Resenha: Não Olhe! - Fml Pepper

 
Editora Valentina
350 páginas
2015

ATENÇÃO:  Por tratar-se do segundo livro de uma trilogia pode conter spoilers do volume um: Não Pare! (Resenha aqui.)

Nina está em Zyrk. Levada por Richard, o lindo e nada confiável resgatador que se encontra cada vez mais confuso sobre os seus sentimentos, ambos irão correr toda a terceira dimensão tentando sobreviver e irão se deparar com um mundo fantástico mas violento, onde a morte é quem reina.
Como a híbrida conseguirá encontrar o seu caminho, quando as vontades do coração falam mais alto?

"Que prazer tem a vida quando você já agendou a data e a hora da morte?"

Começando exatamente de onde Não Pare terminou, na segunda parte da trilogia somos levados a dimensão onde as mortes habitam: Zirk. E nesse novo local, em meio a diversas fugas, momentos de quase morte (como sempre) e interrogações sem fim é que acompanhamos a continuação da jornada de Nina.



A trama é fortemente pontuada pelo romance entre Nina e Richard. Até demais eu diria. A história caminha, às vezes, aparentemente sem um rumo definido, que acaba levando a outra indefinição, outro mistério, tudo sempre pontuado pelo romance dos dois e, ao fim, são poucas as dúvidas que eu tinha no início que foram sanadas. O que em parte é bom, pois aumenta a ansiedade pelo desfecho, mas também deixa a minha caixinha de dúvidas a ponto de explosão. Espero muito que o último livro traga todas as explicações necessárias.

Senti muita falta de um maior aprofundamento na mitologia que ambienta toda a história (mitologia essa que eu gosto muito). Achei que por ser o cenário do segundo livro, Zirk seria mais bem explorada e mostrada, mas conhecemos pouco do lugar através dos olhos da protagonista. Apesar disso, esse pouco que foi mostrado nos diz o quão bem trabalhada foi a criação desse mundo, pois apesar de sutis, há diversos detalhes que nos contam um pouco sobre o funcionamento e as características das pessoas daquele lugar.

São introduzidos poucos personagens novos, mas nenhum conhecemos mais a fundo. Richard da primeira à última página permanece uma incógnita, sem nos dar quase nenhuma pista sobre suas reais intenções e sentimentos. Já Nina, talvez por ser quem nos mostra o ponto de vista, nos dá um acesso irrestrito aos seus sentimentos e pensamentos, o que me fez ver que ela precisa urgentemente de alguém a aconselhe e encaminhe, por que nunca vi alguém acreditar e/ou desacreditar tão rápido nas coisas e nas pessoas. Sim, a vida dela não é fácil, eu concordo, e isso justifica bastante o modo dela de ser e de agir, mas vamos combinar que quando você se vê alvo de uma caçada insana pensamentos do tipo "Ele me ama ou não?", "Ele quer mesmo ficar comigo?", " Será que realmente o amo?", "Porque ele está falando com fulana de maneira tão íntima?" e afins são geralmente os últimos a aparecerem. Isso acabou deixando a personagem repetitiva e ligeiramente irritante em alguns momentos.

Talvez eu tenha interpretado de maneira errônea, mas há uma insinuação, uma tentativa de um possível triângulo amoroso, mas que não se desenvolveu o suficiente a ponto de convencer o leitor, se tornando, aparentemente, algo bem relevante.
A escrita de Pepper evoluiu, mas ainda possui uma certa previsibilidade que a impossibilita de mostrar todo o seu potencial na parte narrativa. Contudo, ainda assim é uma leitura extremamente fácil e fluida, o que a torna também rápida.

No contexto geral, não achei o livro espetacular, mas sim uma boa sequência, conseguindo manter o ritmo inicial e deixando mistérios e pontas soltas o suficiente pra me deixar curiosa e ansiosa pelo o que está por vir.

2 comentários:

  1. Oi Larissa ^^ já conhecia essa série, mas algo não me chama atenção, sei lá , mesmo elogiando não consigo me interessar sabe ? Quem sabe um dia eu leia *_*
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  2. @Sarah Fernandes
    Oi Sarah!
    Acho que o diferencial dessa série é a mitologia que ela aborda,o sobrenatural diferente do que costumamos ver. Foi isso o que me chamou a atenção nela.
    Se um dia você a ler,espero que goste.:)
    Bjs!

    ResponderExcluir