Resenha: Depois do que Aconteceu - Juliana Parrini

Editora Suma de Letras
344 páginas
2015

Isabel é uma carioca que estava prestes a casar, quando seu noivo a abandonou. Um ano depois, com uma forte depressão, suas amigas a fazem perceber que está na hora de recomeçar. Ela volta a ir ao bar, a ter contato dos amigos, e resolve se reaproximar do pai, viajando com ele para São Paulo. Na capital paulista, ela faz mudança de visual, e todas as outras mudanças que uma mulher merece. Bel então acaba esbarrando – literalmente - com o misterioso e charmoso Daniel Clark. Com ele, ela finalmente sente que pode seguir em frente, e abrir seu coração para amar novamente.

Depois do que aconteceu parece uma novela. Eu totalmente vejo o livro transformando-se no mínimo em uma minissérie bem produzida. Tem todos os ingredientes que chamam a atenção. A mocinha deprimida, que se transforma em um mulherão; o galã de novela; o outro galã que também quer conquistar a moça; as megeras que fazem de tudo pra ferrar com o romance da protagonista; e o melhor núcleo, que é o engraçado e auto-astral.

Não me entendam mal, o livro não é ruim. Mas poderia ter sido muito melhor. O início é lento, com muitas apresentações, descrições, e voltas e voltas, sem sair do lugar. Eu me vi querendo abandonar o livro inúmeras vezes. A narrativa só toma um ritmo depois da metade do livro, e aí eu continuei lendo e lendo, para saber o que acontece. A história se alterna entre passado e futuro, entre a vida atual de Bel, e suas lembranças que tanto a atormenta, com Alex, o ex-noivo,
Aliás, o ponto alto do livro é justamente esse; Parrini é MUITO boa com reviravoltas. A história toma um determinado rumo durante algum tempo e de repente, boom!, se transforma em algo totalmente diferente. Como as reviravoltas começaram apenas na metade, eu só me empolguei a partir daí.

Isabel é uma moça que tem certa atitude até certo ponto. Depois de ser abandonada pelo noivo, que estava com ela há 13 anos, ela entra em uma forte depressão, só saindo para trabalhar como fotógrafa, coisa na qual é uma ótima profissional. Eu entendo a parte depressiva, porque acho que quando se termina com alguém amado, o coração fica apertadinho. Imagina então quando 13 anos são gastos! Quando ela conhece Daniel, porém, ela age de forma bem madura, ao se apaixonar. Como dito muitas vezes por ela no livro, ponto pra ela! Entretanto, não foi uma personagem que me cativou.
Quanto aos galãs, eu odiei os dois! Daniel, apesar de eu não ter duvidado de sua paixão por Isabel por nenhum momento, me pareceu um personagem forçado e estereotipado. Gente, possessão não é legal! Nem perseguição, por sinal. O romance dos dois é bonito, porém. Clichê, mas fofinho.
Já Alex, não sabemos nada além do que Isabel conta (já que o livro é narrado em primeira pessoa). Entretanto, achei que muitas de suas escolhas foram erradas e precipitadas, causando mal a várias pessoas.
Uma menção honrosa as amigas gêmeas da protagonista, Lua e Luci. Lua é uma das melhores personagens secundárias que li nos últimos tempos, e espero que tenha surpresas tão boas pra ela quanto sua irmã (que também é ótima!) teve.

Depois do que Aconteceu é um livro bom, mas sem grandes surpresas. Bom, mas nada de novo, nada especial. Ainda sim, pretendo ler o segundo livro, que dizem ser melhor que o primeiro.

Sobre a duologia:
Depois do que Aconteceu é o primeiro livro da autora carioca Juliana Parrini, que começou se lançando no Wattpad. O segundo chama-se Antes que Aconteça, que é a continuação, mas até onde sei, os capítulos se alternam entre os povs dos personagens. Está previsto pra ser lançado em outubro, também pela Editora Suma de Letras.

6 comentários:

  1. Olá Flor
    Você não acreditaria se eu disse-se que estava lendo sobre este livro ontem mesmo, mas optei por outro, ele não me chamou tanto atenção, estou a procura de algo novo, não digo que esses romances são ruins, mas acho que todo mundo ta meio enjoadinho Já HAHAHAHHA
    De qualquer forma,parabéns Pela Resenha <3

    ResponderExcluir
  2. @Resenha Atual
    Oi! Ele é uma boa leitura, e pretendo ler a continuação, mas também estou a procura de algo novo, ou então continuar com os meus amados romances melados e fofinhos hahaha
    Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii! Já vi esse livro no wattpad, mas não li por lá. Parece ser muito bom, mas uma novela? HAHAHAHA Achei engraçada a definição.
    Enfim, é um nacional que eu pretendo ler. Está chamando minha atenção desde o lançamento :) beijão
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Renata Varela
    Sim! Haha
    Me lembrou uma por causa de todas as barreiras que o casal precisa enfrentar pra ficarem juntos. E acredite, o que mais tem é barreiras! Haha
    Agora é esperar o dia de Antes que Aconteça chegar.
    Beijos e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  5. @melissa moreira
    Sim, ele é um bom nacional e ótima para quem gosta de romance dramático. Dizem que a continuação é melhor, estou ansiosa!
    Beijos e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir