Resenha: A Profecia de Mídria - Denise Flaibam

 
Editora Novos Talentos da Literatura Brasileira
391 páginas
2013

Extremamente normal, dentro do possível, Serafine Delay vê sua pacata vida ser transformada na noite do seu décimo oitavo aniversário, graças a um ataque que a força a fugir desesperadamente da Vila do Sol.
Possuidora de lindas e estranhas marcas, que tomam todo o seu corpo, Serafine começa a descobrir a mágica de Whartia e a conhecer, na companhia de três guardiãos incomuns e corajosos, todo o seu futuro, já traçado por uma antiga profecia.
As trevas estão retornando e Serafine é a única capaz de derrotá-las.

"Os mortos não querem ouvir lamentos daqueles que ainda vivem."

Fantasia pura, assim é a história de Serafine Delay e companhia. Tem Deuses, profecias, elfos e muito, muito mistério. A autora usou e abusou  dos elementos fantásticos, inclusive criando seus próprios seres (o que não posso dar certeza sobre, mas é um ser de que nunca ouvi falar antes).
Warthia (que se pronuncia "Vártia") é uma história cheia de elementos conhecidos, mas moldada de uma forma peculiar que resultou em uma trama com um ar bastante jovial, de leitura ágil e instigante.



A autora é extremamente detalhista e descreve o máximo possível das paisagens, ambientes, roupas, etc, o que por um lado é bom, pois nos insere facilmente no mundo por ela imaginado, mas por outro, algumas vezes, deixa a leitura um pouco lenta por conta da quantidade de descrições, o que não prejudica o andamento da trama, que é cheia de momentos de ação e mistério.

Achei que a narração em terceira pessoa não foi muito bem explorada, já que a maior parte do foco é direcionado à protagonista e não sabemos muito sobre os pensamentos dos demais personagens, mas é um detalhe pequeno que não interrompe a fluidez da narrativa.

A personagem principal tem potencial, possui alguns momentos de fraqueza e de atitudes "mimadas" mas no geral é forte, corajosa e determinada. Contudo confesso que não me conquistou. Já os personagens secundários, principalmente Jarek e Guillian, são profundamente cativantes e muito bem explorados, assim como os demais personagens complementares, todos com participações significativas e histórias próprias.
Senti falta de uma presença mais forte, por assim dizer, da vilã principal, mas como esse é o primeiro livro da quadrilogia suspeito que ainda a veremos bastante.
No geral é um livro com uma história muito interessante, de leitura fácil e perguntas em aberto o suficiente pra me deixar ansiosa pela continuação que, pelo segmento, parece ser ainda melhor.

"A forma como nascemos ou onde nascemos não influencia nosso futuro.Somos capazes de escolher nossos caminhos.Como você bem disse,não há só luz ou escuridão em uma criatura."

Sobre a série:
Os Mistérios de Warthia é o primeiro livro de uma quadrilogia que teve recentemente o lançado o segundo volume, entitulado de "A Fortaleza do Dragão". Os demais volumes ainda não tem uma data prevista de lançamento.

4 comentários:

  1. Oi Larissa! *--*
    Fico feliz pelo livro ter sido uma boa leitura pra você <3
    O primeiro volume em série é sempre introdutório demais, tanto para os personagens quanto pra história. O segundo livro vai ter muito mais da Serafine e da vilã, mas principalmente do que a vilã está fazendo. Prometo que a Sharowfox só não apareceu em 100% ainda porque a história da guerra de Warthia é muito mais do que 'só ela' :3
    Sua resenha foi excelente, e espero que o segundo livro passe a sensação de crescimento que escrevê-lo foi para mim *-* mal posso esperar!

    Beijos,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  2. Olá Larissa

    Adoro Livros de Fantasia, mas sou fã de leituras em primeira pessoa, dificilmente aprecio a Historia sem este quesito, gosto de saber o que o personagem esta sentindo e pensando e extremamente interessante, mais gostei do conteúdo da Historia, alguns livros vale muito a pena!! geralmente os primeiros livros são mais lentos enfim parabéns pela Resenha Flor, adoro a forma como você escreve!!

    Beijim!

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. @Denise Flaibam Muito obrigada! Espero ansiosamente pela próxima parte da aventura de Serafine e companhia.

    ResponderExcluir
  4. @Resenha Atual Ingrid,concordo com você em relação à escrita em primeira pessoa,mas em alguns casos,como nesse livro,dá pra relevar e apreciar a história.
    Obrigada pela visita. Beijos!

    ResponderExcluir