Resenha: Intergaláctica - F. P. Trotta

Editora Livros Ilimitados
275 páginas
2015

Amanda é psiquiatra e está prestes a embarcar na aventura mais irreal de sua vida. Uma expedição será em breve enviada à Europa, a lua de Júpiter, com o propósito de encontrar algum tipo de vida. Entretanto, Oswald, pai de Amanda, tem planos que vão muito além de simplesmente encontrar vida em outro lugar. Junto então com Ripley, Stryker e Lina, seus amigos, Amanda parte em busca de um único objetivo: Destruir a Firma.

A trama é rica em detalhes e informações. É fluída na maior parte das vezes, excetuando algumas cenas onde o ritmo desacelera, o que pode deixar o leitor meio atordoado, porque a história é sempre corrida e acelerada. Divide-se em partes, na qual cada parte é um pedaço da missão em que eles têm que concluir para que assim, possam acabar com os planos terríveis que Oswald possui.


Há muitos personagens, porque Intergaláctica possui muitas partes passadas em locais diferentes, e portanto, são de formatos e jeitos diferentes, construindo sociedades que antes só existiam em nossa imaginação. Porém, senti um pouco de falta de aprofundamento nas personalidades deles. A única parte em que podemos conhecê-los um pouco é nas sessões de Amanda, que é psiquiatra.
Os personagens principais são, basicamente, quatro: Amanda, Lina, Stryker e Ripley. Todos bem sucedidos, sendo uma psiquiatra, , um hacker e uma ex-fuzileira. Apesar das poucas características, é claro que o quarteto é forte e corajoso, topando qualquer coisa em prol da humanidade. Enquanto as três garotas são mais impulsivas, Stryker é cético, sendo sempre o último a topar qualquer decisão tomada.
Oswald é um personagem cruel, e fui a favor que tudo de ruim acontecesse com ele. Apesar de já ser idoso, é mal, manipulador e egoista, não hesitando em prejudicar os outros para conseguir o que quer.

“Assim que você entender que você é um insignificante e sem importância sinal sonoro no radar do tempo – uma das bilhões de pessoas que viveram e se foram em alguns milhões de anos – e se tornar humilde com a ideia de que tudo o que você sabe e conhece do mundo hoje é o que outros, grandes homens lhe contaram a partir de suas próprias observações, então talvez você deixe de agir de forma tão pomposa a ponto de dizer que já sabe de tudo o que se há para saber sobre um assunto que tem conseguido se manter na vanguarda da sociedade desde tempos imemoriais.”

Trotta consegue convencer com seus mundos fantasiosos, e personagens diferentes. Em muitos momentos parei a leitura para olhar para o céu, porque por mais que eu ame Astronomia, a Astrobiologia não é algo em que eu pense com frequência. E com Intergaláctica, e seus dados sobre o céu, eu precisei olhar e imaginar todas as galáxias existentes e em como são inúmeras as possibilidades de haver vida em algum lugar por aí. E a viagem que Amanda faz a cada lugar, me fez viajar junto. As descrições dos lugares são belíssimas e realistas, ao mesmo tempo que possui um toque sonhador.

O final é surpreendente, e me deixou embasbacada. Li pessoas falando que era imprevisível e confesso que não acreditei muito, afinal, teria que ser algo muito chocante. Mas ao ler, eu percebi que realmente não há como esperar que é isso o que acontece, a reviravolta é imensa. É bem escrito e pensado, e o melhor, criativo e original. Por causa desse fim, o livro leva 5 estrelas.

Sobre a duologia:
Intergaláctica foi originalmente escrito em inglês, sendo traduzido para ser lançado aqui no Brasil logo em seguida. Interdimensional, a continuação, já teve sua capa divulgada e será lançada em 2016.

4 comentários:

  1. Olá Flor
    Tudo bem??
    Eu não sabia da existência desse livro, quando olhei pra capa confesso que não me interesse o mais depois de sua Resenha, Espero ter a oportunidade de ler pois sou apaixonada pelas Belezas da Natureza e o fato de você ter dito que rico em detalhes me fez ficar ainda mais ansiosa e curiosa para leitura, adorei a resenha e a história em si a premissa e legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo esse livro ! Adorei ele

    Seguindo aqui , quando der de uma passadinha lá no meu cantinho
    scrawlinthesky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. @Nick Abdalla
    Oi, Nick!
    O livro é ótimo, muito recomendado ♡
    Obrigada pelo comentário, beijos!

    ResponderExcluir
  4. @Resenha Atual
    Oi, Ingrid, tudo e com você?
    A capa é mais bonita ao vivo e a capa do segundo livro é belíssima!
    Pode ler sem preocupações. Beijos!

    ResponderExcluir