Resenha: Arte & Alma - Brittainy C. Cherry

Editora Galera Record
Tradutora:
308 páginas
2018

Outras resenhas da autora: Sr. Daniels, O Ar que Ele Respira, ABC do Amor.

Aria e Levi são dois jovens que carregam consigo inúmeros fardos. Ela está grávida aos 16, e a família não consegue lidar muito bem com o fato - incluindo a própria Aria. Ele acaba de chegar do Sul, para morar com o pai que por algum motivo cortou totalmente as relações, fazendo com que Levi deixe a mãe para desesperadamente entender o que houve entre ele e o pai.
A afeição entre ambos é instantânea, mostrando que a arte e a música estão sempre em total sintonia.

É sempre um alívio ler um livro grande que a leitura consegue ser realizada em pouquíssimo tempo. Os motivos que podem originar isso são inúmeros, mas creio que meu caso com Arte & Alma foi a total sintonia com a leitura. Depois de um início de ano com leituras, de certa forma, mornas, fiquei surpresa com o quanto gostei do livro de Brittainy C. Cherry. Confesso que não esperava por isso, porque apesar de ter amado Sr. Daniels, realmente não gostei muito do último livro solo que li dela, O Ar que Ele Respira.

Brittainy nos traz uma história juvenil, que como de praxe em suas obras, é cheia de dramas e romance forte. Narrado pelo ponto de vista de ambos os protagonistas, a autora nos mostra uma trama criada na medida certa. O que quero dizer com isso é que, apesar dos clichês (quem leu a autora sabe que ela gosta), nada fica exagerado, pois Cherry consegue equilibrar os dramas, romances e até mesmo as partes cômicas, dosando sem que a evolução da trama perca a fluidez e torne-se cansativa. Até mesmo por isso que a leitura foi um tanto rápida e proveitosa, sendo finalizada por mim em dois dias.
O ambiente retratado no livro é, sobretudo, o escolar, comum em livros juvenis. Portanto, vem daí o nome para a obra, Arte & Alma. Na história, Aria é uma exímia artista, enquanto Levi toca violino belamente. Esse é o pontapé para que eles se aproximem - apesar de haver aquela conhecida atração instantânea. Ambos devem fazer um projeto escolar que junte ambas as disciplinas, a de arte e a de música.

Mais uma vez a autora trabalha com protagonistas problemáticos. Não que eles sejam o problema, porém, acham que são, dada a quantidade de situações ruins pelas quais passam. Portanto, Arte & Alma tem uma alta carga dramática, onde Cherry aborda gravidez na adolescência, câncer, transtorno obsessivo compulsivo e outras síndromes. Sim, talvez seja uma grande quantidade de problemas para um livro só e com esses problemas, ela também traz a tona o assunto bullying. Creio também que não tenho muitas reclamações também quanto a abordagem dos assuntos, apesar de a autora tratá-los na prática, e não sobre o problema em si. Logo, vemos esses problemas ao longo do dia-a-dia dos personagens, sem explicações científicas sobre.

O único ponto neutro pra negativo que vejo é que tive a impressão de que houve muito mais foco nas dores de Aria do que nas de Levi. Creio que a autora poderia ter abordado com mais emoção os problemas que o protagonista enfrentava com os pais. A sensação que tive é que, apesar de, em minha opinião, os fardos dele serem mais fortes do que os de Aria, as cenas em que isso era abordado não passavam tanta emoção quanto as cenas dela.

A parte final é um misto de emoções e em várias situações, me peguei chorando, seja por ser fofo ou por partir o coração. A história termina sem reviravoltas, e creio que todas as situações foram devidamente amarradas, e logo, não ficaram questões em aberto.
Portanto, Arte & Alma é o livro ideal se você procura uma história de amor intensa e suave (seria esse um oxímoro?), e que contém seus clichês, mas que fará você soltar litros de lágrimas e vibrar com cada acontecimento.

11 comentários:

  1. Eu nunca li nada da autora, mas tenho uma amiga que é apaixonada. Inclusive, em dezembro, dei esse livro pra completar a coleção de livros que ela tem da autora. Já estou feliz de ver o quanto você gostou. Que notão!!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, esta autora sempre traz uma carga emocional muito grande em seus livros. Eu nunca li nada dela, mas estou com um projeto pessoal de ler 12 autores novos (para mim) este ano e incluí a autora, escolhi o livro Sr Daniels. espero gostar, tu disse que gostou né!
    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem? Nunca li nada da autora mais fiquei curiosa com a obra, eu adoro um drama e acho que neste livro irei encontrar o tipo de leitura que gosto, adorei a premissa, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas animei em saber que apesar de grande conseguiu lê-lo em tão pouco tempo, sinal de que a história é fluida e envolvente. Ainda não conheço os dramas da Brittainy, mas mesmo com sua ressalva em relação as dores de Levi eu quero ler e conferir esse misto de emoções que foi o final. Então é sugestão anotada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Camila. Tudo bem?
    Eu estou muito curiosa com esse livor e adorei poder conhecer um pouco mais sobre a trama aqui na sua resenha. Eu acho que é uma leitura que vai me agradar muito e espero ter a oportunidade de ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que fiquei algo curioso com o romance!

    Enfim, acho otimo esse final cheio de sentimentos. So e pena que nao tenhas gostado desse desiquilibrio de dores ;)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  7. Oi camila, sua linda, tudo bem?
    Eu gostei muito dessa capa, com cores fortes e imagens fortes. Eu acho a música algo muito sensível, uma combinação perfeita com os livros, por isso só por a autora colocá-la na história, já me conquistou. E o drama vivenciado por eles tem tudo para me emocionar. Não vejo a hora de poder ler.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Estou com esse livro na wishlist, pois amo demais tramas adolescentes. Gosto de personagens que carregam um passado profundo e acho que vou encontrar isso nesse livro. Adorei a sua resenha, acho que é a primeira que leio. Adorei sua opinião, tenho certeza de que vou gostar da leitura! Obrigada pela resenha!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem? Eu nunca tinha lido nada dessa autora, acredito que seja porque não costumo ler muitos dramas adolescentes, principalmente, quando possuem mais de um livro, gosto de histórias que comecem e terminem nem apenas um livro. Mesmo assim, quero dizer que gostei muito da sua resenha, da maneira como expõe sua opinião!

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem Camila?
    Confesso que não conhecia o livro e a autora, acho que é o meu primeiro contato com a mesma através da sua resenha. Eu não tenho o hábito de ler tramas com adolescentes como protagonistas, mas gostei de saber que tem um misto de emoções na leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu tenho bastante curiosidade com esse livro, já li muitos comentários positivos. A capa me instiga muito...
    Adorei conhecer sua opinião, e espero pode ler em breve.
    Amo livros que despertam muitos sentimentos no leitor, e acredito que isso acontece nesta leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir