Resenha: Juntos para Sempre - W. Bruce Cameron

                       


Editora: Harper Collins Brasil
Tradutora: Carolina Caires Coelho
320 páginas
2018

Outras resenhas do autor:
Quatro Vidas de um Cachorro

Atenção! Pode conter spoilers do primeiro livro
A continuação de Quatro vidas de um cachorro, o best-seller do The New York Times que emocionou milhões!
Amigão, agora um cão velho que sentiu que cumpriu o seu objetivo de vida (ou vidas) vive feliz com Hannah. Porém, quando Gloria, uma aspirante a cantora, chega com Clarity, uma neta que Hannah não sabia que existia, Amigão se responsabiliza pelo bem-estar da menina, em especial ao ver o quanto Gloria não se importa com a própria filha. Assim, uma nova jornada começa, e o animal tem um novo objetivo: proteger e amar Clarity da forma incondicional que apenas um cachorro pode fazer.
*Sinopse original

"Sentado ao sol, no deque que ficava à beira do lago, eu soube de uma coisa: meu nome era Amigão e eu era um bom cachorro."

Se tem algo que eu amo é quando um livro pelo qual eu não dava nada me surpreende de tal forma que me deixa sem palavras pra expressar o quanto eu gostei dele. E foi exatamente assim, sem palavras e me desmanchando em lágrimas a cada capítulo, que "Juntos para Sempre" me deixou. Na continuação de Quatro Vidas de um cachorro, Amigão, um cão já idoso que hoje vive com Hanna após a morte de Ethan e que já passou por diversas aventuras, tem como nova missão proteger e amar Clarity, uma garotinha amorosa que é negligenciada pela mãe. 
Livros sobre cachorros nunca fizeram muito a minha cabeça, mesmo eu sempre me emocionando quando me arrisco a ler algo com essa temática. Por isso - e também porque o primeiro livro foi bom mas não chegou a ser empolgante - demorei um bom tempo pra ler essa sequência pois já tinha como certo que essa seria uma leitura pouco envolvente e talvez até mesmo arrastada, só que, para minha imensa felicidade, W. Bruce escreveu uma história arrebatadora que não consegui largar até chegar ao fim da última página (o que demorou pouco mais de um dia, já que eu realmente não conseguia largar esse livro por nada).

Amigão - que mais uma vez vive várias vidas e ganhas vários novos nomes - é um personagem muito sábio, mesmo enquanto exala inocência, e é muito difícil não me encantar por ele desde o início. Sua jornada é muito rica e mesmo com a sua visão limitada do mundo, uma vez que muitas vezes ele não entende as atitudes dos humanos (assim como eu, diga-se de passagem), a narrativa que se dá a partir da visão do cachorro é muito completa, muito verdadeira e muito tocante, além de cheia de ensinamentos que nós, humanos, deveríamos levar para a vida toda. 

A escrita de Cameron mais uma vez se sai mais do que bem ao representar os olhos de um cão, sem nunca soar caricata e sempre nos recordando o jeito sincero e simples que esses anjos de quatro patas têm. Tudo isso agregado a uma narrativa extremamente agradável e que flui perfeitamente.

Novos personagens se fazem presente nessa continuidade, como Clarity, neta de Hanna, uma menina doce que enfrenta diversos problemas por conta do desleixo e egoísmo de sua mãe, Glória. Foi incrível acompanhar a história de Clarity, tanto pelas questões dramáticas que ela enfrenta (como bulimia, negligência parental e depressão, dentre outras) e que foram tratadas com uma seriedade excepcional além de por si só gerarem uma grande empatia, quanto pela própria personalidade da personagem; forte, decidida, esperançosa mas também cheia de conflitos, medos e que acha que nada na vida tem mais jeito. Ou seja, Clarity soou pra mim muito verdadeira, muito real e foi difícil não me apegar.

"Minha CJ. Ela me ensinou que era bom amar mais do que apenas meu menino Ethan, abrindo meus olhos ao fato de que eu havia amado outras pessoas em minhas vidas, que amar seres humanos era o meu propósito."

Juntos para sempre é dramático, mas também é emocionante, inteligente, delicado...inúmeros são os elogios que eu poderia fazer a esse livro, que foi a minha primeira leitura 5 estrelas de 2019, mas nada se equivaleria ao prazer de o ler. Assim, mais do que o indicar, me sinto na obrigação de dizer que sim, vale a pena dar uma chance a essa história inesquecível.

0 comentários:

Deixe seu comentário