais peca. Desde o início, as coisas não ditas entre as protagonistas e as atitudes tomadas não parecem muito com a construção das próprias.
Creio que os motivos para os desentendimentos das protagonistas se desentenderem também poderiam ter sido melhor trabalhados. Claro que a disputa por uma mesma vaga e os segredos são um motivo muito válido, mas, me refiro - sem tentar dar spoilers - a explosão, ápice da situação, que mesmo com todo o estresse vivido no momento entre as duas, pareceu haver motivos bem simplistas para causar tamanha situação. Por isso, creio que ápice repentino poderia ter recebido um pouco mais de atenção e motivos para acontecer.

Mas o livro não se resume a falar sobre duas mulheres e um blog. Ao passar as páginas, ficou claro pra mim que a principal mensagem, junto a amizade, é sobre crescimento pessoal fazendo o que realmente te faz feliz. Particularmente, o livro me trouxe muitas reflexões sobre tudo, principalmente sobre o que é realmente importante para mim, o que eu quero pra vida e como posso fazer para alcançar isso.
Portanto, as autoras apresentam um amadurecimento nítido nas personagens, a medida que elas descobrem seus gostos e objetivos. Isso contribuiu para que a leitura fosse mais realista.

O final foi emocionante, trazendo de forma poética um resumo da história, dos tipos que acontecem em filmes românticos. Por isso, o epílogo traz a nostalgia na história recém-lida, provocando no leitor as mesmas sensações tidas ao longo da história.

Por fim, posso afirmar que é impossível um blogueiro não se identificar com Literalmente Amigas. Laura Conrado e Marina Carvalho prestam uma homenagem digníssima a nós, e souberam retratar com excelência muitas das situações vividas por quem tem um blog literário (seja na organização da dupla, o medo de um autor, as tretas literárias e os escândalos de amor por um livro). Portanto, se você possui um blog, leia. Se você quer saber como é ter um blog, leia também. E fica aqui o agradecimento às duas autoras.

"Mas leitor que é leitor sabe: nunca é o fim. É apenas uma pausa para uma nova história."

18 comentários:

  1. Oi, tudo bem?

    Poxa, que graça de livro! Parece ser bem fofinho e cheio de reflexões meigas, adorei. Esses livros sobre amizade sempre mexem bastante comigo, porque eu tenho uma melhor amiga e sempre me lembra dela kkk adorei o post!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Conheci esse livro esses dias, e confesso que fiquei louca para ler desde a sinopse, hahaha. Parece ser uma leitura incrível, além de que retrata basicamente o que nós vivemos, então acho que vou amar. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oiiieee

    Eu curti a premissa do livro é bem atual mas fiquei desapontada em saber que houveram falhas em retratar e explorar os conflitos entre as duas amigas, acho que a história poderia ter sido bem legal. Ainda assim gostei do livor e esse final tocante com certeza me deixa curiosa, vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a premissa desse livro e acho impossível não nos identificarmos com ela. Esse livro está na minha lista de desejos tem algum tempo e não vejo a hora de saber como fica a relação dessas duas amigas e principalmente, quem consegue o emprego. Quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi Cami, eu solicitei o livro justamente por achar bacana explorar o universo dos blogs, mas me vi irritada em muitos momentos, as personagens me soaram muito superficiais e acho que muita coisa acabou não sendo bem explorada como deveria, uma pena porque o tema tinha tudo para ser sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dayhara! Eu até achei que a trama foi bem explorada e que as autoras conseguiram desenvolver de maneira bacana. Mas sim, as personagens me incomodaram em alguns momentos também, sobretudo sobre a cisma da Lívia com o crush hahaha

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já li alguns comentários sobre esse livro e tenho curiosidade com ele por o mesmo falar sobre a blogosfera literária. Lendo sua resenha deu para perceber que é uma boa obra, apesar de ter alguns pontos negativos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Conheço o livro e sou fã da Marina, apesar de não ter lido nada da Laura ainda, mas pelo que vi as duas combinaram muito bem o trabalho.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Estou muito curiosa em ler esse livro... pois a sua história se assemelha muito com a história do surgimento do meu blog. Amei sua resenha e o que achou do livro. Dica mais do que anotada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ah, que legal... eu fui no lançamento desse livro aqui em BH. E já dei carona pra Laura para um Clube do Livro. hehehehe
    Acho que a Marina e a Laura combinaram bem para fazer juntas essa história acontecer.
    Um beijão

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila, assim como você fiquei interessada na história logo de cara! Gosto de livros que falam sobre outros livro e, principalmente sobre a nossa querida blogosfera, afinal nem tudo é mil maravilhas nesse mundo..rs. Outra coisa que chamou a minha atenção, foi o fato das amigas terem a amizade abalada por causa de uma vaga de emprego, eu mesmo, já disputei a mesma vaga de trabalho com uma das minhas amigas e isso não nos incomodou! Por isso, fiquei com a "pulga atrás da orelha" para saber mais sobre a história.

    Beijos e Abraços Vivi
    https://resenhasdaviviane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Eu vi uma outra resenha do livro recentemente e fiquei MEGA curiosa. Sua resenha só me deixou com mais expectativas ainda, pois adoro histórias sobre amizade, ainda mais tendo algo literário no meio, que nesse caso são os blogs literários. Dica mais que anotada! Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, já conheço a escrita da Marina Carvalho, já li alguns livros dela, acho o trabalho dela bem juvenil e de entretenimento, leve e suave, infelizmente, Literalmente Amigas ainda não li e espero conhecer logo, sua resenha ficou bacana.

    ResponderExcluir
  13. eu conheço a escrita da laura conrado e adoro a forma como ela escreve de modo leve e com tons de humor sem perder a seriedade, essa obra eu ja havia visto mas nunca li infelizmente, porem quem sabe ne?

    ResponderExcluir
  14. Eu amo os livros da Marina e estou morrendo de curiosidade com esse. Adorei ver a sua resenha sobre ele e poder conhecer um pouco mais sobre a obra. A premissa é interessante demais e me parece ser uma leitura que eu ficaria bem envolvida.

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu já passei por uma situação semelhante na vida real. Infelizmente, é nessas horas que você descobre que existe algo errado, que existem muitas palavras, sentimentos e pensamentos não ditos. Exstem pessoas que sabem esconder muito bem quem são. Nunca foi amizade sabe? Acho essa situação complicada, e se uma passar e a outra não gerar desentendimentos, mostra que a amizade nunca foi forte o suficiente ou nunca foi verdadeira. Não conhecia o livro, vou colocar na lista. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  16. A Marina é uma escritora maravilhosa e não sabia sobre esse livro dela, já quero conhecer! Eu amei esse enredo, tenho certeza que vou me divertir e identificar bastante.

    beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  17. Amei a premissa do livro, e já quero ler ele assim que possível e estou bastante curiosa para ler essa historia dica anotada

    ResponderExcluir