[Mangás #8] Ela e o Seu Gato - Tsubasa Yamaguchi e Makoto Shinkai

Eu sei, eu sei. Você deve estar impressionado.
"Mas elas ainda falam sobre mangás no blog?" A resposta é sim. Mesmo que eu tenha ficado mais de um ano sem falar sobre mangás no Por Livros Incríveis, ainda falo e falarei sobre eles. A verdade sobre isso meus leitores já estão cansados de saber, 2018 foi um ano extremamente cheio pra mim, e este é o motivo pela qual eu não falo sobre algum mangá desde dezembro de 2017 aqui no blog.

Mas 2019 chegou, e com ele, ao menos algum tempinho para ler mangás, sobretudo os curtos ou de um volume só. E é com o mesmo autor do último mangá falado aqui no blog, e o autor do famoso Your Name (kimi no na wa. Eu JURO que ainda vou resenhar o livro e falar sobre o mangá aqui), Makoto Shinkai, que a seção de mangás retorna ao blog.

Esta é a história de Miyu, uma mulher que vive sozinha com seu gato, Chobi. Quando Miyu começa a navegar no mundo dos adultos, ela descobre a liberdade e a solidão que aparecem ao viver de forma independente. Enquanto isso Chobi aprende sobre o mundo exterior através de suas ações. O tempo deriva lentamente para Miyu e seu gato, mas as duras realidades do mundo logo se alcançam…
O título e a capa sempre me chamaram a atenção. Por vezes, me peguei acessando o site da amazon, tentada a comprar a versão em inglês da obra, já que nunca imaginei que ela fosse ser lançada por aqui. Até que a editora NewPop resolveu lançar por aqui e não pensei duas vezes: adquiri ainda na pré-venda.

Ao contrário das outras obras do Makoto Shinkai, Ela e o Seu Gato não tem longa metragem; possui apenas um curtinha de 5 minutos que, agora posso dizer, traduz muito bem a história do mangá.

Apesar da capa ser fofinha e o fato de conter gatos, faz parecer que a obra é fofinha e sem muito a oferecer. Entretanto, estamos falando de Makoto Shinkai, escritor que gosta de abordar assuntos profundos.
No caso, o fato de a história ter um gatinho é só um plano de fundo. Ela gira mesmo em torno é da protagonista, Miyu, e todos os seus receios de uma mulher que recém chegou a fase adulta e por isso, está perdida. A trama toda tem um certo ar melancólico, daqueles que sentimos em dias chuvosos.
Ela e o Seu Gato não tem grandes pontos, retratando sempre o dia-a-dia de Miyu, conforme sua angústia em relação a responsabilidades e a pressão por ser bem sucedida aumenta cada dia mais.

Isso tudo é retratado pelos olhos do gatinho Chobi, que observa cada detalhe e hábito da vida de sua humana, e sabe decifrar cada emoção que passa pelo seu olhar. A devoção do gatinho por Miyu é enorme, que chega quase a ser uma paixão - no sentido romântico mesmo, e esse o único aspecto que de fato me incomodou na leitura.
Ainda assim, a leitura de Ela e o Seu Gato foi extremamente agradável, sobretudo para analisar as possíveis entrelinhas.

Makoto Shinkai, o autor, é apenas o escritor, então os traços costumam mudar a cada uma de suas histórias, já que os ilustradores normalmente também mudam. Particularmente, os traços de Ela e o Seu Gato não me chamaram muito a atenção, por serem bem simples. Ainda assim, não é mal feito, então não me incomodou na leitura.

Por fim, esta é uma obra para quem gosta de gatos, climas melancólicos e histórias curtas, já que se trata de um volume único. Os mangás e light novels da editora NewPop não vendem em bancas e portanto, podem ser encontrados na Amazon, na loja da editora ou lojas online e físicas especializadas, pelo valor de R$16,90.

0 comentários:

Deixe seu comentário