Resenha: Agir e pensar como um gato - Stepháne Garnier

Editora Valentina
Tradutora: Maria Alice A. de Sampaio
208 páginas
2019

Ao observar Ziggy, seu gato, Stéphane Garnier começou a perceber que muitas coisas que fazia sem ter vontade, muita gente com quem convivia e nada tinha a lhe acrescentar, muito estresse e energias negativas que trazia para casa depois de um dia de trabalho só serviam para uma coisa: fazer com que se sentisse mal, pra baixo, infeliz...Foi num desses dias em que Ziggy caminhava pela sua mesa de trabalho, deitava-se sobre o teclado do computador e não parava de mordiscar a tampa da caneta, que Stéphane entendeu que ele estava querendo lhe transmitir uma mensagem: “Ei! Que tal desligar um pouco?”Desligar... Talvez fosse esse o segredo que ele desejava contar já havia algum tempo: largar de mão, entregar-se ao essencial, pensar no próprio bem-estar, ou seja... Viver como um gato!Stéphane descobriu que os gatos vivem muito melhor do que nós! São livres, honestos, carismáticos, nobres, independentes... e temos MUITO a aprender com eles.

Agir e pensar como um gato foi um dos lançamentos da Editora Valentina na Bienal do Livro de 2019. Infelizmente, demorei mais do que gostaria para realizar a leitura desta obra que é uma gracinha!

Como já é possível imaginar pelo título, posso dizer que o livro é basicamente do gênero de autoajuda. Não me considero fã desse tipo de livro, mas sou fã de histórias que falem sobre gatos, possuindo vários títulos em minha estante sobre esses bichanos. Mas posso afirmar com certeza que esta história chegou em um excelente momento da minha vida.

O autor divide o livro inteiro em uma porção de capítulos que iniciam mencionando sobre determinado comportamento de um gato, seja por sua independência, relações com as pessoas e até mesmo o momento de descanso. Em seguida, ele relaciona o comportamento mencionado com o comportamento humano, dando dicas ao leitor de o que ele pode fazer para melhorar sua vida e bem-estar.
Todas as dicas são bem simples, por mais que o autor desenrole-as de forma legal e criativa, escrevendo textos interessantes a partir de, por exemplo, um olhar de indiferença do gato. Mas, creio que pelo meu momento de vida atual, algumas dicas específicas me acertaram em cheio. Algo tão simples, mas que clareou alguns aspectos de minha vida que nem percebi que precisavam ser clareadas até a leitura da obra.

A edição da editora também é uma graça, onde desenhos de gatos e patinhas estão por toda a parte, bem como contém um quizz para saber se estamos agindo e pensando como um gato.
Cheia de ilustrações e frases de personalidades sobre gatos, Agir e pensar como um gato mostra-se uma leitura divertida e fácil de ser lida, já que o bom humor do autor, misturado a estas criaturas fascinantes, permite que o livro torne-se fluido e interessante de ser lido.

0 comentários:

Deixe seu comentário